COMPORTAMENTO O que comportamento O comportamento deve ser


















- Slides: 18

COMPORTAMENTO

O que é comportamento ? O comportamento deve ser visto como um aspecto constitutivo da espécie humana e como uma relação entre organismo e ambiente. • O comportamento é sempre uma relação ou interação entre eventos ambientais (estímulos) e atividades de um organismo (respostas). A relação organismo-ambiente pode envolver uma situação aparentemente simples (por exemplo, lacrimejar ao descascar cebolas, abrir uma porta ao ouvir uma campainha) ou obviamente complexa (por exemplo, solucionar um problema, abstrair, conhecer a si mesmo).

S R Por estímulos (S) entende-se o conjunto de excitações que agem sobre o organismo. Um estímulo pode ser qualquer elemento ou objecto do meio externo ou qualquer modificação interna do organismo.

Da perspectiva de Watson, o comportamento observável deveria ser o ponto de partida e o caminho privilegiado para o estudo da mente. Watson define o comportamento em termos de estímulos e respostas; as leis para a regulação do comportamento são as leis de “ajustamento”, que ele conceitualizou como relações entre respostas e estímulos. Uma resposta abrange atos definidos em termos de categorias de ação (por exemplo: conversar, nadar) ou de ação dirigida a um fim, como ocorre quando se escreve uma carta. O mental não é observável, nem tampouco detectável, e, por isso, ele não poderia participar da ciência, a não ser indiretamente.

Contudo, as concepções do behaviorismo metodológico revelaram-se insuficientes para explicar comportamentos complexos como os dos seres humanos. Nem todos os comportamentos podiam ser descritos como resultando de uma trajetória direta entre estímulo e resposta, como queria Watson. Havia comportamentos que não eram produzidos por estímulos observáveis. E havia também os comportamentos improvisados, cuja explicação também constituía um grande problema para esse tipo de behaviorismo.

Em 1937, Skinner criou a ideia de comportamento operante e, comisso, inaugurou o behaviorismo radical. No comportamento operante, o estímulo pode ser inobservável. E nele as consequências do comportamento podem retroagir sobre o organismo. Ao contrário do que acontece no comportamento reflexo ou no comportamento respondente (como é o analisado por Watson), no comportamento operante há variáveis que tornam mais provável sua ocorrência e não simplesmente estabelecem uma relação direta de causa e efeito.

Comportamento Observável Quando dizemos comportamento, surgem duas ideias comportamentos fechados e comportamentos abertos. Os comportamentos abertos são aqueles que são visíveis a todos. Em suma, são comportamentos observáveis. São exemplos de comportamentos abertos a forma de vestir, a maneira de falar, de comer, a cor do cabelo, a cor das calças. De forma geral, estes são acções de indivíduos ou grupos que vemos todos os dias. São acções que são observáveis e podem ser mensuradas de quando a quando. Em contraste, os comportamentos fechados são aqueles que não são visíveis a olho nu. São os comportamentos invisíveis, como por exemplo a raiva, ciúme, pena, bondade, felicidade, tristeza.

Comportamento Aprendido Desde a Grécia antiga até os dias de hoje, uma idéia tem tido grande influência na discussão acerca da natureza humana – a dicotomia entre comportamentos inatos e aprendidos ou explicações biológicas e culturais do comportamento, o que ficou conhecido com o debate nature or nurture, natureza ou criação, inato ou aprendido.

• A dicotomia entre inato e aprendido foi sendo vagarosamente substituída por uma visão interacionista entre ambos. • Os estudiosos do ser humano puderam avançar consideravelmente no entendimento de como predisposições biológicas influenciam o comportamento humano e como o ambiente pode afetar a expressão de características genéticas, além de quando essa expressão poderá ocorrer (Dovidio et al. , 2006).

Portanto, hoje em dia compreende-se que a pergunta “é inato ou aprendido” é, além de mal formulada, inútil e retrógrada, pois se baseia numa suposta oposição excludente entre o que é inato ou aprendido, quando de fato os dois conceitos não são opostos, e muito menos excludentes.

Por exemplo: a necessidade de beber água é determinada por fatores culturais. Hoje os médicos afirmam que devemos beber 2 L de água por dia, mas uma pessoa pode beber apenas um copo de água por dia, e nunca morrer por isso! Na Índia existem monges que são capazes de permanecer dias sem beber água e também não morrem por isso. ” Pode-se afirmar que a pressão arterial e seu valor ótimo é cultural, ou seja, podem existir culturas em que seus habitantes possuem uma pressão alta se comparada ao nível recomendado atualmente em nossa sociedade, mas que vivem normalmente sem ter nenhum prejuízo na saúde por conta disso.

As formas de aprendizagem quando falamos sobre o comportamento que é aprendido, podem ser: • Habituação e Sensibilização • Aperfeiçoamento de tarefas motoras • Estampagem (Imprinting) • Condicionamento - clássico - operante • Reconhecimento/ Discriminação • Imitação • Transmissão Cultural • Raciocínio Indutivo - Dedutivo

Comportamento Adjuntivo O comportamento adjuntivo pode ser definido como sendo um comportamento mantido de modo indireto por variáveis que controlam um outro comportamento, não sendo mantido diretamente por suas próprias variáveis controladoras.

Falk em seu estudo pioneiro em 1961 observou que ratos em estado de privação de alimento, quando estavam na caixa experimental pressionando a barra em esquema de reforçamento intervalo variável 60 s’ (VI 60) para a obtenção das pelotas, acabavam por beber mais água do que normalmente bebiam (polidipsia), já que na caixa experimental havia água disponível durante todo o experimento. Ou seja, os ratinhos mesmo famintos, sobre um determinado esquema, acabavam bebendo mais água do que quando estavam na gaiola viveiro onde dispunham de água e comida livremente.

Por exemplo: um bar transmite uma partida de futebol. De fato, é muito melhor ver uma partida de futebol num bar, bebendo com amigos, do que em casa. Esse bar está, portanto, explorando um comportamento adjuntivo. Nesse caso, "estar com os amigos" é comportamento adjuntivo de "ver futebol", para muita gente. Essas duas contingências juntas criam oportunidade perfeita para o comportamento de beber cerveja em grupo, visto que a associação entre futebol e cerveja é forte: Resumindo: o pessoal do bar reforça o comportamento de assistir futebol porque sabe que esse ocorre, comumente, entre amigos, o que leva ao comportamento de beber.

O que são contingências Podemos dizer que a Análise do Comportamento, por sempre estar procurando as relações funcionais entre eventos, precisa de uma ferramenta adequada para estabelecer e explicar essas relações. Uma das melhores ferramentas que possuímos é a Analise Funcional que é feita através da tríplice contingência ou simplesmente contingência.

De acordo com Catania (1999), a contingência é o efeito da resposta sobre a probabilidade de um estimulo. Quando se fala em tríplice contingência, estamos falando em uma relação de interdependência entre estímulos e essa interdependência altera a probabilidade de emissão de uma classe de resposta no futuro. A contingência é a forma de representar como determinados comportamentos surgiram e se mantêm. É a formula que a análise do comportamento se utiliza para estudar e entender como certos comportamentos foram formados e como eles se mantêm atualmente.

O homem fez uma pergunta muito pertinente, se as cuecas dele ao serem jogadas no chão aparecem limpas na gaveta, qual é o motivo para que ele jogue no cesto ? Veja que a resposta de jogar a cueca em qualquer lugar foi reforçada positivamente pela esposa, pois a mesma a pegava, lavava e ainda guardava na gaveta. Uma relação de contingencia reforçadora foi criada fortalecendo a resposta de jogar a cueca no chão.
Ser feliz nao deve ser segredo
O menor numero inteiro e positivo que deve ser multiplicado
A expressão deve ser um lvalue modificável
Texto teatral 8 ano
Apos 40 dias uma amostra com 1 6g de iodo 131
O que deve conter uma mala de primeiros socorros
O rato japones que dança valsa apresenta um comportamento
Ser yo tu el ella
No nacimos para ser perfectos
El hombre como ser inacabado
Para poder falar
What is ser marketing
Ser espirita não é ser nenhum religioso
Hay que ser como el agua que fluye mansa e indiferente
Que es lo que hace de cada hombre una unidad irrepetible
El que quiera ser aguila que vuele
Unicos e irrepetibles
Affinché la combustione abbia luogo deve sussistere:
Affinché la combustione abbia luogo deve sussistere