CONSUMO SUSTENTVEL E AES PRTICAS PARA O COTIDIANO

  • Slides: 25
Download presentation
CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

CONSUMO SUSTENTÁVEL E AÇÕES PRÁTICAS PARA O COTIDIANO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A JUVENTUDE

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano "O consumismo é hoje o grande

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano "O consumismo é hoje o grande fundamentalismo“ Profº Milton Santos

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO: Ato ou efeito de

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO: Ato ou efeito de consumir, gastar as riquezas produzidas pela sociedade. X CONSUMISMO: Consumo exagerado de produtos que se adquire e, também, a compra de artigos que satisfazem as necessidades secundárias, ou seja, que não são essenciais à nossa subsistência.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Sociedade de Consumo Resultado da Revolução

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Sociedade de Consumo Resultado da Revolução Industrial; Grande e variada oferta de produtos; A oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing para escoar a produção; Preocupação com a felicidade assenta no bemestar econômico (valorização do Ter em vez do SER)

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que é necessidade básica? Alimentos,

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que é necessidade básica? Alimentos, roupas, calçados, remédios, fornecimento de água e luz, ensino escolar, lazer e assistência à saúde.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Saber usar os

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONCEITO CONSUMO SUSTENTÁVEL: Saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONSUMO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO CONSUMO PROTEÇÃO AO

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano CONSUMO SUSTENTÁVEL PRODUÇÃO CONSUMO PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano 5 ações para atingir o “Consumo

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano 5 ações para atingir o “Consumo Sustentável”? 1. Reduzir o volume de produtos e serviços consumidos; 2. Alterar os hábitos de consumo; 3. Adquirir apenas o necessário; 4. Minimizar o desperdício e a geração de lixo; 5. Consumir apenas produtos e serviços produzidos com respeito ao meio ambiente.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental O consumo

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental O consumo em excesso ocasionou uma exploração desenfreada da natureza. Ex. : florestas e matas são devastadas para dar lugar a lavouras e pastagens; elevação do número de espécies em extinção; esterilização dos solos; aumento da poluição das águas e do ar.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental Cultura do

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Consumismo e degradação ambiental Cultura do “descartável”, produtos fabricados para ter uma vida útil cada vez menor geram mais lixo. Ex. : garrafas e sacolas plásticas, latas de alumínio, embalagens de papel e etc.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumo é desigual A balança

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumo é desigual A balança do consumo entre ricos e pobres Consumo (do total oferecido) 20% da população mais risca 20% da população mais pobre Carne e peixe 45% menos de 5% Energia 58% menos de 4% Linhas telefônicas 74% 1, 5% Papel 84% 1, 1% Veículos 87% menos de 1% PNUD – Relatório de Desenvolvimento Humano, 1998

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A maior parte da poluição gerada

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano A maior parte da poluição gerada no planeta, assim como a intensa exploração dos recursos naturais, é causada pelo alto nível de consumo de apenas 20% da população mundial.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O perigo da massificação dos padrões

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O perigo da massificação dos padrões de consumo a nível global

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Exemplo: norte-americanos X indianos Enquanto cada

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano Exemplo: norte-americanos X indianos Enquanto cada norte-americano dispões de 3. 700 calorias diárias em sua alimentação, o indiano consome apenas 2. 500. Enquanto um habitante norte-americano consome, em média, 13. 300 quilowatts-hora de energia elétrica anualmente, um indiano consome menos de 500 quilowatts-hora.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância MÍDIA AGENTE

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância MÍDIA AGENTE DE FOMENTO DA CULTURA DE CONSUMO

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância A publicidade

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância A publicidade voltada para crianças assume uma linguagem imperativa, associadas ao luxo, erotismo, beleza e fantasia. Mudança no papel da criança: deixa de ser dependente dos pais e passa a ser cliente, opina, exige e consome.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância “COMO PODE

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O consumismo na infância “COMO PODE UMA FAMÍLIA, SOZINHA, PROTEGER OS FILHOS DE UMA INDÚSTRIA QUE GASTA US$ 15 BILHÕES ANUALMENTE PARA MANIPULÁ-LOS? ” Susan Linn

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer? CONSUMISMO: problema social

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer? CONSUMISMO: problema social e ambiental Provocado pela massiva exposição da publicidade Deve ser combatido com políticas públicas voltadas para a educação do consumo.

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer?

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer?

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer?

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano O que fazer?

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano AÇÕES PRÁTICAS VER ARQUIVO ANEXO: “AÇÕES PRÁTICAS. DOC”

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into

Consumo Sustentável e Ações Práticas para o Cotidiano RECOMENDAÇÕES DOCUMENTÁRIOS: Surplus – Terrorized Into Being Consumers Coconut Revolution (Revolução dos Cocos) Consuming Kids (Crinças do Consumo) O Mundo Global visto do lado de cá (Entrevista com Milton Santos) Criança, a alma do negócio Story of Stuff (A História das Coisas) WEBSITES: Publicidade Infantil NÃO: www. publicidadeinfantilnao. org. br Instituto Alana: www. alana. org. br Criança e Consumo: www. criancaeconsumo. org. br Desligue a TV: www. desligueatv. org. br O consumismo: www. eu-consumo-eu-sou. blogspot. com

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. , 2008. BOLIGIAN, L. e ALVES, A. Geografia: espaço e vivência. São Paulo: Atual, 2007. PROJETO ARARIBÁ. Geografia: Ensino Fundamental. 9º ano, 2008, Ed. Moderna. SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. São Paulo: Record, 2001. SOUZA, José E. D. G et all. A cultura do consumo e a infância. Disponível em: http: //www. fes. br/revistas/agora/ojs/include/getdoc. php? id=110&article=39&mode=pdf Acesso em 25/mar de 2010.