Colonizao Inglesa nas Amricas 7 ANO O processo
- Slides: 11
Colonização Inglesa nas Américas - 7º ANO -
► ► O processo de colonização inglesa nas Américas começou tardiamente, na comparação com os espanhóis e portugueses. A exploração colonial iniciou-se por pequenos povoados que formaram, posteriormente, as 13 colônias na costa leste da região hoje ocupada pelos Estados Unidos.
► Duas empresas privadas iniciaram o processo de colonização da América no Norte a partir de 1606. Após concessão da Coroa inglesa, a Companhia de Londres monopolizou a região ao norte. Coube à Companhia de Plymouth os territórios do sul. ► As empresas tinham autonomia para a exploração do território, mas estavam subordinadas ao Estado inglês.
► A concessão ocorreu 20 anos depois da chegada dos primeiros colonizadores. Um grupo de 91 homens, 17 mulheres e nove crianças desembarcou na ilha de Roanoke em 1587. Em 1590, não havia vestígios do grupo, liderado por Walter Raleigh. Nunca foi determinado o destino dos colonizadores. ► Temendo hostilidades dos indígenas locais, a Companhia de Londres enviou uma comitiva mais robusta para a América. Embarcaram, em três navios, 144 homens com destino ao atual território da Virgínia. ► O grupo desembarcou na Baía de Chesapeake no primeiro semestre de 1607 e iniciaram o assentamento denominado Jamestown ► Após o insucesso na busca de ouro e outros produtos exploráveis, os colonos aprenderam a cultivar tabaco. As fazendas de tabaco receberam reforço do trabalho escravo a partir de 1619.
► ► Jamestown é o embrião para o nascimento de outras colônias no sul. Surgem, assim, Maryland (1632), Carolina do Norte e Carolina do Sul (1633) e a Geórgia (1733). As colônias do sul foram marcadas pela tolerância religiosa. Maryland, por exemplo, era uma colônia católica, liderada por Lord Baltimore.
► Os empreendimentos coloniais do norte também foram marcados pelo domínio de religiosos. Os primeiros grupos de colonos chamados de peregrinos chegaram à região de Plymouth em 1620. Os colonos passaram a se estabelecer na região denominada Massachusetts, considerada mais liberal. ► Na região, os colonos dominaram os nativos e, com eles, aprenderam a dominar a caça, a pesca e a agricultura. Próspera, Massachusetts expandiu as colônias e gerou os territórios que ficaram conhecidos como Nova Inglaterra. ► Os territórios compreendiam as colônias de Connecticut, New Haven, Rhode Island e Nova Hampshire.
ATIVIDADES 1 - Os calvinistas que habitavam a Inglaterra foram os primeiros a se deslocarem para a América do Norte para povoá-la e colonizá-la, fugindo da perseguição religiosa decorrente da criação do anglicanismo. Qual o outro nome pelo qual os calvinistas ingleses eram conhecidos? a)Huguenotes b) Quackers c) Anabatistas d)Puritanos e) Mórmons 2 – Quando o intelectual e político francês Alexis de Tocqueville esteve nos Estados Unidos percebeu que a organização política daquele país tinha uma relação muito íntima com fatores culturais como o de se encarar o trabalho como virtude. Esses traços culturais vistos por Tocqueville, em grande parte, derivam: a) da cultura ibérica, em especial da hispânica. b) das culturas pré-colombianas, em especial das tribos apaches. c) das colonização francesa, que antecedeu a inglesa. d) dos judeus, que migraram em massa para os EUA nos século XVI. e) da religião puritana (calvinismo inglês).
3 - A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas "colônias do sul", é correto afirmar: a) Baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as colônias do Norte e com o Caribe. b) Baseava-se em uma forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras. c) Baseava-se em uma economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão. d) Consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester. e) Caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.
4 - Observe as duas imagens abaixo: Utilizando seus conhecimentos sobre o processo de colonização inglesa das Américas, é possível afirmar que: a) A imagem I representa a chegada dos puritanos ingleses ao norte do continente americano, e a imagem II indica que desde o início até os dias atuais a relação dos colonos britânicos com os indígenas norte-americanos foi pacífica. b) A imagem I possibilita afirmar que o processo inicial de colonização realizada por ingleses é semelhante ao realizado, por exemplo, pelos portugueses na América, estimulando o deslocamento de famílias inteiras com o objetivo de formar povoados e não tanto a agricultura de exportação. c) A imagem II é uma representação do primeiro Dia de Ação de Graças, festa tradicional estadunidense, iniciada no início da colonização e comemorada até os dias atuais, cuja realização busca agradecer aos bons acontecimentos do ano. d) A imagem I e II são falsas idealizações do processo colonizador inglês na América, pois houve uma colonização baseada na monocultura e na escravidão, como nos espaços americanos controlados por espanhóis e portugueses.
5 - Observe as colunas abaixo. I) Colônias do Norte a) Monocultura baseada em produtos tropicais de exportação para a Europa e utilização de força de trabalho escrava africana. II) Colônias Centrais b) Caracterizada pela policultura e pela produção manufatureira, fomentando o mercado interno. III) Colônias do Sul c) Dinamismo econômico, com importantes centros comerciais, aliados a uma tolerância religiosa. Qual das alternativas abaixo relaciona corretamente as duas colunas? a) I-b; II-c; III-a. b) I-b; II-a; III-c. c) I-c; II-b; III-a. d) I-a; II-b; III-c.
Gabarito Questão 1 - Letra D. Os puritanos fixaram-se nas colônias do Norte, formando a Nova Inglaterra. Questão 2: Letra E - Os elementos do puritanismo inglês, como a valorização do trabalho, foram decisivos para a formação do “ethos”, do modo de vida norte-americano, sobretudo das colônias no Norte. Essa influência da religião na economia política dos americanos foi estudada com precisão pelo sociólogo austríaco Max Weber em sua obra “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo”. Questão 3: Letra C - As colônias do Sul dos EUA, em virtude de sua adaptação ao modelo da plantation (grandes extensões de terras em que se produzia, geralmente, um único tipo de cultura, como o algodão), acabou por adotar a mão de obra escrava, então em voga à época onde se tinha esse tipo de modelo econômico agrícola. Questão 4 - Letra C. As imagens retratam dois momentos da colonização inglesa. A imagem I refere-se à saída dos puritanos ingleses rumo à América, fugindo da perseguição religiosa e em busca da construção de uma sociedade onde poderiam professar sua fé. A imagem II é uma representação do Dia de Ações de Graças, festa tradicional estadunidense. Apesar de evidenciar uma confraternização com os indígenas, estes últimos foram praticamente exterminados pelos colonos ingleses durante a colonização, o que invalida a opção a. O deslocamento de famílias para um povoamento não pautado na exportação de gêneros agrícolas não ocorreu na América portuguesa, tornando incorreta a opção b. A colonização inglesa utilizou tanto a colonização baseada em pequenas propriedades e produção para o mercado interno, no Norte, quanto a produção em fazendas de monoculturas agrícolas, no Sul, invalidando a opção d. Questão 5: Letra A.