COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONRIAS Eles mostravamse assduos ao ensinamento

  • Slides: 29
Download presentation
COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à

COMUNIDADES ECLESIAIS MISSIONÁRIAS “Eles mostravam-se assíduos ao ensinamento dos apóstolos, à comunhão fraterna, à fração do pão e às orações” (At 2, 42).

OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de

OBJETIVO GERAL EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude.

O QUE SÃO? Ø Ø Pequenos grupos; Formados por afinidade e/ou espaços geográficos; “Paróquia:

O QUE SÃO? Ø Ø Pequenos grupos; Formados por afinidade e/ou espaços geográficos; “Paróquia: comunidade de comunidades”

QUAL A FINALIDADE? Ø Nova Evangelização; Ø Conversão pastoral; Ø Evangelização mais personalizada; Ø

QUAL A FINALIDADE? Ø Nova Evangelização; Ø Conversão pastoral; Ø Evangelização mais personalizada; Ø Em um Brasil cada vez mais urbano;

DESAFIO X PROPOSTA Ø Ø Ø Um dos desafios da cultura urbana para a

DESAFIO X PROPOSTA Ø Ø Ø Um dos desafios da cultura urbana para a evangelização é o INDIVIDUALISMO; As Diretrizes configuram as CEMs ao modelo da “casa”, entendida como “lar”, isto é, lugar da família. Toda casa tem uma base, pilares que sustentam suas paredes e um teto;

COMO SÃO EDIFICADAS AS CEMS Ø Ø Ø BASE: se refere ao chão; campo

COMO SÃO EDIFICADAS AS CEMS Ø Ø Ø BASE: se refere ao chão; campo onde a casa está sendo construída (cultura urbana). PILARES: Palavra; Pão; Caridade e Ação Missionária. TETO: ação divina que pousa suas mãos e protege.

PAPILAR DA PALAVRA: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA

PAPILAR DA PALAVRA: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E ANIMAÇÃO BÍBLICA DA VIDA E DA PASTORAL “Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos” (At 2, 42) Ø ADOTAR a Palavra de Deus como luz para as nossas ações (cf. Sl 118, 105).

Ø Ø Para que a meditação, reflexão e partilha dê frutos nas CEMs, a

Ø Ø Para que a meditação, reflexão e partilha dê frutos nas CEMs, a coordenação Pastoral oferecereu um ROTEIRO e incentiva a utilização do subsídio de encontros do Regional Sul II da CNBB; No 3º. Domingo do Tempo Comum, instituído como o domingo da Palavra de Deus, seja realizado nas paróquias o dia de Encontro com todos os coordenadores das CEMs (cf. Papa Francisco, Motu Proprio “Aperuit illis”, n. 3).

Ø Ø INICIAR encontros, reuniões e outras atividades eclesiais com a LEITURA, MEDITAÇÃO e

Ø Ø INICIAR encontros, reuniões e outras atividades eclesiais com a LEITURA, MEDITAÇÃO e ORAÇÃO da SAGRADA ESCRITURA; Setorização de Bairros, condomínio e afins. Assumir como meta paroquial a formação de no mínimo vinte e cinco (25) Comunidades Eclesiais Missionárias.

Ø Ø Os coordenadores das Comunidades Eclesiais Missionárias devem exercer essa função somente por

Ø Ø Os coordenadores das Comunidades Eclesiais Missionárias devem exercer essa função somente por dois (2) anos; Realizar um encontro paroquial com os coordenadores das Comunidades Eclesiais Missionárias a cada sessenta (60) dias.

“O contato intensivo, vivencial e orante com a Palavra de Deus, confere à reunião

“O contato intensivo, vivencial e orante com a Palavra de Deus, confere à reunião da comunidade um caráter de formação discipular. O importante é o encontro com a Palavra que muda a vida e dá sentido ao ser cristão, corrigindo posturas e aderindo ao modo de ser, de pensar, e de agir de Jesus Cristo” (DGA n. 92).

PILAR DO PÃO: LITURGIA E ESPIRITUALIDADE “Eles eram perseverantes (. . . ) na

PILAR DO PÃO: LITURGIA E ESPIRITUALIDADE “Eles eram perseverantes (. . . ) na fração do pão e nas orações” (At 2, 42) Ø Ø Participar aos domingos da Missa ou da Celebração da Palavra na Igreja Matriz ou nas Capelas; Preparar a ação litúrgica (sintonia entre equipes e presidente da celebração);

Ø Ø Oferecer uma vez por ano um retiro espiritual aos integrantes das Comunidades

Ø Ø Oferecer uma vez por ano um retiro espiritual aos integrantes das Comunidades Eclesiais Missionárias. Integrar os participantes das Comunidades Eclesiais Missionárias conforme as condições de cada paróquia realizando, como por exemplo, confraternização, recreação e lazer.

“A Comunidade Eclesial, como casa que nutre seus filhos, é sustentada pela oração. Na

“A Comunidade Eclesial, como casa que nutre seus filhos, é sustentada pela oração. Na comunidade de fé cultivase uma verdadeira vida de oração, enraizada na Palavra de Deus, tendo Jesus Cristo, o orante por excelência e na Oração do Senhor o paradigma de toda oração. Pela oração os membros da comunidade [. . . ] tomam consciência de que são colaboradores de Deus na missão e são impelidos a saírem ao encontro das pessoas e à prática da misericórdia” (DGA n. 95).

PILAR DA CARIDADE: SERVIÇO À VIDA PLENA Eles eram perseverantes (. . . )

PILAR DA CARIDADE: SERVIÇO À VIDA PLENA Eles eram perseverantes (. . . ) na comunhão fraterna” (At 2, 42) Ø Ø Cuidado aos pobres nas suas diversas situações (material, espiritual, psicológica. . . ); Criar projetos que transformem a realidade social e econômica daqueles que estão nas periferias de uma existência digna conforme o desígnio de Deus. Para que isso ocorra, fortalecer as Pastorais Sociais;

Ø Ø Ø Incentivar e APOIAR a participação dos leigos católicos nos Conselhos Municipais,

Ø Ø Ø Incentivar e APOIAR a participação dos leigos católicos nos Conselhos Municipais, nas Associações de Moradores, e nos Partidos Políticos (criação da Pastoral Política); Divulgar os projetos públicos, mas também dar um feedback dos seus respectivos resultados. Organizar a CARITAS paroquial;

“Sem oração não existe vida cristã autêntica. Sem caridade, a oração não pode ser

“Sem oração não existe vida cristã autêntica. Sem caridade, a oração não pode ser considerada cristã” (DGA n. 102).

PILAR DA AÇÃO MISSIONÁRIA: ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO “Passando adiante, anunciava o Evangelho a

PILAR DA AÇÃO MISSIONÁRIA: ESTADO PERMANENTE DE MISSÃO “Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” (At 8, 40) Ø Ø Visitar regularmente as pessoas nas casas, hospitais, escolas, universidades, condomínios, presídios, empresas e mundo da cultura e da ciência. Criar iniciativas missionárias no território da Comunidade Eclesial Missionária ao menos duas vezes por ano sobretudo valorizando o trabalho das Zeladoras de Capelinhas.

Encontros de capacitação para promover ações missionárias; Ø Criar a PASCOM Paroquial; Ø Promover

Encontros de capacitação para promover ações missionárias; Ø Criar a PASCOM Paroquial; Ø Promover encontros de oração e lazer com as zeladoras de capelinha com a presença dos seminaristas; Ø Incentivar grupos de adolescentes (3° e 4° etapas da catequese). Fortalecer o trabalho com os jovens nos decanatos e na diocese; Ø

“Um mundo cada vez mais urbano, embora possa assustar, é, na verdade, uma porta

“Um mundo cada vez mais urbano, embora possa assustar, é, na verdade, uma porta para o Evangelho, e as comunidades cristãs precisam ter um olhar propositivo, sobre essa realidade” (DGA n. 114).

A PALAVRA REÚNE O PÃO FORTALECE A CARIDADE DÁ SENTIDO Ao que se reza

A PALAVRA REÚNE O PÃO FORTALECE A CARIDADE DÁ SENTIDO Ao que se reza e se recebe A MISSÃO EDIFICA

ORAÇÃO DAS CEMS Deus, nosso Pai, que enviaste vosso Filho Jesus Cristo ao mundo,

ORAÇÃO DAS CEMS Deus, nosso Pai, que enviaste vosso Filho Jesus Cristo ao mundo, como vosso primeiro Missionário, e encarnando-se no seio da Virgem Maria, habitou uma família humana, ajudai-nos a compreender e fazer a experiência da fé nesse novo tempo de Evangelização.

Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos

Enviai hoje à nossa Arquidiocese de Cascavel, a força do Espírito Santo, e dai-nos a constância na fé, para que a vontade divina transforme nossa vida interior. Pela vivência do Evangelho, fazei-nos experimentar a mesma graça vivida pelos primeiros cristãos.

Que sejamos verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade

Que sejamos verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, ao assumirmos o compromisso de fidelidade com nossa Arquidiocese, as prioridades do Plano de Ação Evangelizadora para fazer acontecer em nossas casas, igrejas e paróquias as Comunidades Eclesiais Missionárias.

Ajudai-nos, sob a proteção da bem aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a

Ajudai-nos, sob a proteção da bem aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida, a cuidar da Casa Comum, com base nos pilares da Evangelização: Palavra, Pão, Caridade e Ação Missionária, na construção de uma Igreja acolhedora e em saída, espaço de comunhão e de partilha. Isso vos pedimos, por Jesus Cristo, o Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.