Coordenao dos vrios elementos que compem uma Montagem

  • Slides: 7
Download presentation
Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral • Ator: Interpreta diferentes papéis

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral • Ator: Interpreta diferentes papéis em apresentações públicas ou em estúdios, assumindo com dramaticidade seu personagem para entreter, educar ou sensibilizar o público. • Pode especializar-se em determinado gênero de arte dramática: drama, comédia, tragédia, peças infantis, declamações ou pantomimas, para atuar no cinema, teatro, televisão ou rádio. .

Personagem A personagem é um elemento vivo de uma obra narrativa. Comumente é uma

Personagem A personagem é um elemento vivo de uma obra narrativa. Comumente é uma pessoa (Dom Quixote), mas pode ser um animal (O gato de botas), uma boneca de pano (Sítio do pica-pau amarelo) e o que mais a imaginação do artista inventar. Tipos de personagem: Há diversas formas de classificar as personagens. Vejamos: Protagonista: a personagem principal de uma narrativa. Nas narrativas clássicas era comumente o heroi, mas não apenas ele. É normalmente o Protagonista quem comanda a ação. Antagonista: a personagem que rivaliza com o protagonista. Comumente é o vilão. A dicotomia herói e vilão é muito bem trabalhada pelas histórias em quadrinhos (Super-Homem X Lex Luthor; Batman X Coringa; Coadjuvantes: são as personagens em torno do protagonista. . Alguns Coadjuvantes podem aparecer como meros figurantes, mas podem vir a ter importãncia no futuro da história. Oponentes: as personagens que auxiliam o Antagonista.

Produção Dramaturgo Faz redação de peças ou adaptação de textos literários, cinematográficos ou documentais

Produção Dramaturgo Faz redação de peças ou adaptação de textos literários, cinematográficos ou documentais para o teatro. Teórico do Teatro: Realiza pesquisas, estudos e publica livros didáticos sobre Artes Cênicas

Encenador/Ensaiador/Diretor Encenador: ü Podemos fazer uma associação figura do coreógrafo contemporâneo. Estimula a criação

Encenador/Ensaiador/Diretor Encenador: ü Podemos fazer uma associação figura do coreógrafo contemporâneo. Estimula a criação de uma cena originária de qualquer outro suporte negando, terminantemente, a dramaturgia convencional. O Ensaiador : ü como uma espécie de diretor de ator adequaria o trabalho do elenco em função dos papéis tipos a serem desempenhados por cada artista da companhia.

Diretor Teatral seria aquele porta voz do autor dramático. Seleciona e orienta atores com

Diretor Teatral seria aquele porta voz do autor dramático. Seleciona e orienta atores com o objetivo de assegurar a qualidade do resultado do trabalho, enfim, define e coordena todos os elementos da montagem do espetáculo, conferindo um caráter equilibrado entre elementos estéticos e rítmico das cenas. Concebe a encenação de espetáculos teatrais. Este profissional dirige peças teatrais, organizando e supervisionando a parte artística e técnica, como: cenografia, sonoplastia, ambientação, coreografia, figurino, iluminação, trilha sonora, maquiagem e efeitos especiais.

ESPETÁCULO Enredo é a seqüência de acontecimentos da história, a rede de situações que

ESPETÁCULO Enredo é a seqüência de acontecimentos da história, a rede de situações que as personagens vivem, a trama das ações que elas fazem ou que elas sofrem. Enredo é o conjunto de fatos ligados entre si que fundamentam a ação de um texto narrativo. O enredo pode ser organizado de várias formas. Observe a mais comum: O conflito resulta de uma situação de antagonismo entre personagens de carácteres diferentes, entre personagens e entidades sobrenaturais, entre personagens e o meio natural, social, familiar ou político, ou entre uma personagem e o seu próprio mundo íntimo

ELEMENTOS TÉCNICOS Cenógrafo: Cria a plástica do espaço cênico a partir de pesquisa e

ELEMENTOS TÉCNICOS Cenógrafo: Cria a plástica do espaço cênico a partir de pesquisa e da utilização de materiais e técnicas de iluminação. Maquiador: Projeta e exercita, através de cosméticos, a caracterização física do personagem, modificando ou não a fisionomia do ator e maquiando também outras partes do corpo, quando necessário. Figurinista: Concebe e supervisiona a confecção das roupas que vestirão os atores. Sua criação é iniciada com pesquisa histórica sobre a época, o autor do drama, o gênero dramático, e se intensifica com a pesquisa de materiais. Iluminador: Cria o plano de iluminação para todas as cenas do espetáculo teatral. Deve entender de eletricidade, física e ser profundo conhecedor de linguagem teatral.