Culto da Primavera Eu vos escolhi a vs

  • Slides: 29
Download presentation
Culto da Primavera “Eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que

Culto da Primavera “Eu vos escolhi a vós outros, e vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça” (Jo 15: 16).

FLOR: o propósito da reprodução

FLOR: o propósito da reprodução

Frutificação: a formação de frutos Após a polinização, inicia-se a formação do fruto. Começa

Frutificação: a formação de frutos Após a polinização, inicia-se a formação do fruto. Começa com a flor dando sinais de que sua função está terminada. Ela murcha e o ovário da flor começa a crescer, formando o fruto. Tempos depois, esse fruto amadurece e libera as sementes formadoras de novas plantas.

Frutos são resultados Alguns cristãos passam anos da vida sem produzir frutos que glorificam

Frutos são resultados Alguns cristãos passam anos da vida sem produzir frutos que glorificam a Deus. Milhões de cristãos sinceros sentem-se fracassados. Não produzem frutos.

AÇÕES DE DEUS NA VIDEIRA PODAS DE FORMAÇÃO: Deus nos conduz à melhor forma

AÇÕES DE DEUS NA VIDEIRA PODAS DE FORMAÇÃO: Deus nos conduz à melhor forma para a melhor frutificação PODAS PARA FRUTIFICAÇÃO: Deus interfere na remoção de todo peso morto que roube vigor e qualidade na frutificação

1º PROPOSITO DA PODA Ação contra a esterilidade É um ato doloroso, mas um

1º PROPOSITO DA PODA Ação contra a esterilidade É um ato doloroso, mas um ato de amor. Demonstração de um amor responsável. A disciplina não é agradável para o filho, nem para o Pai A disciplina é o método de Deus para nos tirar da esterilidade.

A PODA DA VIDEIRA objetivos a) Propiciar frutificação desde os primeiros anos b) c)

A PODA DA VIDEIRA objetivos a) Propiciar frutificação desde os primeiros anos b) c) d) e) f) de plantio; Limitar o número de ramos. Os excessos de ramos compromete sua frutificação; Melhorar a qualidade da uva, comprometida por uma elevada produção; Uniformizar a distribuição da seiva para os diferentes órgãos. Dar uma forma adequada que facilite a execução dos tratos culturais. Melhorar a circulação de ar e penetração de luz. Partes pouco arejadas propiciam o surgimento de doenças.

O que aconteceria se as videiras Suas varas iam crescer muito finas. não fossem

O que aconteceria se as videiras Suas varas iam crescer muito finas. não fossem podadas? Os ramos ficariam muito embrulhados. Seus cachos seriam muitos. Frutos pequenos (com pouco sumo) Amadurecimento irregular Produto ruim para consumo

TEMPO CERTO NUNCA NO BROTAMENTO NUNCA NA FRUTIFICAÇÃO A poda é feita durante o

TEMPO CERTO NUNCA NO BROTAMENTO NUNCA NA FRUTIFICAÇÃO A poda é feita durante o período de repouso da videira, isto é, desde a queda das folhas até pouco antes do início da brotação. Podas muito precoces ou muito tardias debilitam a parreira e retardam a brotação.

“Eu sou a videira verdadeira , e meu Pai é o lavrador “. João

“Eu sou a videira verdadeira , e meu Pai é o lavrador “. João 15: 1

RESULTADO DA PODA: O MELHOR FRUTO

RESULTADO DA PODA: O MELHOR FRUTO

Eu sou a videira! Aceitamos as podas? Quem são as tesouras?

Eu sou a videira! Aceitamos as podas? Quem são as tesouras?

 Apoda não é para destruir e sim para fortalecer a videira. Na comparação

Apoda não é para destruir e sim para fortalecer a videira. Na comparação com nosso dia a dia, a poda são as nossas dificuldades e elas vêm para nos fortalecer e alimentar nossa fé. Se o Senhor te colocou no processo de poda, é porque você vai dar fruto, mas se você desiste de exercer a fé em Deus, será lançado fora.

 Também é o primeiro dos trabalhos que se fazem na vinha após a

Também é o primeiro dos trabalhos que se fazem na vinha após a vindima. Depois outros se guirão, como lavra, cava, redra, sulfatar e outros mais. Cá pela nossa terra geralmente as vinhas já são bastante antigas e. talvez por issso, produzam vinhos de boa qualidade. Claro está que também é necessário que as condições climatéricas contribuam para isso.

PERMANÊNCIA Se um ramo não permanece na videira, esse ramo não tem vida, ele

PERMANÊNCIA Se um ramo não permanece na videira, esse ramo não tem vida, ele é lançado fora, ele é jogado na fornalha e se queima – “Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam” (v. 6). Permanecer em Cristo é a evidência de que somos discípulos de Cristo – v. 8 – “Nisso é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos” (v. 8). Uma vida frutífera é a melhor evidência para os nossos próprios corações de que nós somos realmente discípulos de Cristo. Jesus disse que se conhece a árvore pelo fruto. Uma árvore boa precisa produzir bons frutos.

PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE Certa feita Jesus estava indo para Jerusalém e

PELO FRUTO SE CONHECE A ÁRVORE Certa feita Jesus estava indo para Jerusalém e teve fome. Ele olhou para uma figueira e viu muitas folhas. Ele foi procurar fruto e não achou. Aquela figueira anunciava fruto, mas não tinha fruto. Então, Jesus fê-la secar. Ela nunca mais produziu fruto. Fruto é o que o Senhor espera de nós e não folhas. Ele não se contenta com aparência, mas ele quer fruto. (Mc. 11: 12 -14)

 Poda de renovação: consiste em eliminar as partes da planta, principalmente braços e

Poda de renovação: consiste em eliminar as partes da planta, principalmente braços e cordões, que se encontram com pouca vitalidade devido a acidentes climáticos, danos mecânicos, doenças ou pragas, e substituí-los por sarmentos mais jovens. É utilizada, também, para rebaixar partes da planta que se elevaram em demasia em relação ao aramado, bem como as partes que, devido a sucessivas podas, se distanciaram dos braços ou cordões. Para a renovação de toda a copa, utiliza-se a brotação de uma gema latente do tronco (ladrão) bem localizada e a partir dela se reconstitui a planta. Essa prática é pouca utilizada sendo preferível a substituição da videira.

Poda de frutificação: A - planta antes da poda, mostrando os sarmentos originados esporões

Poda de frutificação: A - planta antes da poda, mostrando os sarmentos originados esporões e varas deixados no anterior; B planta mostrando as varas e os esporões deixados após a poda; C - brotação das duas gemas do esporão; D posição dos cortes na poda mista de inverno; E - detalhe do esporão após a poda.

O que é a poda? É o corte de certas varas, com o fim

O que é a poda? É o corte de certas varas, com o fim aumentar a qualidade das uvas e melhorar as condições de produção da videira, conseguindo-se assim que as raízes possam estar proporcionais à vide que no futuro irá ser a ramagem da videira. Como as últimas palavras de Jesus no capítulo 14 foram: levantai-vos, vamos-nos daqui, podemos inferir que o jantar estava chegando ao fim e que, em breve, estariam encaminhando-se para o Getsêmani.

Quando é que deve ser feita a poda? Quando as folhas já estão a

Quando é que deve ser feita a poda? Quando as folhas já estão a cair, ou seja aquilo que chama o descanso vegetativo. Nunca se deve podar a seguir à colheita porque as folhas ainda estão ativas e não foi ainda dado inicio ao processo de emigração das substâncias que estão nas folhas para as varas e cepas da videira.

Porque podamos? Para obtermos cachos maiores e com maior teor de sumo, com elevados

Porque podamos? Para obtermos cachos maiores e com maior teor de sumo, com elevados teores de açúcar. Para que a videira mantenha a sua produção constante ao longo dos anos Para tratar a videira mais facilmente, quer seja a atar, estacar, sulfatar ou a cavar a terra.