Conceitos e Incidncia de Doena Mental Profa Esp

  • Slides: 32
Download presentation
Conceitos e Incidência de Doença Mental Profa. Esp. Mariane Rizzetto Especialista em Psiquiatria e

Conceitos e Incidência de Doença Mental Profa. Esp. Mariane Rizzetto Especialista em Psiquiatria e Dependência Química pela Universidade de São Paulo (USP)- Faculdade de Medicina Aperfeiçoamento em Neuropsicologia e Neuropsiquiatria pela Universidade de São Paulo – Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina USP Docente do Centro Universitário Ítalo Brasileiro Membro do grupo de pesquisa e produção científica de estudos de álcool e outras drogas da faculdade de enfermagem da universidade de São Paulo (GEAD)

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS* Os problemas de saúde mentais ocupam cinco posições no ranking das dez principais causas de incapacidade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). * As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia.

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Segundo a OMS: Ø Há cerca de

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Segundo a OMS: Ø Há cerca de 95 milhões de pessoas que sofrem de depressão no mundo, sem o tratamento adequado Ø Nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas. Ø Existem 25 milhões de pessoas não medicadas que têm problemas causados pela epilepsia. Ø Uma em cada quatro pessoas no mundo tem propensão a desenvolver doença mental ao longo da vida.

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø Em um ano, aproximadamente 20% dos

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø Em um ano, aproximadamente 20% dos adolescentes sofrem problemas mentais, como depressão ou ansiedade, que podem aumentar quando passam por experiências de violência, humilhação e pobreza. Ø Na maioria dos países menos de 2% dos recursos destinados à área de saúde são gastos no tratamento de doenças mentais e neurológicas. Para agravar a situação, a maioria das pessoas com esses transtornos não recebem atenção adequada Ø Segunda a UNODC existe hoje 205 milhões de pessoas que fazem uso de drogas ilícitas. Dessas 25 milhões já são dependentes.

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø As mortes por suicídio aumentaram 60%

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø As mortes por suicídio aumentaram 60% nos últimos 45 anos. Quase um milhão de pessoas se mata todos os anos - em um universo até 20 vezes superior de tentativas. Ø Ainda de acordo com a OMS existem 50 milhões de pessoas no mundo que são portadoras de epilepsia, sendo 90% residentes em países em grau de desenvolvimento como o Brasil. Estima-se 2, 4 milhões de novos casos a cada ano no mundo, sendo 50% dos casos entre crianças e adolescentes.

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø A esquizofrenia é uma enfermidade mental

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø A esquizofrenia é uma enfermidade mental que afeta mais de 1% da população mundial, com independência de raças, civilizações e culturas. Segundo dados da OMS, afetando 52 milhões de pessoas em todo o mundo.

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø Alzheimer´s Disease Internacional – ADI estima

Panorama de Saúde Mental em âmbito Mundial Ø Alzheimer´s Disease Internacional – ADI estima que o número de pessoas com algum tipo de demência ou Alzheimer no mundo deve praticamente dobrar em 20 anos. Atualmente, há 35, 6 milhões de doentes no mundo. Em 2030, devem ser 65, 7 milhões, e em 2050, a previsão é de 115, 4 milhões de pacientes. Ø De acordo com a associação, com sede na Inglaterra, depois dos 65 anos de idade, a chance de alguém desenvolver a doença duplica a cada cinco anos. Com 85 anos de idade, as chances são de 50%.

Panorama de Saúde Mental no Brasil Segundo dados do Ministério da Saúde, 21% (40

Panorama de Saúde Mental no Brasil Segundo dados do Ministério da Saúde, 21% (40 milhões) da população precisam ou precisarão de atenção e atendimento de algum tipo de serviço em saúde mental. E 1% (1, 9 milhões)ainda necessita de internação psiquiátrica (ABP) Estima-se que cerca de 3% (5, 7 milhões) da população geral, em todas as faixas etárias, necessite de cuidados contínuos em saúde mental, em função de transtornos mentais severos e persistentes: psicoses, neuroses graves, transtornos de humor graves ou deficiência mental com grave dificuldade de adaptação. * Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde - IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

Panorama de Saúde Mental no Brasil Cerca de 9%(17 milhões) da população geral, em

Panorama de Saúde Mental no Brasil Cerca de 9%(17 milhões) da população geral, em todas as faixas etárias, necessita de cuidados gerais em saúde mental, na forma de consulta médico-psicológica, aconselhamento, grupos de orientação, ou outras formas de abordagem, em função de transtornos mentais considerados leves. * De acordo com a ABP, apesar de a política de saúde mental priorizar as doenças mais graves, como esquizofrenia e transtorno bipolar, as mais comuns estão ligadas à depressão, ansiedade e a transtornos de ajustamento. * Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde - IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

Panorama de Saúde Mental no Brasil No Brasil, estima-se que 1, 8 milhão de

Panorama de Saúde Mental no Brasil No Brasil, estima-se que 1, 8 milhão de pessoas são afetada por esquizofrenia (OMS) Estimativas sugerem que ocorram 24 suicídios por dia, mas o número deve ser 20% maior, pois muitos casos não são registrados. * A quantidade de tentativas é de dez a 20 vezes mais alta que a de mortes. Entre os jovens, a taxa multiplicou-se por dez de 1980 a 2000: de 0, 4 para 4. * * Folha de São Paulo, de 18 de março de 2010

Panorama de Saúde Mental no Brasil O número de casos de suicídio cresceu 60%

Panorama de Saúde Mental no Brasil O número de casos de suicídio cresceu 60% nos últimos 45 anos, de acordo com a OMS. * A organização estima que, de 2002 a 2020, o aumento será de 74%, chegando a um suicídio a cada 20 segundos -hoje, a taxa é de um a cada 40 segundos. * * Folha de São Paulo, de 18 de março de 2010

Panorama de Saúde Mental no Brasil Segundo as coordenadoras da Clínica de Estudos e

Panorama de Saúde Mental no Brasil Segundo as coordenadoras da Clínica de Estudos e Pesquisas em Psicanálise da Anorexia e Bulimia (CEPPAN), Ana Paula Gonzaga e Cybelle Weinberg: Os transtornos alimentares atingem cerca de 1% da população do Brasil, aproximadamente 4% dos jovens com idade entre 12 anos a 20 anos, porcentagens que equivalem a algo em torno de 1. 800. 000 pessoas, das quais 1. 200. 000 são adolescentes

Panorama de Saúde Mental no Brasil DOENÇAS MENTAIS QUE MAIS AFASTAM NO BRASIL 1º

Panorama de Saúde Mental no Brasil DOENÇAS MENTAIS QUE MAIS AFASTAM NO BRASIL 1º lugar: transtornos do humor – depressão 2º lugar: transtornos neuróticos – transtornos ansiosos e reações ao estresse 3º lugar: transtorno por uso de drogas e álcool – uso de álcool 4º lugar: transtornos psicóticos – esquizofrenia 5º lugar transtornos orgânicos – por lesão ou disfunção cerebral

Panorama de Saúde Mental no Brasil Depressão: Taxa de mortalidade: maior que 30%. OMS:

Panorama de Saúde Mental no Brasil Depressão: Taxa de mortalidade: maior que 30%. OMS: atualmente é a 4ª principal causa de incapacitação em todo o mundo; em 2020 será 2ª maior causa de incapacitação no planeta; em 2030, o mal mais prevalente no mundo. Em 2012, 121 milhões de pessoas são portadoras desta doença em todo o mundo. Prevalência ao longo da vida: ü Transtorno depressivo maior(TDM) – 10 a 25% para mulheres e 5 a 12% para homens ü Depressão recorrente com recuperação completa entre os episódios: 3% dos portadores de TDM ü Depressão recorrente sem recuperação completa entre os episódios: 25% dos portadores de TDM No Brasil: nosso país lidera o ranking mundial de prevalência de depressão entre os países em desenvolvimento: 18% da população

Panorama de Saúde Mental no Brasil Transtornos neuróticos: Estatística mundial: Transtornos de ansiedade: são

Panorama de Saúde Mental no Brasil Transtornos neuróticos: Estatística mundial: Transtornos de ansiedade: são os transtornos psiquiátricos mais comuns. Ansiedade generalizada: prevalência em um ano: de 2, 5 a 8%. Stress pós traumático: prevalência de 9% ao longo da vida. A prevalência de exposição a um evento traumático ao longo de vida é de 39%.

Panorama de Saúde Mental no Brasil Uso e abuso de álcool: Dado de 2004:

Panorama de Saúde Mental no Brasil Uso e abuso de álcool: Dado de 2004: 10% a 12% da população mundial é dependente de alcoólicos. EUA: o risco de dependência de álcool durante a vida é de 10% para homens e de 3 a 5% para mulheres; o risco para abuso é de 20% para homens e 10% para mulheres. Brasil(dados de 2008): 12, 3% da população pode ser considerada dependente de álcool. A prevalência é de 17, 1% para os homens e 5, 7% para as mulheres. O alcoolismo crônico é o 3º fator de afastamento de mais de 15 dias no nosso país levando a benefícios como auxílio doença e aposentadoria por invalidez.

Panorama de Saúde Mental no Brasil Esquizofrenia: No mundo: a prevalência da esquizofrenia varia

Panorama de Saúde Mental no Brasil Esquizofrenia: No mundo: a prevalência da esquizofrenia varia de 0, 5% a 1% da população geral no período de um ano, e é de 1, 4% na população geral considerando o período de toda a vida. A sua incidência real deve estar entre 1 a 7 novos casos para 10. 000 habitantes por ano.

Panorama de Saúde Mental em São Paulo Quase 30% dos habitantes da Região Metropolitana

Panorama de Saúde Mental em São Paulo Quase 30% dos habitantes da Região Metropolitana de São Paulo apresentam transtornos mentais, de acordo com um estudo que reuniu dados epidemiológicos de 24 países (a mais alta taxa registrada nas áreas pesquisadas) Os transtornos de ansiedade foram os mais comuns, afetando 19, 9% dos entrevistados. Em seguida, aparecem transtornos de comportamento (11%), transtornos de controle de impulso (4, 3%) e abuso de substâncias (3, 6%). Pouco mais de 10% das pessoas com transtornos mentais são portadoras de quadros graves e persistentes, como a esquizofrenia e o transtorno bipolar de humor. * A maior parte dos pacientes sofre dos transtornos mentais comuns (quadros depressivos e ansiosos, somatizações) e de abuso e dependência de álcool”. * *Site da Prefeitura Municipal de São Paulo

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental 1. A cultura local (sistema

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental 1. A cultura local (sistema de crenças e atitudes, comportamentos, redes de suporte social e meio ambiente) em que a pessoa está situada 2. Fatores orgânicos 3. Diferenças individuais, traços de personalidade 4. A sociedade com suas normas Obs: o ser humano é um ser multidimensional - convive com as dimensões biológica, psicossocial, cultura, espiritual e intelectual, sujeitas as influências dos fatores ambientais

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental Ex que evidenciam a cultura

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental Ex que evidenciam a cultura local: ü O andar nu entre os indígenas é analisado de modo bem diferente se comparado ao fato de uma pessoa aparecer nu na civilização urbana ü Ingestão de uma mistura de rã com ervas processada no liquidificador para curar depressão (comum em regiões do Peru), que pode causar repulsa em outra cultura Trata-se do mesmo comportamento, ora aceito ora não

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental Portanto NÃO podemos considerar apenas

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental Portanto NÃO podemos considerar apenas o fator social como desencadeante do transtorno mental Em geral, fatores psicossociais ou comportamentais exercem influência na saúde ou na doença. Um dos fenômenos mais estudados recentemente, que envolve a relação entre os aspectos psicológicos, biológicos e sociais, é o estresse. Os avanços no campo na neurobiologia, da neuroimagem , neuroanatomia e neurofisiologia explicam alterações emocionais, tanto em relação à saúde como doença mental

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental - Considera-se que alguns transtornos

Fatores que exercem influência na saúde e doença mental - Considera-se que alguns transtornos tem referenciais neurobiológicos estabelecidos: Delirium Demências Esquizofrenias Transtorno bipolar Ressalta-se a importância dos fatores ambientais e psicossociais atuando sobre a vulnerabilidade das pessoas e a exigência de mais pesquisas

Conceito de Doença e Saúde mental A Organização Mundial de Saúde afirma que não

Conceito de Doença e Saúde mental A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida.

Conceito de Doença e Saúde mental é um termo usado para descrever o nível

Conceito de Doença e Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Metal: é o estado de funcionamento harmônico

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Metal: é o estado de funcionamento harmônico que as pessoas desenvolvem e mantém, para viver em sociedade, em constante interação com seus semelhantes e meio ambiente, valendo-se de sua capacidade para descobrir e potencializar suas aspirações e possibilidades e, inclusive, de provocar mudanças, quando estas são necessárias, face à diversidade do mundo em que vivem, sendo porém capazes de reconhecerem sua limitações

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Mental é o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. (Dr. Lorusso);

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Mental é estar de bem consigo e

Conceito de Doença e Saúde mental Saúde Mental é estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Conceito de Doença e Saúde mental Os seguintes itens foram identificados como critérios de

Conceito de Doença e Saúde mental Os seguintes itens foram identificados como critérios de saúde mental: 1. Atitudes positivas em relação a si próprio 2. Crescimento, desenvolvimento e auto-realização 3. Integração e resposta emocional 4. Autonomia e autodeterminação 5. Percepção apurada da realidade 6. Domínio ambiental e competência social;

Conceito de Doença e Saúde mental Doença Mental: é o estado que surge quando

Conceito de Doença e Saúde mental Doença Mental: é o estado que surge quando as pessoas não conseguem desenvolver ou manter-se em funcionamento harmônico para viver com seu grupo cultural ou em sociedade, não conseguindo transformar sua possibilidades em realidade. .

Conceito de Doença e Saúde mental Doença Mental: São transtornos de saúde, que podem

Conceito de Doença e Saúde mental Doença Mental: São transtornos de saúde, que podem afetar sentimentos, pensamento e comportamento. Pode ser entendida como uma variação mórbida do normal, variação esta capaz de produzir prejuízo no desempenho global da pessoa (social, ocupacional, familiar e pessoal) e/ou das pessoas com quem convive.

Conceito de Doença e Saúde mental A definição de doença mental deriva do que

Conceito de Doença e Saúde mental A definição de doença mental deriva do que se acredita serem os fatores causais. Foram propostas as seguintes hipóteses como determinantes da ocorrência de doença mental: Ø Ø Ø A hipótese biológica: propõe disfunções anatômicas e fisiológicas. A hipótese do aprendizado: sugere modelos de comportamento inadaptado aprendidos. A hipótese cognitiva: propõe as inexatidões ou déficits no conhecimento ou consciência. A hipótese psicodinâmica: sugere conflitos intrapsíquicos e déficits de desenvolvimento. A hipótese ambiental: propõe estressores e respostas ambientais adversas.

Conceito de Doença e Saúde mental As doenças mentais sofrem influências de uma combinação

Conceito de Doença e Saúde mental As doenças mentais sofrem influências de uma combinação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, culturais e espirituais Não há critérios suficientemente objetivos para se afirmar onde termina uma e começa outra = é preciso considerála como um processo contínuo