Computadores vs Programas Algoritmos Computadores vs Programas Algoritmos

  • Slides: 6
Download presentation
Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos • O tratamento de

Computadores vs. Programas / Algoritmos Computadores vs. Programas -> Algoritmos • O tratamento de problemas através do computador geralmente envolve uma grande quantidade de dados, e são em geral de natureza simples com grande volume de dados (área de processamento de dados) ou de natureza complexa que envolvem poucos dados (área de processamento científico). • Como solucionar problemas utilizando o computador? • Criação de uma sequência de passos (operações) que, quando executados, produzem um resultado do problema (Algoritmo). • Execução da sequência de passos mencionada acima.

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem possui as seguintes características: Representação de Algoritmos - Linguagens de Programação A representação de algoritmos em uma pseudo-linguagem mais próxima às pessoas é bastante útil principalmente quando o problema a ser tratado envolve um grande número de passos. No entanto, para que esses passos possam ser entendidos pelo computador é necessário representar tal algoritmo numa linguagem de programação. Pascal ; Fortran ; C++ utilização de certas palavras-chave, que indicam a natureza da operação a ser efetuada em certos passos do algoritmo utilização de espaços no começo das linhas do algoritmo para ressaltar a estrutura do algoritmo numeração do passos do algoritmo utilização ponto-e-vírgula (; ) para separar os passos consecutivos do algoritmo. As linguagens de programação obrigam o uso de formas rígidas na especificação de seus passos, ou seja, obrigam as pessoas a detalharem as operações que deverão ser executadas. Uma dica aqui é refinar a solução do problema de um nível mais abstrato até chegar ao nível de detalhe que deve ser representado numa linguagem de programação. Um algoritmo representado em uma linguagem de programação é um programa.

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais

Representação de Algoritmos: Pseudo-Linguagem Algoritmos podem ser representados de duas maneiras: a) uma mais próxima (entendida) pelas pessoas b) uma entendida pelo computador Uma pseudo-linguagem (pseudo-código ) para somar dois números Programa em Pascal para somar dois números Exemplo: algoritmo para somar dois números. Algoritmo Ler o primeiro número Ler o segundo número somar o primeiro número com o segundo mostrar o resultado da soma Fim-algoritmo. program somadoisnum; {programa que soma dois números e exibe o resultado no ecrã} var n 1, n 2, result : integer; begin readln(n 1); readln(n 2); result : = n 1 + n 2; writeln(result); end. Os algoritmos descritos em pseudo-linguagem não podem ser executados (entendidos) por computadores. É necessário ainda uma fase de tradução da linguagem de programação para a linguagem que a máquina entenda. Essa fase é conhecida por compilação, e é realizada pelo Compilador.

Lazarus download Compiladores • traduz o programa escrito em uma linguagem de programação para

Lazarus download Compiladores • traduz o programa escrito em uma linguagem de programação para linguagem de máquina. • verifica se as formas rígidas na especificação dos passos foi seguida corretamente. • compiladores são relacionados diretamente com a máquina para a qual será feita a tradução. • gera um arquivo executável do programa descrito.

A estrutura principal de um programa em pascal se apresenta da seguinte forma: program

A estrutura principal de um programa em pascal se apresenta da seguinte forma: program cabeçalho; declarações begin comandos end. As palavras em negrito são palavras reservadas ou palavras chave da linguagem, que não podem ser declaradas como identificadores. Elas definem o tipo de dados ou estrutura que se deseja utilizar. • Palavras Chaves (reservadas): and, array, begin, case, const, div, downto, else, end, file, for, function, goto, if, in, label, mod, nil, not, of, or, packed, procedure, program, record, repeat, set, then, to, type, until, var, while, with • Identificador é formado por uma única letra, ou então por uma letra seguida de letras ou dígitos, em qualquer número. • Comentários Os comentários são identificados por estarem delimitados pelos caracteres { e }, ou pelo caracteres (* e *). Comentários são ignorados pelo compilador na fase de tradução do programa. Comentários são úteis no sentido de destacar ou documentar o programa, para torná-lo mais legível e fácil de entender o seu objetivo, quando retomado para correção ou alteração após determinado tempo. Programação Pascal

Exercícios 1 - Liste os tipos pré-definidos de variáveis da linguagem Pascal. 2 -

Exercícios 1 - Liste os tipos pré-definidos de variáveis da linguagem Pascal. 2 - Liste os tipos pré-definidos de operadores aritméticos da linguagem pascal 3 - Defina a prioridade dos operadores 4 - Crie programas que: 4. 1. Subtrai 2 números; 4. 2. Divide 2 números; 4. 3. Multiplica 2 números; 4. 2. 1. O programa de divisão deve fornecer resultados com casas decimais.