Currculo Noes introdutrias n O Currculo constitui significativo

  • Slides: 5
Download presentation
Currículo : Noções introdutórias n O Currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades

Currículo : Noções introdutórias n O Currículo constitui significativo instrumento utilizado por diferentes sociedades tanto para desenvolver os processos de conservação , transformação e renovação dos conhecimentos historicamente acumulados como para socializar as crianças e os jovens segundo valores tidos como desejáveis. (AFM)

Currículo: Noções introdutórias n n Currículo como conhecimento: u conteúdos u Perguntas: t O

Currículo: Noções introdutórias n n Currículo como conhecimento: u conteúdos u Perguntas: t O que deve conter? t Como organizar? Currículo como experiências de aprendizagem: u Como selecionar as experiências? u Como organizá-las em relação ao desenvolvimento (totalidade) do aluno?

Currículo: Noções introdutórias n Currículo Real ou formal: Aquilo que está escrito no plano

Currículo: Noções introdutórias n Currículo Real ou formal: Aquilo que está escrito no plano u n Currículo em ação: O que acontece de fato na prática u

Currículo: Noções introdutórias n Currículo e Sociedade: Currículo expressa apenas idéias dos especialistas da

Currículo: Noções introdutórias n Currículo e Sociedade: Currículo expressa apenas idéias dos especialistas da Universidade? u Currículo com utopia? u Desafiar limites do estabelecido. u Novo horizonte de possibilidades. u Universidade projeto de transformação da ordem social. u

Currículo: Noções introdutórias n Tomada de decisão sobre: u o que se deve ensinar,

Currículo: Noções introdutórias n Tomada de decisão sobre: u o que se deve ensinar, ou sobre o que os alunos precisam aprender? u princípios de aprendizagem? u inclui também o “como” incentivar a aprendizagem? Estratégias, seleção do conteúdo, avaliação , relação professoraluno, aluno-aluno ? u Currículo acabado ou aberto, ajustando-se às necessidades da aprendizagem do alunos, articulação entre teoria e prática?