CLIMA Prof Wecker Jr CLIMA O Clima o

  • Slides: 49
Download presentation
CLIMA Prof. º Wecker Jr.

CLIMA Prof. º Wecker Jr.

CLIMA § O “Clima” é o comportamento do tempo atmosférico ao longo do ano.

CLIMA § O “Clima” é o comportamento do tempo atmosférico ao longo do ano. Se falarmos que o “dia está quente” ou “o dia está seco” estamos nos referindo ao comportamento da atmosfera nesses dias. Estamos falando de “Tempo” que é o estado da atmosfera de um lugar num determinado momento.

OS FATORES DO CLIMA § O clima de uma determinada região é resultante de

OS FATORES DO CLIMA § O clima de uma determinada região é resultante de uma série de fatores: § LATITUDE – quanto mais nos distanciamos do Equador, portanto, quanto maior a latitude, menores são as médias anuais de temperatura.

§ ALTITUDE – a cada 100 m que se sobe, a temperatura cai em

§ ALTITUDE – a cada 100 m que se sobe, a temperatura cai em torno de 0, 6 ºC. Além disso, nas grandes altitudes, o ar é mais rarefeito, isto é, conhece uma menor concentração de gases e de umidade, o que diminui a retenção de calor e a temperatura.

§ MASSAS DE AR – ventos que se deslocam, por diferença de pressão, entre

§ MASSAS DE AR – ventos que se deslocam, por diferença de pressão, entre as diversas regiões do planeta, sempre carregando as características de umidade e temperatura da região de onde vieram. Origem: Polar, Tropical e Equatorial.

MASSA EQUATORIAL CONTINENTAL § MEC: Massa Equatorial Continental (quente e úmida). Origem: Porção ocidental

MASSA EQUATORIAL CONTINENTAL § MEC: Massa Equatorial Continental (quente e úmida). Origem: Porção ocidental (oeste) da Amazônia. É a massa de ar que mais atua no Brasil no verão.

MASSA EQUATORIAL ATL NTICA § MEA: Massa Equatorial Atlântica (quente e úmida). Origem: Próxima

MASSA EQUATORIAL ATL NTICA § MEA: Massa Equatorial Atlântica (quente e úmida). Origem: Próxima a Ilha de Açores. Atua sobre o litoral nordestino.

MASSA TROPICAL ATL NTICA § MTA: Massa Tropical Atlântica (quente e úmida). Origem: Próximo

MASSA TROPICAL ATL NTICA § MTA: Massa Tropical Atlântica (quente e úmida). Origem: Próximo ao Trópico de Capricórnio. 2ª massa de ar que mais atua no Brasil no verão. (litoral nordestino e região Sudeste e Sul).

MASSA TROPICAL CONTINENTAL § MTC: Massa Tropical Continental (quente e seca). Origem: Próxima a

MASSA TROPICAL CONTINENTAL § MTC: Massa Tropical Continental (quente e seca). Origem: Próxima a depressão do Chaco (Argentina e Bolívia). Atua na região Centro-Oeste.

MASSA POLAR ATL NTICA § MPA: Massa Polar Atlântica (fria e úmida). Origem: sul

MASSA POLAR ATL NTICA § MPA: Massa Polar Atlântica (fria e úmida). Origem: sul da Patagônia (Argentina). É a massa de ar que mais atua no Brasil durante o inverno.

§CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE § Continentalidade: efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos

§CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE § Continentalidade: efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes. § Maritimidade: efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no litoral.

§ RELEVO – influi na temperatura e na umidade, pois facilita ou dificulta a

§ RELEVO – influi na temperatura e na umidade, pois facilita ou dificulta a circulação das massas de ar.

§ VEGETAÇÃO: as plantas tiram umidade do solo pela raiz e a enviam à

§ VEGETAÇÃO: as plantas tiram umidade do solo pela raiz e a enviam à atmosfera pelas folhas, contribuindo para alterar a temperatura. Além disso, a vegetação impede que os raios solares atinjam diretamente a superfície terrestre.

OS ELEMENTOS DO CLIMA § Dois são os elementos fundamentais do clima: a umidade

OS ELEMENTOS DO CLIMA § Dois são os elementos fundamentais do clima: a umidade e a pressão atmosférica. § A UMIDADE corresponde à quantidade de água presente na atmosfera num determinado momento.

TIPOS DE CHUVAS § CHUVA FRONTAL – ocorre quando uma massa de ar quente

TIPOS DE CHUVAS § CHUVA FRONTAL – ocorre quando uma massa de ar quente entra em contato com uma massa de ar fria.

§ CHUVAS DE VERÃO, CONVECTIVAS OU TORRENCIAIS: num dia quente, o ar próximo ao

§ CHUVAS DE VERÃO, CONVECTIVAS OU TORRENCIAIS: num dia quente, o ar próximo ao chão fica leve, subindo numa velocidade intensa para as camadas mais altas da atmosfera que, então, ficam muito úmidas.

§ CHUVA OROGRÁFICA OU DE RELEVO: este tipo de chuva acontece quando massas de

§ CHUVA OROGRÁFICA OU DE RELEVO: este tipo de chuva acontece quando massas de ar se chocam com montanhas de altitude elevada e são obrigadas a subir para as camadas mais altas da atmosfera, o que provoca a queda de temperatura e a condensação do vapor.

CHAPADÃO DO CÉU-GO

CHAPADÃO DO CÉU-GO

CHAPADÃO DO CÉU-GO

CHAPADÃO DO CÉU-GO

CHAPADÃO DO CÉU-GO

CHAPADÃO DO CÉU-GO

§ A PRESSÃO ATMOSFÉRICA é a força gerada pelo peso do ar. Em altitudes

§ A PRESSÃO ATMOSFÉRICA é a força gerada pelo peso do ar. Em altitudes elevadas, onde o ar é mais rarefeito, a pressão é menor do que na superfície terrestre. Além disso, o ar quente é leve pois uma temperatura mais alta diminui o número de moléculas que circulam na atmosfera, diminuindo assim o peso do ar. Por outro lado, quando de temperatura fria, o ar fica mais pesado, aumentando a pressão.

§ OS VENTOS: movimentos de ar na atmosfera – são produzidos pelas diferenças de

§ OS VENTOS: movimentos de ar na atmosfera – são produzidos pelas diferenças de pressão, pois eles sempre se deslocam de áreas de alta pressão para as de baixa pressão e das regiões de temperatura baixa para as de temperatura elevada.

El Niño

El Niño

La Niña

La Niña

VERÃO: 21 DE DEZEMBRO OUTONO: 21 DE MARÇO INVERNO: 21 DE JUNHO PRIMAVERA: 23

VERÃO: 21 DE DEZEMBRO OUTONO: 21 DE MARÇO INVERNO: 21 DE JUNHO PRIMAVERA: 23 DE SETEMBRO

Mistral: é um vento violento, frio e seco do norte das regiões sudeste da

Mistral: é um vento violento, frio e seco do norte das regiões sudeste da França. Minuano: ar que tipicamente acomete a região sul do Brasil. É um vento frio de origem polar.

Alísios: sopram constantemente das zonas polares e dos trópicos em direção à linha do

Alísios: sopram constantemente das zonas polares e dos trópicos em direção à linha do equador. Carregam umidade. Contra-alísios: direcionandose da linha do equador aos trópicos. São ventos geralmente muito secos.

ZCIT: é a área que circunda a Terra, próxima ao equador, onde os ventos

ZCIT: é a área que circunda a Terra, próxima ao equador, onde os ventos originários dos hemisférios norte e sul se encontram. Brisas: São ventos repetitivos que sopram do mar para o continente durante o dia e do continente para o mar durante a noite.

FIM

FIM