CURSO MELHOR GEST O MELHOR ENSINO CEEJA PROF

  • Slides: 15
Download presentation
CURSO: MELHOR GEST O MELHOR ENSINO CEEJA PROF. ª SEBASTIANA ULIAN PESSINE DIRETORIA DE

CURSO: MELHOR GEST O MELHOR ENSINO CEEJA PROF. ª SEBASTIANA ULIAN PESSINE DIRETORIA DE ENSINO DE MARILIA PROFESSORES: MARISA AP. DA SILVA IONE APARECIDA DE S. MACHADO BATISTA IGNEZ YOKOYAMA

NARRATIVA NA MATEMÁTICA - A narrativa em matemática é uma ferramenta para enriquecer a

NARRATIVA NA MATEMÁTICA - A narrativa em matemática é uma ferramenta para enriquecer a dinâmica das aulas, pois faz com que o aluno perceba a relação dos conteúdos com o dia a dia.

NO CEEJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) TRABALHAMOS COM OFICINAS ONDE REALIZAMOS PROJETOS PARA

NO CEEJA (EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS) TRABALHAMOS COM OFICINAS ONDE REALIZAMOS PROJETOS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O MUNDO DO TRABALHO E PROSSEGUIMENTO DOS ESTUDOS. A SEGUIR EXPLICITAMOS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM PRÁTICA PARA INVESTIGAÇÃO DO NÚMERO π E SUAS RELAÇÕES NA CIRCUNFERÊNCIA, CÁLCULOS DE VOLUMES E CAPACIDADES, ÁREAS E PERÍMETROS.

O número π A primeira referência ao valor de π aparece na Bíblia, no

O número π A primeira referência ao valor de π aparece na Bíblia, no Primeiro Livro dos Reis, 7, versículo 23: “Fez mais o mar de fundição, de dez côvados, de uma borda até à outra borda, redondo ao redor, e de cinco côvados ao alto; e um cordão de trinta côvados o cingia, em redor. ” Aqui, o valor de π é 3, bastante inexato, portanto. Desde sempre, este número mágico despertou a atenção dos estudiosos. Os historiadores calculam que, desde 2000 a. C. , os homens têm consciência de que a razão entre a circunferência e o seu diâmetro é igual para todos os círculos.

 • π pertence aos números irracionais. Para a maioria dos cálculos simples é

• π pertence aos números irracionais. Para a maioria dos cálculos simples é comum aproximar por 3, 14. • Um engenheiro japonês e um estudante americano de ciências da computação calcularam, usando um computador com 12 núcleos físicos, cinco trilhões de dígitos, o equivalente a 6 terabytes de dados.

ONDE ESTÁ O π ? Está em todos os lugares O rolar das ondas

ONDE ESTÁ O π ? Está em todos os lugares O rolar das ondas numa praia, o trajeto aparente diário das estrelas no céu terrestre, o espalhamento de uma colônia de cogumelos, o movimento das engrenagens e rolamentos, a propagação dos campos eletromagnéticos e um sem número de fenômenos e objetos, do mundo natural e da Matemática, estão associados às ideias de simetria circular e esférica. Ora, o estudo e uso de círculos e esferas, de um modo quase que inexorável, acaba produzindo o π. Daí a ubiquidade desse número. Ele é uma das constantes universais da Matemática.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Trabalho prático com medidas visando descobrir as relações da circunferência e o

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Trabalho prático com medidas visando descobrir as relações da circunferência e o seu diâmetro que resultam na constante π. Atividades: História do número π, suas relações utilizando rodas, latas cilíndricas, cálculo de volumes e capacidades e o comprimento da roda. O alunos usaram fitas métricas e efetuaram medições dos objetos, a seguir efetuaram cálculos com uso de calculadoras e registraram os resultados, a partir deste trabalho introduzimos as relações e as fórmulas.

APLICAÇÃO DAS FÓRMULAS

APLICAÇÃO DAS FÓRMULAS

1ª parte Roda Meça o diâmetro da roda e sua circunferência com auxílio da

1ª parte Roda Meça o diâmetro da roda e sua circunferência com auxílio da régua e fita métrica. Anote o resultado. A seguir efetue a divisão da medida da circunferência pelo diâmetro da roda. Que número você encontrou? Use valor aproximado até 2 casas decimais. Compare os resultados com os colegas de outro grupo. O que você conclui? Lata Meça o diâmetro do círculo do fundo da lata e anote. Em seguida proceda como na atividade 1 medindo a circunferência e fazendo a divisão. Anote o resultado e compare com os colegas, escrevendo sua conclusão. A seguir você vai calcular o volume da lata. Para isso deverá encontrar a área da base da lata usando a fórmula já estudada: A = π. R 2 ( lembre-se que o raio é metade do diâmetro) Encontrada a área da base você deverá medir a altura da lata usando a régua.

2ª parte Pense um pouco! Como podemos calcular o volume da lata? 1) Agora

2ª parte Pense um pouco! Como podemos calcular o volume da lata? 1) Agora desenhe uma circunferência de raio igual ao da base da lata, divida em 8 ou 16 partes iguais, recorte e encaixe conforme a figura. O que podemos concluir? 1) Responda: a) Quantos metros anda numa volta completa, uma roda de bicicleta, com diâmetro de 60 cm? b) Qual o volume de uma lata que tem altura de 12, 5 cm e o raio da base é 2 cm? c) Qual o diâmetro de uma roda que tem circunferência de 9, 42 cm? d) Uma roda de carrinho tem raios de 5 cm. Qual é seu comprimento? d) A fórmula para o cálculo de volume de uma lata cilíndrica é? e) A fórmula para o cálculo da área do circulo é? f) A fórmula para o cálculo do comprimento da circunferência é? • Escreva com suas palavras o que você aprendeu na oficina de hoje

Um poema foi feito para ilustrar o trabalho O NUMERO π SOU UM NUMERO

Um poema foi feito para ilustrar o trabalho O NUMERO π SOU UM NUMERO ESQUISITO PORÉM MUITO PROCURADO ABRIGO-ME ENTRE AS RODAS NOS CÍRCULOS SOU ENCONTRADO DESDE OS TEMPOS MAIS ANTIGOS EU JÁ ERA UTILIZADO NOS CÁLCULOS DAQUELES POVOS PORÉM MUITO APROXIMADO EU ERA SOMENTE O TRES VIVIA MUITO ISOLADO AGORA SOU UM GIGANTE DEIXO O ALUNO ENCUCADO E HOJE EXISTEM PORÉM, BILHÕES DE CASAS PARA MIM DESAFIO TODO MUNDO E NINGUÉM CHEGA AO FIM