Colgio de Nossa Senhora de Ftima Ano Letivo

  • Slides: 5
Download presentation
Colégio de Nossa Senhora de Fátima Ano Letivo 2019 -20 TEMA: Ratazana - castanha

Colégio de Nossa Senhora de Fátima Ano Letivo 2019 -20 TEMA: Ratazana - castanha Disciplina: Descoberta do Meio Trabalho orientado por: Professor José Artur Pinto Professora Ana Batista Trabalho realizado por: Pedro Vieira, Nº 22 – 5ºB 05 de fevereiro de 2020

1. Introdução: Com este trabalho pretendo apresentar as principais características da espécie Rattus norvegicus,

1. Introdução: Com este trabalho pretendo apresentar as principais características da espécie Rattus norvegicus, conhecido como ratazana-castanha ou rato dos esgotos e falar sobre o seu habitat, a sua distribuição geográfica e sobre o seu atual estado de conservação. Este animal é bastante comum na cidade de Leiria. O meu trabalho está dividido em vários subtemas. 2. NOME COMUM: Ratazana-castanha 3. NOME CIENTÍFICO: Rattus norvegicus 4. CARACTERÍSTICAS FISIOLÓGICAS: Espécie com 21, 4 a 29 cm de comprimento (cabeça- corpo). A ratazana-castanha tem as orelhas mais curtas, carnudas e peludas do que a ratazana-preta. A cauda é mais curta, espessa e escura na parte de cima e clara na superfície inferior. A sua cauda é mais longa que o corpo e apresenta uma coloração uniforme. Os olhos são mais pequenos do que a ratazana-preta.

5. REVESTIMENTO: A ratazana castanha tem o corpo revestido por pelos que apresentam variações

5. REVESTIMENTO: A ratazana castanha tem o corpo revestido por pelos que apresentam variações de cor entre o castanho e o negro. 6. LOCOMOÇÃO: Este animal desloca-se através da marcha. No entanto, em situação de perigo ou lutas entre ratazanas, usam a corrida. 7. REGIME ALIMENTAR: A ratazana-castanha é um animal omnívoro, consumindo preferencialmente cereais agrícolas, sementes, lesmas, caracóis, larvas, rãs, ovos de pássaros, pequenos mamíferos e carcaças. 8. ONDE E COMO ARRANJA ALIMENTO: As ratazanas (Rattus norvegicus) possuem hábito noturno e entram em edificações urbanas em busca de água, alimento e abrigo. 9. REPRODUÇÃO: A ratazana comum pode reproduzir-se todo o ano, se o alimento for abundante e as condições climatéricas amenas. As fêmeas atingem a maturidade sexual às 10 -12 semanas. Têm 7 a 8 crias por ninhada, sendo que o número de ninhadas por ano é de 3 a 6.

10. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: O desenvolvimento embrionário da ratazana-comum ocorre durante 20 a 23 dias.

10. DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO: O desenvolvimento embrionário da ratazana-comum ocorre durante 20 a 23 dias. 11. DIMORFISMO SEXUAL: Nos machos a distância entre o orifício do órgão sexual e do ânus é maior que nas fêmeas. 12. INFLUÊNCIA DOS FACTORES DO MEIO NO COMPORTAMENTO DA RATAZANA: A ratazanas-castanhas têm um comportamento essencialmente noturno. Tem dois picos de atividade, o primeiro é 1 ou 2 horas depois do anoitecer e o segundo é 1 a 2 horas antes do amanhecer. 13. HABITAT: As ratazanas-castanhas vivem geralmente no solo e em tocas. São avistadas em edifícios, sistemas de esgotos e ao ar livre. Podem causar graves danos em canalizações de esgotos ao escavar.

14. DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: A ratazana (Rattus norvegicus) é originária do Extremo Oriente, da Ásia,

14. DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA: A ratazana (Rattus norvegicus) é originária do Extremo Oriente, da Ásia, e tem uma distribuição mundial bastante alargada. Em Portugal, ocorre um pouco por todo o país. 15. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: O estado de conservação desta espécie é pouco preocupante. 17. CONCLUSÃO: Gostei imenso de pesquisar sobre a ratazana-castanha, porque aumentei os meus conhecimentos sobre as características desta espécie. 18. WEBGRAFIA: https: //www. rentokil. com. br/qual-e-a-diferenca-entre-uma-ratazana-e-um-rato/ http: //almargem. org/biodiv/especie/rattus-norvegicus/