Colgio Nossa Senhora de Sion Reunio de Pais

  • Slides: 13
Download presentation
Colégio Nossa Senhora de Sion Reunião de Pais 5º ano 24 de março de

Colégio Nossa Senhora de Sion Reunião de Pais 5º ano 24 de março de 2011 Professoras Telma B. de Moraes e Erika D. Vicentini

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire) A Educação é responsabilidade

"Não se pode falar de educação sem amor". (Paulo Freire) A Educação é responsabilidade da escola e da família, numa parceria. . . Vamos conversar um pouquinho sobre a importância do incentivo dos pais. . . É gostoso estudar e aprender!!!

Os pais também podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los

Os pais também podem ajudar a despertar nos filhos a curiosidade intelectual e fazê-los alcançar um bom desempenho na escola. Vamos juntos refletir sobre as principais “dicas” dos especialistas sobre quando e como os pais podem auxiliar nessa tarefa:

TER LIVROS EM CASA Com filhos pequeninos, leia para eles! O hábito da leitura,

TER LIVROS EM CASA Com filhos pequeninos, leia para eles! O hábito da leitura, cultivado desde tenra idade, contribui para o aumento do vocabulário de forma espantosa! Sua prática habitual se faz sentir na assimilação de conhecimentos em todas as áreas.

HORA DE ESTUDAR. . . QUAL É O LUGAR? Na Educação Infantil, os pais

HORA DE ESTUDAR. . . QUAL É O LUGAR? Na Educação Infantil, os pais podem definir o lugar e incentivar seu uso diário. Com os mais velhos, a ideia é cuidar para que haja o mínimo necessário: mesa, cadeira, boa iluminação e distância de tudo que provoque “som” e “distração”. Ah!. . . Uma boa postura ao sentar também ajuda! Concentrado, o(a) aluno(a) aprende mais e erra menos.

ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS TAREFAS É fundamental mostrar para a criança, em qualquer faixa

ZELAR PELO CUMPRIMENTO DAS TAREFAS É fundamental mostrar para a criança, em qualquer faixa etária, a importância do cumprimento das lições, com simples gestos, como olhar o dever, quando pronto. Até mais ou menos os 10 anos, acompanhar diariamente as tarefas – e também vistar a agenda não é considerado uma atitude excessiva, ao contrário. É o momento de “sedimentar” uma rotina de estudos!

A PALAVRA DE ORDEM É ORIENTAR Ao serem acionados a ajudar nas tarefas, é

A PALAVRA DE ORDEM É ORIENTAR Ao serem acionados a ajudar nas tarefas, é frequente que os pais sejam tentados a solucionar os problemas. . . O recomendável é fazer com que a criança reflita sobre o que fez, relendo mais atentamente os enunciados, produzindo uma nova reflexão sobre o assunto. Se o erro persistir, deixe-o, pois, no dia seguinte, com a correção da professora, há a oportunidade do esclarecimento das dúvidas e a fixação da resposta correta.

PRESERVAR O TEMPO LIVRE Várias atividades fora da escola acabam por diminuir o tempo

PRESERVAR O TEMPO LIVRE Várias atividades fora da escola acabam por diminuir o tempo para brincar, sabiamente também um precioso momento para o aprendizado. Rotinas atribuladas demais costumam resultar em cansaço, o que compromete o rendimento escolar.

ESTAR PRESENTE NA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES A presença dos pais no mínimo

ESTAR PRESENTE NA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES A presença dos pais no mínimo proporciona uma chance de sentir o ambiente na escola e é uma demonstração de interesse, o que contribui para o envolvimento dos filhos com a escola. Pais presentes, filhos envolvidos e participativos!

MONITORAR AS NOTAS E O BOLETIM Durante o trimestre, o ideal é um acompanhamento

MONITORAR AS NOTAS E O BOLETIM Durante o trimestre, o ideal é um acompanhamento constante acerca das atividades diárias e das avaliações realizadas. No caso de um resultado abaixo do esperado, o mais adequado a fazer é definir um plano para melhorar o desempenho do filho – não sem antes consultar a escola e avisá-lo de que está fazendo isso. IMPORTANTE! O objetivo é reverter a situação e saber qual será, exatamente, a sua participação.

NA HORA DAS AVALIAÇÕES, SEM PRESSÃO! O excesso de pressão por parte da família

NA HORA DAS AVALIAÇÕES, SEM PRESSÃO! O excesso de pressão por parte da família só atrapalha num momento geralmente tenso na vida do estudante. Os pais podem ajudar, com incentivos e zelando para que o ambiente de casa na hora do estudo não seja barulhento, desfavorável. O lazer, contudo, não deve ser suprimido. Há hora para tudo, rotinas de estudo e tempo livre para diversão! FONTE: A importância do incentivo dos pais www. veja. abril. com. br/licao-casa-pais

ALGUNS LEMBRETES BÁSICOS: COMO DEVE SER O ESTUDO DIÁRIO? Escolher um local adequado; -

ALGUNS LEMBRETES BÁSICOS: COMO DEVE SER O ESTUDO DIÁRIO? Escolher um local adequado; - Ter uma rotina de atividades e de horários de estudo; - A postura ao estudar é importante; - Ter um caderno de “estudos” ou de “rascunho” (a criança escolhe o nome) e mostrá-lo para os pais e a professora; - Fazer leituras diversificadas e contar o que entendeu; - Nas tarefas, solicitar orientação dos adultos; - Fazer um “link” com outra atividade de interesse; - Ter uma boa hora de sono; - Tomar cuidado com a alimentação e - Ter a assinatura diária dos responsáveis na agenda, para saber o que está acontecendo no dia a dia na escola. -

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se, apenas ajudá-lo a encontrar por si

“Não se pode ensinar tudo a alguém, pode-se, apenas ajudá-lo a encontrar por si mesmo. “ (Galileu Galilei) Com o carinho de sempre!!! TELMA B. DE MORAES (blog. educacional. com. br/telmamoraes) e ERIKA D. VICENTINI (blog. educacional. com. br/erika_donadio)