CORREO ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA NERVOSO Prof a Dra

  • Slides: 22
Download presentation
CORREÇÃO ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA NERVOSO Prof (a) Dra. Simone Lima São Pedro

CORREÇÃO ESTUDO DIRIGIDO SISTEMA NERVOSO Prof (a) Dra. Simone Lima São Pedro

Cite o nome das meninges que revestem o SN e seus espaços. A meninge

Cite o nome das meninges que revestem o SN e seus espaços. A meninge consiste de três camadas: a Dura-máter (mais espessa e externa) a Aracnoide (intermediaria) , e a Pia-máter (mais interna). Entre a aracnoide e a pia máter existe um espaço por onde passa o licor ou liquido cefalorraquidiano. A função primária das meninges e do Líquido cefalorraquidiano é proteger o Sistema nervoso inferior.

Em relação ao SN, defina o que é substância cinzenta e o que é

Em relação ao SN, defina o que é substância cinzenta e o que é substância branca. Substância Branca - Presença de grandes fibras mielinizadas (axônios) Ausência de corpos de células nervosas Substância Cinzenta- Presença de muitos corpos de células nervosas e dendritos Ausência de prolongamentos nervosos fortemente mielinizados Córtex cerebral Medula espinhal

Como podem ser classificados os neurônios, quanto a sua função e condução do impulso

Como podem ser classificados os neurônios, quanto a sua função e condução do impulso nervoso? – NEURÔNIOS SENSORIAIS (aferentes): recebem estímulos sensoriais do meio ambiente e do próprio organismo e os conduzem ao SNC para o processamento. – INTERNEURÔNIOS (ASSOCIAÇÃO): localizados no SNC e estabelecem conexões entre os neurônios. – NEURÔNIOS MOTORES (eferentes): originam no SNC e conduzem os impulsos para outros neurônios, glândulas ou músculos.

Quantos e quais são os nervos cranianos que tem origem no tronco encefálico? Cite

Quantos e quais são os nervos cranianos que tem origem no tronco encefálico? Cite a função de cada um deles. Os nervos cranianos são responsáveis por fazer ligação com o encéfalo. São 12 pares de nervos

Função dos nervos cranianos I – Nervo Olfatório – é um nervo sensitivo, com

Função dos nervos cranianos I – Nervo Olfatório – é um nervo sensitivo, com a função de olfação, sua origem se dá no bulbo olfatório. II – Nervo Óptico – Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina. Chega até o crânio pelo canal óptico. III – Nervo Óculo-Motor – Tem a função de motricidade dos músculos ciliar, esfincter da pupila e grande parte dos músculos extrínsecos do bulbo do olho IV – Nervo Troclear – Passa pela fissura orbital superior, tem a função de motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho, é originado nos pedúnculos cerebrais. V – Nervo Trigêmio – é um nervo misto, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. O nervo trigêmio é dividido em três partes nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular. VI – Nervo Abducente – Passa pela fissura orbital superior, desempenha a motricidade do músculo reto lateral do bulbo do olho, sua origem se dá no sulco bulbar.

Função dos nervos cranianos VII – Nervo Facial – Também é um nervo misto,

Função dos nervos cranianos VII – Nervo Facial – Também é um nervo misto, pois possui uma raiz motora e outra sensorial gustativa. O nervo facial dá inervação motora os músculos cutâneos da cabeça e pescoço. VIII – Nervo Vestíbulo-Coclear – A função deste nervo é orientar a movimentação e audição. É um nervo sensitivo. As fibras do nervo vestíbulo-coclear auxiliam impulsos nervosos relacionados ao equilíbrio e audição. IX – Nervo Glossofaríngeo – Este nervo tem percepções gustativa no posterior da língua e sensoriais da faringe, laringe e palato. É um nervo misto. X – Nervo Vago – Este nervo tem percepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. XI – Nervo Acessório – Este nervo é que dá controle motor para a faringe, laringe, palato, músculos esternocleidomastóideo e trapézio. XII – Nervo Hipoglosso – Este nervo é que tem motricidade sobre os músculos da língua, com exceção do músculo palato glosso. O nervo hipoglosso sai do crânio e vai até os músculos intrínsecos e extrínsecos da língua

Quantos são os nervos espinais? Fazem a conexão com a medula espinhal 31 pares

Quantos são os nervos espinais? Fazem a conexão com a medula espinhal 31 pares • 8 pares cervicais • 12 pares torácicos • 5 pares lombares • 5 pares sacrais • 1 par coccígeo

Defina cauda equina. Prolongamento por meio de longas e finas raízes na parte inferior

Defina cauda equina. Prolongamento por meio de longas e finas raízes na parte inferior do canal vertebral, constituídas pelos axônios que saem da medula e da coluna vertebral. Constitui a ligação entre o sistema nervoso central e periférico, enviando e recebendo mensagens das pernas, pés e órgãos pélvicos, sendo responsável pela inervação dos membros inferiores e órgãos da região pélvica.

O que são células da glia? Quais suas funções? São células não neuronais do

O que são células da glia? Quais suas funções? São células não neuronais do sistema nervoso central que proporcionam suporte e nutrição aos neurônios.

O que são células da glia? Quais suas funções? Astrócitos (SNC) Fornecem suporte físico

O que são células da glia? Quais suas funções? Astrócitos (SNC) Fornecem suporte físico e metabólico aos neurônios do SNC e contribuem para a manutenção da homeostase. Oligodendrócitos (SNC) e células de Schwann ( SNP) - produção da bainha de mielina Microglia (SNC)- São macrófagos especializados: Atuam como apresentadoras de antígenos. Fazem a fagocitose removendo restos celulares e agentes estranhos que podem entrar no SNC Ependimárias (SNC)- Reveste as cavidades cerebrais (ventrículos) e o canal central da medula espinal. Transportam água, íons e proteínas, produzindo o líquido cerebrospinal Satélites (SNP)- Revestem os corpos de neurônios fazendo isolamento elétrico e uma via para trocas metabólicas.

Como é formada a bainha de mielina? Qual sua função? É uma bainha rica

Como é formada a bainha de mielina? Qual sua função? É uma bainha rica em lipídeos revestindo muitos axônios tanto no sistema nervoso central como no periférico. A bainha de mielina é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e mais energeticamente eficiente dos impulsos. Formada pelas membranas celulares das células da glia (células de Schwann (SNP) e oligodendrócito (SNC).

Como pode ser dividido o SN? E quais as funções e células presentes?

Como pode ser dividido o SN? E quais as funções e células presentes?

Como pode ser dividido o SN? E quais as funções e células presentes?

Como pode ser dividido o SN? E quais as funções e células presentes?

Quais as vias aferentes e eferentes do SN? SNC SNP Nervos aferentes (vias aferentes)

Quais as vias aferentes e eferentes do SN? SNC SNP Nervos aferentes (vias aferentes) são aqueles afetados por seus arredores, e conhecidos como neurônios sensoriais, penetram no Sistema Nervoso Central por nervos craniano. Eles sentem o ambiente (tal como dor, calor, pressão) e quaisquer alterações no ambiente, e informam ao Sistema Nervoso Central. Nervos motores ( vias eferentes) transmitem informação para 3 tipos de tecidos: Glândulas, músculo liso e músculo cardíaco

O que é sinapse? Quais os tipos de sinapse e quais as diferenças entre

O que é sinapse? Quais os tipos de sinapse e quais as diferenças entre elas? Sinapse é a região localizada entre neurônios onde agem os neurotransmissores (mediadores químicos), transmitindo o impulso nervoso de um neurônio a outro, ou de um neurônio para uma célula muscular ou glandular. • Sinapse química • Sinapses elétricas

Diferenças entre as sinapses Sinapse química: • Atividade elétrica do neurônio pré-sináptico desencadeia a

Diferenças entre as sinapses Sinapse química: • Atividade elétrica do neurônio pré-sináptico desencadeia a liberação de mensageiros químicos Neurotransmissores • Unidirecional; • Podem ser excitatórias ou inibitórias. Sinapses elétricas • Dois neurônios estão ligados por canais especializadas conhecidos como junções de gap. • Transferem sinais muito mais rápido do que as sinapses químicas. • A transmissão do sinal é Bidirecional • São apenas excitatórias.

O que é potencial de ação? Onde ocorre e qual a sua função? O

O que é potencial de ação? Onde ocorre e qual a sua função? O potencial de ação (PA) é caracterizado como um evento elétrico que ocorre em células excitáveis. Este processo desencadeia uma inversão na variação do potencial de membrana da célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos Existem alguns tipos celulares que desencadeiam o PA, como, por exemplo, os neurônios, as células musculares e células secretoras.

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas e como eles se inter-relacionam com o SNC Sistema Nervoso Somático (voluntário) Regula as ações que estão sob o controle da nossa vontade, ou seja, ações voluntárias. Atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária. É constituído de fibras nervosas periféricas que enviam informações para o SNC, além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticas, que tem movimento voluntário. O corpo da célula é localizada no encéfalo ou medula espinhal e se liga diretamente ao efetor específico do SNS, o músculo esquelético, fazendo aí sinapse química. As fibras destes neurônios são longas e contém nas suas terminações a Acetilcolina (ACC) armazenada.

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas e como eles se inter-relacionam com o SNC Sistema Nervoso Autônomo (involuntário) Atua de modo integrado com o sistema nervoso central. Geralmente, exerce o controle de atividades de independem da nossa vontade, ou seja, ações involuntárias. Atua sob a musculatura lisa e cardíaca. Regula funções subconscientes tais como: pressão arterial, frequência cardíaca, motilidade intestinal e o diâmetro pupilar. É controlado por nervos da medula, tronco cerebral e hipotálamo e opera através do reflexo.

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas

O SNP é dividido em Somático e Autônomo. Quais as funções desses 2 sistemas e como eles se inter-relacionam com o SNC Sistema Nervoso Autônomo (involuntário) Um neurônio localizado no encéfalo ou na medula espinhal leva informações a um gânglio autonômico (neurônio pré-ganglionar), enquanto que outro sai do gânglio (neurônio pós-ganglionar) e passa a informação adiante para um órgão (efetor).