Cludio Murillo Cavalcanti Rio de Janeiro 24 de

  • Slides: 17
Download presentation

Cláudio Murillo Cavalcanti (Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1940 — Rio de

Cláudio Murillo Cavalcanti (Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 1940 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2013) foi um ator, diretor de televisão, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador, radialista e político brasileiro.

Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradentes (ALERJ) e a Medalha

Foi homenageado com várias condecorações, entre elas a Medalha Tiradentes (ALERJ) e a Medalha General Zenóbio da Costa (Exército Brasileiro), e foi Comendador do Exército Brasileiro com a Medalha do Pacificador.

Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota, psicóloga e atriz, com

Cláudio Cavalcanti foi casado desde 1979 com Maria Lucia Frota, psicóloga e atriz, com quem dividiu o palco inúmeras vezes. Ambos eram vegetarianos e ativistas dos direitos dos animais, e sua mulher foi a criadora da Secretaria Municipal de Defesa dos Animais na cidade do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de secretária municipal de janeiro de 2001 a fevereiro de 2005.

Iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos dezesseis anos

Iniciou a carreira de ator em 13 de dezembro de 1956, aos dezesseis anos de idade, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), atuando ao lado de Nathália Timberg, Sérgio Britto e Fernanda Montenegro. No mesmo ano estreou em televisão fazendo teatro ao vivo.

Desde então nunca mais interrompeu suas atividades de ator, continuando a atuar em teatro,

Desde então nunca mais interrompeu suas atividades de ator, continuando a atuar em teatro, televisão e cinema até pouco tempo antes do seu falecimento, tendo em seu currículo 41 peças, 39 telenovelas e 35 filmes.

Como escritor tem cinco livros publicados, dentre os quais três antologias. Como cantor foi

Como escritor tem cinco livros publicados, dentre os quais três antologias. Como cantor foi campeão de vendas com o longplay "Claudio Cavalcanti" em 1971.

Concomitantemente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade

Concomitantemente com suas atividades artísticas, em outubro de 2000 foi eleito vereador da Cidade do Rio de Janeiro pelo então PFL, atual DEM, com a plataforma "Por um futuro de respeito aos animais". Reeleito em 2004, cumpriu dois mandatos.

Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis consideradas pioneiras

Em oito anos de atividade legislativa, criou e teve aprovadas 29 leis consideradas pioneiras em relação à defesa dos direitos animais, entre as quais a que proíbe o extermínio de animais abandonados e introduz a esterilização gratuita como método oficial de controle populacional e de zoonoses.

Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade

Também, entre outras, proibiu rodeios, circos com animais, estabeleceu multa para maus-tratos e crueldade contra animais, e conseguiu a aprovação da lei que proibia a utilização de animais em experiências científicas (vivissecção) recebendo maciço apoio nacional e internacional e criando enorme polêmica.

Depois a lei foi vetada pelo então prefeito César Maia. Em 2006 se candidatou

Depois a lei foi vetada pelo então prefeito César Maia. Em 2006 se candidatou a deputado estadual, tendo obtido 39. 742 votos e sendo diplomado em dezembro de 2006 como suplente durante licença de um dos titulares.

Não conseguiu se reeleger vereador em 2008 mas, depois da cassação do deputado Natalino,

Não conseguiu se reeleger vereador em 2008 mas, depois da cassação do deputado Natalino, se tornou titular em definitivo da vaga na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ).

No entanto, ainda não se sabe por quê, a assembleia empossou outro deputado menos

No entanto, ainda não se sabe por quê, a assembleia empossou outro deputado menos votado. Ultimamente aguardava o julgamento de um Mandado de Segurança contra a Mesa Diretora da ALERJ, mandado esse que estaria em tramitação no Órgão Especial do TJ-RJ.

Faleceu no início da noite do dia 29 de setembro de 2013, no Rio

Faleceu no início da noite do dia 29 de setembro de 2013, no Rio de Janeiro, aos 73 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Pró-Cardíaco desde a semana de 22 de setembro e, no dia 24, tinha passado por um cirurgia por conta da falência de uma vértebra. Segundo o seu cardiologista e genro, Carlos Eduardo Menna Barreto, o ator sofreu um choque cardiogênico que evoluiu para uma insuficiência renal e falência múltipla dos órgãos, ocasionando o falecimento.

Ele foi velado no Cemitério Vertical Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, com

Ele foi velado no Cemitério Vertical Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro, com a presença de artistas como Cássia Kis Magro, Gracindo Júnior e Jayme Periard.

A pedido do ator, o seu corpo foi cremado e as suas cinzas lançadas

A pedido do ator, o seu corpo foi cremado e as suas cinzas lançadas ao mar.

CRÉDITOS Formatado por : Angelica Lepper www. angelicaslides. com. br (no rodapé do site

CRÉDITOS Formatado por : Angelica Lepper www. angelicaslides. com. br (no rodapé do site você pode ir acompanhando os 4 pps mais recentes) (agora também com localizador de slides) airlepper@gmail. com Texto e Imagens : Internet Música : Sleepy Shores - Andy Ross Orchestra Para recebimento gratuito de novas mensagens clique no link abaixo e depois clique em "enviar" (não precisa escrever nada no texto): Angelica. Slides-subscribe@yahoogrupos. com. br Para cancelar o recebimento faça o mesmo no link abaixo: Angelica. Slides-unsubscribe@yahoogrupos. com. br