Construo coletiva da Diretriz Regional da Educao Infantil

  • Slides: 23
Download presentation
Construção coletiva da Diretriz Regional da Educação Infantil- AMAUC Claudia Maria da Cruz Consultora

Construção coletiva da Diretriz Regional da Educação Infantil- AMAUC Claudia Maria da Cruz Consultora Educacional AMAUC 2018

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEIS 2009 Aprovada pelo CNE em 17

Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil – DCNEIS 2009 Aprovada pelo CNE em 17 -12 -2009 Resolução 05 -2009 -CNE Currículo – organização por experiências de aprendizagem

Experiências de Aprendizagem na Educação Infantil Promovam o conhecimento de si e do mundo

Experiências de Aprendizagem na Educação Infantil Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade; Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical; Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza; Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos; Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura; Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais; Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais; Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas; Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras; Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, autoorganização, saúde e bem-estar; Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.

BNCC da Educação Infantil BNCCEI Aprovada pelo CNE em 15 -12 -2017 Parecer 15

BNCC da Educação Infantil BNCCEI Aprovada pelo CNE em 15 -12 -2017 Parecer 15 -2017 -CNE Homologada em 22 -12 -17 Resolução 02 -2017 -CNE

1 – O EU, O OUTRO, O NÓS Campos de Experiências BNCC da Educação

1 – O EU, O OUTRO, O NÓS Campos de Experiências BNCC da Educação Infantil 2 - CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS 3 - ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO 4 - TRAÇOS, SONS, CORES E IMAGENS 5 - ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES

Diretriz da AMOSC Experiências de Aprendizagem BNCC da Educação Infantil Campos de Experiências

Diretriz da AMOSC Experiências de Aprendizagem BNCC da Educação Infantil Campos de Experiências

Corpo, gestos e movimentos Mover-se é o primeiro fator de aprendizagem: procurar, descobrir, brincar,

Corpo, gestos e movimentos Mover-se é o primeiro fator de aprendizagem: procurar, descobrir, brincar, pular, correr pela escola é fonte de bem-estar e de equilíbrio psicofísico.

Corpo, gestos e movimentos Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos

Corpo, gestos e movimentos Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornandose, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.

Corpo, gestos e movimentos Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança,

Corpo, gestos e movimentos Por meio das diferentes linguagens, como a música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem.

Corpo, gestos e movimentos As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de

Corpo, gestos e movimentos As crianças conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física.

Corpo, gestos e movimentos Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que

Corpo, gestos e movimentos Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc. ).

Corpo, gestos e movimentos

Corpo, gestos e movimentos

Traços, sons, cores e formas Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais

Traços, sons, cores e formas Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc. ), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.

Traços, sons, cores e formas Os materiais explorados com os sentidos, as técnicas experimentadas

Traços, sons, cores e formas Os materiais explorados com os sentidos, as técnicas experimentadas e compartilhadas, as observações de lugares (praças, jardins, paisagens) e de obras (quadros, museus, arquiteturas) ajudarão a melhorar as capacidades perceptivas, cultivar o prazer da fruição, da produção e da invenção e aproximá-las da cultura e do patrimônio artístico.

Traços, sons, cores e formas Com base nessas experiências, elas se expressam por várias

Traços, sons, cores e formas Com base nessas experiências, elas se expressam por várias linguagens, criando suas próprias produções artísticas ou culturais, exercitando a autoria (coletiva e individual) com sons, traços, gestos, danças, mímicas, encenações, canções, desenhos, modelagens, manipulação de diversos materiais e de recursos tecnológicos.

Traços, sons, cores e formas Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as

Traços, sons, cores e formas Essas experiências contribuem para que, desde muito pequenas, as crianças desenvolvam senso estético e crítico, o conhecimento de si mesmas, dos outros e da realidade que as cerca.

Traços, sons, cores e formas Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das

Traços, sons, cores e formas Portanto, a Educação Infantil precisa promover a participação das crianças em tempos e espaços para a produção, manifestação e apreciação artística, de modo a favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade e da expressão pessoal das crianças, permitindo que se apropriem e reconfigurem, permanentemente, a cultura e potencializem suas singularidades, ao ampliar repertórios e interpretar suas experiências e vivências artísticas.

Traços, sons, cores e formas

Traços, sons, cores e formas

Contatos: • Claudia Maria da Cruz • Telefones – 41 -35379019 41 -992473836 •

Contatos: • Claudia Maria da Cruz • Telefones – 41 -35379019 41 -992473836 • Facebook - https: //www. facebook. com/claudia. mariadacruz • Email – claudiacruzeduca@gmail. com