CUSTO HORRIO SOBRATEMA TUTORIAL Acesse o Programa Custo

CUSTO HORÁRIO SOBRATEMA TUTORIAL

Acesse o Programa Custo Horário de Equipamentos no Portal https: //sobratema. org. br Siga os passos adiante descritos

Posicione o mouse no MENU principal, acesse o item Posicione o mouse no MENU principal e acesse o item INTELIGÊNCIA DEDE MERCADO e clique em HORÁRIO CUSTO HORÁRIO INTELIGÊNCIA MERCADO > CUSTO


Clique em MINHAS OBRAS

Entre com seu login e senha

Cadastre uma obra clicando em em Incluir Nova Obra

Cadastre o Nome e a Descrição da Obra Em seguida, clique em OK

Clique no Nome da obra cadastrada para inserir os equipamentos

Clique em “Incluir Novo item de custo”

Selecione o Equipamento e a Marca/Modelo Se necessário, insira observações ou comentários para este item

Como exemplo, selecionamos um caminhão basculante rodoviário 6 x 4 (26 a 30 t), de Marca/Modelo Genérico

Rolando a tela para baixo, aparecerá de forma condensada, o custo horário do equipamento selecionado, conforme mostrado ao lado, apresentando seis parcelas: Propriedade, Manutenção, Material rodante / Pneus, Combustível e lubrificantes, Peças de desgaste e Mão de obra de operação. Para que seja exibido o detalhamento de cada parcela, basta clicar no símbolo [+] do lado esquerdo de cada uma delas.

No exemplo em questão, vamos inicialmente expandir o detalhamento da parcela do custo de Propriedade, clicando em [+] conforme mostrado ao lado. Na coluna “Valor Sugerido”, encontram-se os valores médios sugeridos pela Sobratema, para condições normais de trabalho. Já na coluna “Valor Adotado”, todos os valores envolvidos no cálculo poderão ser alterados de forma a melhor refletir as condições de trabalho do equipamento.

Ao posicionar o mouse em cima dos ícones em verde, no canto esquerdo de cada linha, aparecerá a descrição detalhada de cada item do custo.

Note que na linha “Horímetro atual” aparecerá inicialmente o valor sugerido igual à metade do valor da vida útil sugerida pela Sobratema para aquele equipamento. No entanto, o usuário deverá colocar nessa linha, na coluna “Valor Adotado”, a quantidade de horas reais trabalhadas (valor do horímetro acumulado) do equipamento. Deve-se notar que para um valor de horímetro maior do que a vida útil do equipamento, o custo horário da Depreciação passará a ser igual a zero, pelo fato do equipamento já estar totalmente amortizado. No entanto, as demais sub-parcelas (Juros, Seguros e Licenciamento) continuarão a ser calculadas sobre o seu valor residual.

Analogamente, podemos expandir as demais parcelas: Manutenção, Material rodante / Pneus, Combustível e lubrificantes, Peças de desgaste e Mão de obra de operação. Dessa forma, podemos alterar os valores da coluna “Valor Adotado”. OBS. : As alterações dos valores na coluna “Valor Adotado” somente poderão ser feitas nas linhas expandidas de cada parcela.

Após as alterações efetuadas na coluna “Valor Adotado”, é necessário preencher o campo “Horas estimadas de uso na obra” para poder incluir esse equipamento na frota da obra. Por exemplo, vamos colocar 1. 000 horas. Em seguida clique em “Incluir Custo”, para que o Custo total do equipamento na obra apareça na tela.

Em seguida basta clicar novamente em “Incluir Custo” para que o equipamento seja incluído na frota da obra cadastrada.

Dessa forma, o equipamento selecionado foi salvo, dentro da obra cadastrada no início. Novos equipamentos poderão ser cadastrados para compor a frota dessa obra, clicando-se em “Incluir Novo item de custo” e seguir os mesmos passos demonstrados anteriormente.

Novas obras poderão ser cadastradas, com quantos equipamentos forem necessários, clicando -se em “Incluir Nova Obra”, a partir da página da Lista de Obras.

A relação dos equipamentos cadastrados em cada obra poderá ser impressa ou salva em PDF , com os seus custos horários, clicando-se em “Imprimir”.

O custo de cada equipamento, com o detalhamento de todas as parcelas, também poderá ser impresso ou salvo em PDF, clicando-se em “Imprimir Equipamento”

Recomendamos a leitura atenta das Premissas e Exclusões que aparecem na tela do Programa Custo Horário de Equipamentos.
- Slides: 24