Clima no Brasil Professor Jeferson CLIMA DO BRASIL

  • Slides: 28
Download presentation
Clima no Brasil Professor Jeferson

Clima no Brasil Professor Jeferson

CLIMA DO BRASIL • O Brasil tem 92% de suas terras encaixadas entre os

CLIMA DO BRASIL • O Brasil tem 92% de suas terras encaixadas entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, é um país eminentemente tropical. • As temperaturas médias estão entre os 20ºC e os 28ºC. • Ausência de climas extremos, como os desertos, as geleiras, os invernos prolongados com temperaturas diárias abaixo de zero graus.

Latitude • Quanto ao Brasil, 92% do nosso território entre os trópicos de Câncer

Latitude • Quanto ao Brasil, 92% do nosso território entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio. • Dados que nos conferem predominância de temperaturas elevadas com pequenas amplitudes térmicas. • A amplitude térmica será maior quanto maior a latitude e quanto maior a continentalidade.

Altitude • Apenas 0, 5% do seu território acima de 1200 metros. • 80%

Altitude • Apenas 0, 5% do seu território acima de 1200 metros. • 80% do território está entre 0 e 500 metros acima do nível do mar. • Se conclui que temos vocação para temperaturas elevadas, além de facilitar o deslocamento de várias massas de ar que atuam no nosso clima.

Observe a influência da altitude nas temperaturas Veja a influência da latitude nas temperaturas

Observe a influência da altitude nas temperaturas Veja a influência da latitude nas temperaturas

CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE • O Brasil tem uma grande extensão territorial no sentido leste/oeste,

CONTINENTALIDADE e MARITIMIDADE • O Brasil tem uma grande extensão territorial no sentido leste/oeste, são mais de 4. 300 km. • Devido a esse fator os climas das regiões apresenta influência da continentalidade. • Na faixa litorânea, a presença da maritimidade.

El Niño e La Niña

El Niño e La Niña

MASSAS DE AR No Brasil temos 5 massas de ar diferentes atuando nos climas

MASSAS DE AR No Brasil temos 5 massas de ar diferentes atuando nos climas , são 2 delas formadas nas proximidades da linha do Equador, 2 em ambientes tropicais e 1 formada na região polar austral.

Tipos climáticos do Brasil

Tipos climáticos do Brasil

Biomas do Brasil

Biomas do Brasil

CLIMA EQUATORIAL Clima quente e úmido, com temperaturas médias mensais em torno dos 25

CLIMA EQUATORIAL Clima quente e úmido, com temperaturas médias mensais em torno dos 25 graus, amplitudes térmicas inferiores a 3 graus, não apresenta estação seca , as chuvas são regularmente distribuídas o ano todo, os índices pluviométricos anuais estão entre 2000 mm e 2500 mm.

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica Elevada biodiversidade Árvores grandes Latifoliadas e perenefolias Extrato arbóreo a mais de

Floresta Amazônica Elevada biodiversidade Árvores grandes Latifoliadas e perenefolias Extrato arbóreo a mais de 30 metros do solo Temperatura média anual: 28ºC Pluviosidade média anual: 2930 mm Solo raso e pobre. Elevada taxa de decomposição.

CLIMA TROPICAL Clima quente com temperaturas médias superiores a 20 graus, amplitudes térmicas em

CLIMA TROPICAL Clima quente com temperaturas médias superiores a 20 graus, amplitudes térmicas em torno de 5 graus. Apresenta duas estações bem definidas: uma chuvosa (verão) e outra seca (inverno). Os índices pluviométricos estão por volta dos 1500 mm/ano.

Complexo do Pantanal Vasta planície inundada Formado há 5 milhões de anos com a

Complexo do Pantanal Vasta planície inundada Formado há 5 milhões de anos com a elevação dos Andes e rebaixamento de terras formando a planície. Altitudes das terras: de 80 a 200 metros do N/M. Alta biodiversidade Dinâmica do pantanal é influenciada pelas cheias anuais. As inundações trazem grandes quantidades de Sedimentos e nutrientes.

Cerrado É um tipo de savana Árvores baixas e espaçadas, Raízes profundas Folhas grandes

Cerrado É um tipo de savana Árvores baixas e espaçadas, Raízes profundas Folhas grandes e duras. Arbustos com raízes armazenadoras Vegetação dependente das queimadas naturais Temperatura média: 26ºC Índice pluviométrico: 1100 a 2000 mm

CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE. Clima tropical, com regime de chuvas concentradas no verão e

CLIMA TROPICAL DE ALTITUDE. Clima tropical, com regime de chuvas concentradas no verão e secas no inverno. As temperaturas são amenas para a latitude, em função das maiores altitudes; as temperaturas situam-se entre 18º e 22ºC. Os índices pluviométricos estarão em torno dos 1500 mm/ano.

CLIMA SEMI-ÁRIDO Encontrado no sertão do Nordeste brasileiro e no norte de Minas Gerais.

CLIMA SEMI-ÁRIDO Encontrado no sertão do Nordeste brasileiro e no norte de Minas Gerais. Apresenta médias térmicas superiores a 24ºC e amplitudes baixas. As precipitações ficam entre 250 e 700 mm/ano. Além de escassas, as chuvas estão mal distribuídas no tempo e no espaço.

Caatinga. BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Árvores baixas e arbustos. Plantas xeromórficas Perdem suas

Caatinga. BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Árvores baixas e arbustos. Plantas xeromórficas Perdem suas folhas no período de seca (caducifólia). Folhas transformadas em espinhos Caule suculento Cutícula impermeável Raízes bem desenvolvidas Temperatura média: 27ºC Índice pluviométrico: 500 a 700 mm

CLIMA SUBTROPICAL Apresenta as menores médias de temperatura, entre 12º e 18ºC. As amplitudes

CLIMA SUBTROPICAL Apresenta as menores médias de temperatura, entre 12º e 18ºC. As amplitudes térmicas podem superar 10ºC. O inverno é marcante no planalto Meridional (maior altitude), com ocorrência de geada e eventuais nevascas. A pluviosidade em torno de 1500 mm/ano a 2000 mm/ano. As chuvas se distribuem de forma regular o ano todo.

Mata de Araucárias Situa-se no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul

Mata de Araucárias Situa-se no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo. Extrato Arbóreo: araucárias Temperatura média anual: 16ºC Pluviosidade média anual: 1400 mm Folhas reduzidas e em forma de agulha

BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Estróbilo de araucária Araucária - Pinheiro do Paraná Uma

BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Estróbilo de araucária Araucária - Pinheiro do Paraná Uma conífera

Pampas BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Situa-se no Rio Grande do Sul Predomínio de

Pampas BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Situa-se no Rio Grande do Sul Predomínio de gramíneas Temperatura: 10 a 14ºC no inverno; 20 a 23ºC no verão Índice pluviométrico: 500 a 1000 mm Também chamado de Campos Limpos

TROPICAL ÚMIDO Na faixa litorânea do país, do nordeste oriental até o Sudeste do

TROPICAL ÚMIDO Na faixa litorânea do país, do nordeste oriental até o Sudeste do país encontramos, nas áreas de planície litorânea e na encosta do Planalto Atlântico, um clima marcado pelo alto índice pluviométrico e pelas elevadas temperaturas médias anuais. As altas precipitações estão ligadas principalmente ao mecanismo das chuvas orográficas.

BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Mata Atlântica (Floresta Pluvial Costeira) Elevado índice pluviométrico devido

BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Mata Atlântica (Floresta Pluvial Costeira) Elevado índice pluviométrico devido às chuvas orográficas. Vegetação latifoliada e perenefólia. Grande diversidade de Plantas epífitas Temperatura média anual: 21ºC Pluviosidade média anual: 2240 mm Grandes áreas devastadas

Manguezal BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Bioma litorâneo de característica arbustiva Solo lodoso e

Manguezal BIOMAS E FITOGEOGRAFIA DO BRASIL Bioma litorâneo de característica arbustiva Solo lodoso e salgado Forma-se na região de desembocadura de rio com o mar. Mangue tem raízes-escora e pneumatóforos Alta disponibilidade de nutrientes e minerais