Corridas com Barreiras e Obstculos Provas com Barreiras

Corridas com Barreiras e Obstáculos

Provas com Barreiras As corridas com barreiras constituem especialidades relativamente novas no atletismo, se compararmos com outras provas mais antigas como as corridas, saltos e lançamentos realizados na Grécia, por exemplo.

Provas Oficiais Masculinas 110 m com barreiras 400 m com barreiras Femininas 100 m com barreiras 400 m com barreiras


Regras das Provas com Barreiras

Regras das Provas com Barreiras

Regras das Provas com Barreiras

Exemplo de Barreira

Exemplo de Barreira


Técnica das Corridas com Barreiras Apesar da variedade de distâncias, a técnica da passagem sobre a barreira é semelhante para todas as provas.

Técnica das Corridas com Barreiras Fases da Corrida com Barreiras a. A saída; a. Da saída ao ataque à primeira barreira; a. Entre as barreiras; a. Dá ultima barreira à chegada.

Técnica das Corridas com Barreiras a. A SAÍDA É semelhante à largada da corrida rasa.

Técnica das Corridas com Barreiras a. DA SAÍDA AO ATAQUE À PRIMEIRA BARREIRA É semelhante à corrida rasa, tendo as seguintes modificações: • Pode haver ajustes de passada até que se chegue à primeira barreira; • No 100 m e 110 m com barreiras a elevação do tronco é mais rápida após a largada. Para que a perna de impulsão chegue adequadamente à primeira barreira, é necessário que se dê um número par de passadas.

Técnica das Corridas com Barreiras a. ENTRE AS BARREIRAS Procura-se dar sempre o mesmo número de passadas entre as barreiras. Quanto se trata de atletas menos capacitados, é comum que o cansaço da prova dificulte a continuidade do padrão de passada.

Passagem da Barreira Perna de Ataque Perna de Passagem Braços Tronco

Técnica das Corridas com Barreiras a. DA ÚLTIMA BARREIRA À CHEGADA Semelhante a chegada das outras provas de velocidade, porém com uma aceleração no seu início no caso das provas de 110 m e 100 m rasos.

3. 000 m com Obstáculos Pode-se dizer que a prova é uma mistura de prova de fundo, meio fundo e barreiras, exigindo do corredor: • Boa técnica de corrida de pista; • Ser um bom passador de barreiras; • Ter habilidade técnica para passar o fosso de água prejudicando ao mínimo o desenvolvimento da corrida.

Regras das Provas com Obstáculos

Regras das Provas com Obstáculos

Regras das Provas com Obstáculos

Regras das Provas com Obstáculos

Regras das Provas com Obstáculos

Técnicas das Provas com Obstáculos Existem duas formas de passar os obstáculos: 1. De forma semelhante à passagem das barreiras; 1. Apoiando o pé no obstáculo, o que sempre é realizado no fosso.

- Slides: 25