Conflitos ntimos de Pessoas Normais Conflitos ntimos Penso

  • Slides: 24
Download presentation
Conflitos Íntimos de Pessoas Normais

Conflitos Íntimos de Pessoas Normais

Conflitos íntimos Penso que o grande sentido da vida é conseguirmos sair da Terra,

Conflitos íntimos Penso que o grande sentido da vida é conseguirmos sair da Terra, 70 ou 80 anos depois de termos chegado, um pouco mais bem resolvidos interiormente.

Pessoas Normais E termos sido competentes para dominar nossas disposições agressivas aprendido a lidar

Pessoas Normais E termos sido competentes para dominar nossas disposições agressivas aprendido a lidar melhor com frustrações e dores de todo tipo desenvolvido a persistência nos tornado mais corajosos para fazer com que nossos sonhos se realizem

Íntimos e Normais Enfim, termos sido capazes de olhar interiormente, a ponto de nos

Íntimos e Normais Enfim, termos sido capazes de olhar interiormente, a ponto de nos tornarmos mais independentes do julgamento das outras pessoas.

Ciúme Relacionamento que envolve três pessoas Sente-se ciúmes porque alguém a quem se ama,

Ciúme Relacionamento que envolve três pessoas Sente-se ciúmes porque alguém a quem se ama, ou que tenha ligação afetiva, demonstra interesse ou afeição por outrem

Ciúme Mas de modo geral, isso é considerado normal, porque o ciúme está baseado

Ciúme Mas de modo geral, isso é considerado normal, porque o ciúme está baseado em amor e afeição por uma pessoa _ de outro modo _ não sentiria ciúmes Assim, há uma razão para o ciúme que o torna, em certa forma, “tolerável e perdoável”.

Inveja A inveja envolve basicamente duas pessoas, e inveja-se o que a outra pessoa

Inveja A inveja envolve basicamente duas pessoas, e inveja-se o que a outra pessoa possui, ou suas capacidades, conquistas, qualidades pessoais

Inveja Na inveja a espoliação se faz por ódio. A inveja pode estar ligada

Inveja Na inveja a espoliação se faz por ódio. A inveja pode estar ligada a voracidade, e no entanto é diferente dela. Na voracidade, a pessoa quer obter algo e reconhece que há algo bom para ser obtido.

Inveja A pessoa invejosa não está interessada em obter algo para si própria usufruir

Inveja A pessoa invejosa não está interessada em obter algo para si própria usufruir isso, mas sim em tirar algo da outra pessoa. Há uma vaga hostilidade, rivalidade e competitividade.

Inveja O problema aparece quando a inveja é mais intensa , conduzindo a críticas

Inveja O problema aparece quando a inveja é mais intensa , conduzindo a críticas incessantes ou a constantes “alfinetadas”.

Inveja O invejoso não consegue ver nada a elogiar ou a valorizar em outro

Inveja O invejoso não consegue ver nada a elogiar ou a valorizar em outro indivíduo Há o espólio, literalmente, injuriando, danificando ou ferindo outra pessoa ou suas posses, por meio de injúrias psicológicas, ferindo os atributos ou as conquistas de outra pessoa, em pensamentos, ou externamente, por meio de críticas, escárnio e provocação

Inveja A pessoa invejosa não têm escuta empática, porque não consegue tolerar ouvir coisas

Inveja A pessoa invejosa não têm escuta empática, porque não consegue tolerar ouvir coisas divertidas, experiências e pensamentos interessantes que venham de outra pessoa A pessoa invejosa não consegue suportar, encarar o sucesso, a fruição, o prazer do outro Ela não pode tolerar que algo de bom lhe seja dado, e será incapaz de experimentar e de expressar gratidão.

Inveja saudável e positiva Inveja negativa Inveja como auto-aversão

Inveja saudável e positiva Inveja negativa Inveja como auto-aversão

Ciúme diferente de inveja O ciúme normalmente se refere a pessoas, é um sentimento

Ciúme diferente de inveja O ciúme normalmente se refere a pessoas, é um sentimento consciente, vindo da dúvida, da insegurança e da rejeição A inveja traz sentimentos de inferioridade, dificuldade de aceitação, culpa e desejo por algo de terceiros.

Gratidão A gratidão nos tira nada, ela é dom em troca, mas sem perda

Gratidão A gratidão nos tira nada, ela é dom em troca, mas sem perda e quase sem objeto A gratidão nada tem a dar, além do prazer de ter recebido.

Gratidão Andre Comte-Sponville O que a gratidão dá? Ela dá a si mesma: como

Gratidão Andre Comte-Sponville O que a gratidão dá? Ela dá a si mesma: como um eco de alegria, pelo que ela é amor, pelo que ela é partilha, pelo que ela é dom. É prazer somado ao prazer, felicidade somada à felicidade, gratidão somada à generosidade…

Ingratidão O ingrato, só conhece suas próprias satisfações, sua própria felicidade, pelas quais zela

Ingratidão O ingrato, só conhece suas próprias satisfações, sua própria felicidade, pelas quais zela A ingratidão não é incapacidade de receber, mas incapacidade de retribuir – sob a forma de alegria, sob a forma de amor – um pouco da alegria recebida ou sentida.

Emoção e Sentimento Emoções são complexos psicofisiológicos que se caracterizam por súbitas rupturas no

Emoção e Sentimento Emoções são complexos psicofisiológicos que se caracterizam por súbitas rupturas no equilíbrio afetivo de curta duração, com repercussões consecutivas sobre a integridade da consciência e sobre a atividade funcional de diversos órgãos.

Emoção e Sentimentos são estados afetivos mais duráveis, mais atenuados em sua intensidade vivencial

Emoção e Sentimentos são estados afetivos mais duráveis, mais atenuados em sua intensidade vivencial que as emoções, geralmente revestidos de ricas e nobres tonalidades intelectuais e morais e não acompanhados, obrigatoriamente, de correspondentes somáticos dignos de nota.

Amor Eros e Philia tratam do amor dos enamorados, da paixão, do ciúme Philia

Amor Eros e Philia tratam do amor dos enamorados, da paixão, do ciúme Philia amor sensato

Amor Agapé de Agapan, acolher com amizade, querer bem. É amor desinteressado, gratuito e

Amor Agapé de Agapan, acolher com amizade, querer bem. É amor desinteressado, gratuito e livre, como os pais que amam os filhos antes de vê-los, antes de serem amados por eles. A amizade pode ser a forma de amor possível, amor generoso, capaz de viabilizar a cooperação e a parceria.

Amor "Você será amado no dia em que puder mostrar sua fraqueza sem que

Amor "Você será amado no dia em que puder mostrar sua fraqueza sem que o outro se sirva dela para afirmar sua força. Esse amor é o mais raro, o mais precioso, o mais milagroso. Se você recua um passo ele recua dois para lhe dar mais lugar, não esbarrar em você, não o invadir, não o oprimir E se o sentir fraco, não impõe sua potência".