CLASSE DA EBD DA IBI NOVO TRIMESTRE NOVO
– CLASSE DA EBD DA IBI NOVO TRIMESTRE NOVO TEMA A IGREJA DE CRISTO SUA NATUREZA E MISSÃO ESTUDO 05 O MINISTÉRIO DA IGREJA
ABERTURA Até algum tempo atrás quando se falava em ministério pensava-se exclusivamente no ministério pastoral. Parece-nos que a palavra estava como que marcada para identificar a obra e o serviço pastoral apenas. Mais recentemente, a visão ampliou-se e passamos a ver como ministérios também as diversas atividades desenvolvidas na e pela igreja de Cristo. Esta palavra estava como que marcada para identificar o ministro de Deus, um pastor ou o ministro de uma das pastas de um Governo. A partir dos anos 80, com a disseminação da pregação nas igrejas de Cristo sobre o sacerdócio universal dos crentes, a imagem ampliou-se e daí para a frente começou-se a visualizar a ideia dos multiministérios eclesiásticos.
Este é então o nosso assunto de hoje: MINISTÉRIO DA IGREJA! Qual deve ser? Que é isto?
SUMÁRIO DOS ESTUDOS DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL Introdução aos estudos da EBD 01 – A origem da igreja EBD 02 – A razão de ser da igreja EBD 03 – A história da igreja EBD 04 – A contextualização da igreja EBD 05 – O ministério da igreja EBD 06 – A identidade divina da igreja EBD 07 – A união dos santos EBD 08 – A propagação do evangelho EBD 09 – O serviço cristão EBD 10 – O instrumento da comunhão EBD 11 – O ministério do culto EBD 12 – O dever do ensino EBD 13 – O futuro da igreja Pág. 07 10 14 18 22 26 30 34 36 42 46 50 54 58
INTRODUÇÃO I A igreja de Cristo estava agora constituída, Em várias partes do mundo ela se espraiava e os crentes ali se reuniam para cultuar, ensinar e servir. Os chamados multiministérios já estavam presentes em cada igreja, de forma iniciante mas sendo praticados e vivenciados pelos irmãos membros daquelas comunidades cristãs. O apóstolo Paulo conhecia de perto quase todas essas igrejas. Muitas foram fundadas por ele em suas viagens. Quando ele escreve a elas, ressalta em cada uma delas os aspectos peculiares que estariam a requerer sua orientação como apóstolo e pastor. Importante é ressaltar-se neste aspecto que em quase todas as cartas Paulo ressalta uma tríplice característica que deveria estar presente em toda localidade onde se erguesse uma igreja de Cristo. Quais? . . .
INTRODUÇÃO II A referência a esses três fatores é feita por Paulo em 7 das 9 cartas que escreveu às igrejas. Nas duas em que não o fez há uma razão: a carta aos gálatas servia para várias igrejas e à de Roma, ele ainda não a conhecia.
INTRODUÇÃO III Assim podemos com segurança afirmar que para o grande apóstolo dos gentios, o que ele queria que fosse ressaltado em cada igreja que se dizia de Cristo, na época e daí para a frente, é que o ministério fundamental para cada igreja deveria ser sempre: A vivência da fé! A prática do amor! A visão da esperança! Eis aí o multiministério de uma igreja cristã.
A igreja de Cristo Natureza e Missão Estudo 05 “O Ministério da Igreja” Texto bíblico – Diversos Texto áureo – 1 Co 13. 13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor; estes três; mas o maior destes é o amor”
Lição 05 – Domingo 31. 07. 2016 ESPERANÇA Título: “O ministério fundamental da Igreja” Textos a destacar: 1. 1 Tessalonicenses 1. 2, 3 2. Colossenses 1. 4, 5 3. Efésios 1. 15 -18 FÉ A M O R 4. 1 Coríntios 1. 4 -7 5. Filipenses 1. 4 -6 6. Gálatas 5. 16 -26 7. 1 Coríntios 12. 1 -13
1. 1 Tessalonicenses 1: 2, 3 Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, . Quando vemos nos dias de hoje igrejas desejando serem lembradas por seus belos templos, pela modernidade dos recursos de que se vale, pelos serviços sociais que realiza e até pela obra missionária que desenvolve, devemos ressaltar que, embora esses aspectos sejam importantes, o ministério fundamental da igreja de Cristo deve ser hoje, como no passado, viver em fé, testemunhar o amor e apregoar a esperança.
2. Colossenses 1: 4, 5 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Na carta aos colossenses Paulo volta a mencionar as três palavraschaves da igreja de Cristo Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Estas três características vão determinar a atuação da igreja de Cristo desde os tempos bíblicos aos nossos dias: - A fé leva a igreja a evangelizar! - O amor leva a igreja a viver com zelo pelos irmãos! - A esperança leva a igreja a crer no amanhã melhor aqui e muito melhor ainda na eternidade que nos aguarda como crentes!
3. Efésios 1: 15 -18 Por isso, ouvindo eu também da fé que entre vós há no Senhor Jesus, e o vosso amor para com todos os santos, Não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações: Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos; Passamos por Tessalônica, Colossos e chegando agora a Éfeso, vamos notar a mesma ênfase do apóstolo. Nesta igreja onde ele passou o maior tempo de seu ministério evangelístico, Paulo vira qual planta bem cuidada a igreja crescer.
4. 1 Coríntios 1: 4 -7 Sempre dou graças ao meu Deus por vós pela graça de Deus que vos foi dada em Jesus Cristo (a Fé). O apóstolo manifestava a Deus em suas orações a gratidão que tinha por perceber entre os irmãos de cada igreja a presença da FÉ, do AMOR e da ESPERANÇA. Mesmo que não pronunciasse as palavras-chaves elas estavam intrínsecas em suas cartas. Porque em tudo fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento, assim como o testemunho de Cristo foi mesmo confirmado entre vós (o Amor). De maneira que nenhum dom vos falta, esperando a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo (a Esperança),
5. Filipenses 1: 4 -6 Fazendo sempre com alegria oração por vós em todas as minhas súplicas (a Fé), Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora (o Amor). Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo (A Esperança) Três símbolos modernos para evidenciar a presença das palavras-chaves no seio da igreja de Cristo hoje, onde: A cruz, simboliza a FÉ que temos no sacrifício de Cristo; A âncora simboliza a ESPERANÇA que está enraizada na vida de cada crente. O coração simboliza o AMOR que deve nos unir a todos como filhos de Deus.
6. Gálatas 5: 16 -26 Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Já que estamos em clima de Olimpíada, lembremo-nos que a vida cristã é uma corrida de obstáculos. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, Surgem a toda hora e benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas somente armados com coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com a FÉ, o AMOR, e as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, a ESPERANÇA andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de é que poderemos superá vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros. -los.
A cruz de Cristo consumou a prova maior do amor de Deus! 7. 1 Coríntios 13: 1 -13 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos; Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.
CONCLUSÃO Destas três marcas identificadas por Paulo nas igrejas neotestamentárias qual você indicaria como a mais significativa para a igreja de hoje? Pregar a FÉ? Segundo Lucas, as marcas de uma igreja viva estão demonstradas no texto de Atos 2. 42 -47. Segundo Paulo, as marcas de uma igreja viva estão registradas em 1 Coríntios 13. 1 -13, pela vivência da Fé, do Amor e da Esperança Viver o AMOR? Manter a ESPERANÇA? Que posso fazer para que a minha igreja ostente para o mundo “as marcas vivas” de uma verdadeira igreja de Cristo?
- Slides: 17