Consideraes em torno do ato de estudar de

  • Slides: 10
Download presentation
“Considerações em torno do ato de estudar”, de Paulo Freire - fichamento -

“Considerações em torno do ato de estudar”, de Paulo Freire - fichamento -

n “Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao

n “Uma relação bibliográfica não pode ser uma simples cópia de títulos, feita ao acaso ou por ouvir dizer. Quem a sugere deve saber o que está sugerindo e por que o faz. Quem a recebe, por sua vez, deve ter nela não uma prescrição dogmática de leituras, mas um desafio. Desafio que se fará mais concreto na medida em que comece a estudar os livros citados e não a lêlos por alto, como se os folheasse, apenas”.

n “Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura

n “Estudar é, realmente, um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a”.

“Educação bancária”: leitura mecânica, memorização em vez do aprendizado, não desperta consciência crítica no

“Educação bancária”: leitura mecânica, memorização em vez do aprendizado, não desperta consciência crítica no estudante. n Postura crítica do estudante: leitor é sujeito no ato de leitura, não segue cegamente o que foi dito pelo autor, questiona, busca outras respostas, inquietação intelectual. n

n O fichamento das idéias centrais do texto. n A curiosidade diante do texto

n O fichamento das idéias centrais do texto. n A curiosidade diante do texto e do mundo. n A busca de outras bibliografias / a pesquisa.

n Teorias são formulações históricas.

n Teorias são formulações históricas.

n Atitude de humildade diante do texto: “A compreensão de um texto não é

n Atitude de humildade diante do texto: “A compreensão de um texto não é algo que se recebe de presente. Exige trabalho paciente de quem por ele se sente problematizado”.

n “A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante

n “A atitude crítica no estudo é a mesma que deve ser tomada diante do mundo, da realidade, da existência. Uma atitude de adentramento com a qual se vá alcançando a razão de ser dos fatos cada vez mais lucidamente”.

n “Não se mede o estudo pelo número de páginas lidas numa noite ou

n “Não se mede o estudo pelo número de páginas lidas numa noite ou pela quantidade de livros lidos num semestre. [. . . ] Estudar não é um ato de consumir idéias, mas de criá-las e recriá-las”.

n FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. In: ______. Ação cultural

n FREIRE, Paulo. Considerações em torno do ato de estudar. In: ______. Ação cultural para a liberdade. 3. ed. , Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.