CONVERSA COM OS PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO

  • Slides: 18
Download presentation
CONVERSA COM OS PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO

CONVERSA COM OS PAIS A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO

LEMA DO ANO PASTORAL 2017/2018

LEMA DO ANO PASTORAL 2017/2018

LEMA DO ANO PASTORAL MOVIDOS PELO AMOR DE DEUS (II COR 5, 14) Procuremos

LEMA DO ANO PASTORAL MOVIDOS PELO AMOR DE DEUS (II COR 5, 14) Procuremos encontrar o justo equilíbrio entre: Ø Anúncio da Palavra Ø Celebração dos Sacramentos Ø Vivência da Caridade

OBJETIVO NA PASTORAL DO ANÚNCIO DA FÉ Fazer do anúncio do Evangelho a primeira

OBJETIVO NA PASTORAL DO ANÚNCIO DA FÉ Fazer do anúncio do Evangelho a primeira caridade e da caridade o primeiro anúncio.

ALGUNS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA NOSSA CATEQUESE PAROQUIAL

ALGUNS OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA NOSSA CATEQUESE PAROQUIAL

Viver o anúncio da Palavra como obra de amor: o anúncio tem uma repercussão

Viver o anúncio da Palavra como obra de amor: o anúncio tem uma repercussão moral, cujo centro é a caridade. Fazer da Catequese experiência da alegria do encontro com Cristo: a catequese não é uma aula, uma sessão, um ATL; é chamada a proporcionar a experiência deste encontro com Cristo, o que requer um clima de silêncio, de escuta, de comunhão…

Desescolarizar a catequese. Na Catequese, percorremos um itinerário de fé, que atinge não apenas

Desescolarizar a catequese. Na Catequese, percorremos um itinerário de fé, que atinge não apenas a mente (com a doutrina), mas todo o nosso ser: cabeça, coração e mãos. Aprofundar a dimensão social da evangelização, o compromisso cristão: ligar a Catequese à Vida concreta, tornando os catequizandos mais solidários, na prática da caridade, sempre movidos pelo amor de Deus, que nos capacita para o amor ao próximo.

OBJETIVO NA PASTORAL DA CELEBRAÇÃO DA FÉ VIVER DA CARIDADE, A PARTIR DA LITURGIA!

OBJETIVO NA PASTORAL DA CELEBRAÇÃO DA FÉ VIVER DA CARIDADE, A PARTIR DA LITURGIA!

COMO? Redescobrir a Liturgia e a Eucaristia como fonte de Caridade, uma vez que

COMO? Redescobrir a Liturgia e a Eucaristia como fonte de Caridade, uma vez que a caridade nasce e se nutre do encontro com Cristo; Redescobrir as dimensões sociais do mistério eucarístico, do pão partido, ao pão repartido. E, neste sentido, valorizar o ofertório, como expressão da partilha de bens. Celebrar e viver a Eucaristia como «ágape» fraterno – ligar à Eucaristia a experiência do convívio fraterno. Iniciar na beleza da liturgia e no gosto pela celebração e pela oração.

OBJETIVO NA PASTORAL DA CARIDADE VIVER A CARIDADE, COMO PRINCÍPIO DE VIDA CRISTÃ E

OBJETIVO NA PASTORAL DA CARIDADE VIVER A CARIDADE, COMO PRINCÍPIO DE VIDA CRISTÃ E COMO DIMENSÃO FUNDAMENTAL DA COMUNIDADE ECLESIAL

Promover o compromisso social e caritativo. Articular iniciativas com os grupos socio caritativos.

Promover o compromisso social e caritativo. Articular iniciativas com os grupos socio caritativos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PASTORAL COMUNITÁRIA NA NOSSA PARÓQUIA FAZER DA PARÓQUIA, CASA E ESCOLA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA PASTORAL COMUNITÁRIA NA NOSSA PARÓQUIA FAZER DA PARÓQUIA, CASA E ESCOLA DE COMUNHÃO.

COMO? Fazer da nossa família uma pequena Igreja. Fazer da nossa Igreja uma verdadeira

COMO? Fazer da nossa família uma pequena Igreja. Fazer da nossa Igreja uma verdadeira Casa de família, de modo que a vida da comunidade entre e se reflita na catequese. Aproveitar o centenário como fontenário de revitalização. .

Sugestões de participação dos pais Hoje têm de ser os filhos a levar os

Sugestões de participação dos pais Hoje têm de ser os filhos a levar os pais ao (re)encontro com Deus, convencendo-os a participar em tudo o que faz parte da catequese que pedem para os filhos!

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Diálogo e colaboração permanente com os catequistas, vossos

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Diálogo e colaboração permanente com os catequistas, vossos colaboradores, na educação da fé dos vossos filhos, de quem sois “os primeiros e insubstituíveis educadores”. Manter-se a par. Ø Participação na Eucaristia, que é de ritmo dominical e não mensal. Continuamos a oferecer a Missa com a Catequese aos sábados, às 16 h 30.

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Participação nos encontros da catequese: pontualidade, assiduidade, disciplina,

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Participação nos encontros da catequese: pontualidade, assiduidade, disciplina, organização, vigilância. Não se justifica uma falta, por causa de uma festa de anos, de uma ida ao cinema… etc. Fizestes uma escolha livre, que corresponde a um compromisso praticamente semanal. Temos 12+10+10 encontros, que têm uma sequência e uma ligação entre si.

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Participação nas atividades da catequese, da paróquia, da

SUGESTÕES DE PARTICIPAÇÃO DOS PAIS Ø Participação nas atividades da catequese, da paróquia, da Vigararia, da diocese. Ø Colaboração no Grupo Coral da Catequese. Ø Colaboração na Equipa do Bar e dos eventos. Ø Colaboração na criação de uma plataforma, para a rede paroquial (Informática). Ø Colaboração na decoração das Igrejas. Ø Integração e frequência na Catequese de Adultos (quartas / sextas 21 h 30 – quinzenal).