CINCIAS Turma 6 ano Professor Guilherme Vieira Poluio

  • Slides: 33
Download presentation
CIÊNCIAS Turma: 6º ano Professor: Guilherme Vieira

CIÊNCIAS Turma: 6º ano Professor: Guilherme Vieira

Poluição do ar Capítulo 18

Poluição do ar Capítulo 18

POLUIÇÃO – emissão de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos (poluentes), para o ar, água

POLUIÇÃO – emissão de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos (poluentes), para o ar, água e solo, em quantidades superiores à capacidade que o ambiente tem de os absorver ou inativar. A poluição é a degradação do meio ambiente e revela-se, neste momento, como uma das principais causas de perturbação do equilíbrio dos ecossistemas.

Poluição do Ar Causas Consequências • veículos motorizados que liberam gases como monóxido de

Poluição do Ar Causas Consequências • veículos motorizados que liberam gases como monóxido de carbono; • incêndios florestais; • poeiras dos desertos; • liberação de Enxofre pelas indústrias. • • chuvas ácidas; os problemas com maior expressão de nível respiratório e cardiovascular. Estudos recentes mostram que crianças sujeitas a níveis elevados de poluição atmosférica têm maior prevalência de sintomas respiratórios, sofrem uma diminuição da capacidade pulmonar com um aumento de episódios de doença respiratória.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA A poluição atmosférica resulta da emissão de gases e poeiras para a

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA A poluição atmosférica resulta da emissão de gases e poeiras para a atmosfera. Fontes de poluição do ar: • indústrias; QUEIMA DE • tráfego automóvel; COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS!!! • atividades domésticas • fogos florestais; • queima de resíduos; • actividade vulcânica.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Principais poluentes do ar: § Dióxido de carbono (CO 2) - responsável

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA Principais poluentes do ar: § Dióxido de carbono (CO 2) - responsável por cerca de 55% do efeito de estufa. § Clorofluorcarbonetos (CFC) - responsáveis não só por 24% do aquecimento global resultante do efeito de estufa, mas também pela destruição da camada de ozono (que protege da radiação perigosa dos raios solares). § Metano (CH 4) - produzido pela decomposição de matéria orgânica, em algumas culturas, nas lixeiras e pelos excrementos do gado. § Dióxido de enxofre (SO 2) e Óxidos de azoto (NOx) – responsáveis pelas chuvas ácidas. principais

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? Principais problemas globais: AQUECIMENTO GLOBAL DEVIDO AO AUMENTO DO

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? Principais problemas globais: AQUECIMENTO GLOBAL DEVIDO AO AUMENTO DO EFEITO DE ESTUFA REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO CHUVAS ÁCIDAS

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? “EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau? ! Quando tudo

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? “EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau? ! Quando tudo corre normalmente, o efeito de estufa é um fenómeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta com as temperaturas certas, pois bloqueiam parte do calor recebido pelo Sol, aquecendo o planeta. Sem efeito de estufa, a Terra seria muito mais fria e a Vida dificilmente se desenvolveria.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? “EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau? ! O efeito

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? “EFEITO DE ESTUFA”, bom ou mau? ! O efeito de estufa é natural e indispensável à Vida na Terra!!!

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? Mas… O AUMENTO DO “EFEITO DE ESTUFA” causa AQUECIMENTO

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? Mas… O AUMENTO DO “EFEITO DE ESTUFA” causa AQUECIMENTO GLOBAL A actividade humana tem vindo a aumentar a emissão de GEE (Gases com Efeito de Estufa), o que provoca a retenção de calor na atmosfera e consequentemente o aumento da temperatura – AQUECIMENTO GLOBAL Consequências do AQUECIMENTO GLOBAL: - Fusão das calotes polares subida do nível médio do mar inundações e perda de habitats e espécies; - Alterações climáticas (tempestades, secas, …) extinção de espécies.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir? Como prevenir o aumento do EFEITO DE ESTUFA? !

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir? Como prevenir o aumento do EFEITO DE ESTUFA? ! Reduzindo a emissão de GEE: - Diminuir o consumo de eletricidade; - Andar a pé ou utilizar transportes públicos; - Introduzir filtros nas chaminés das indústrias; - Substituir os combustíveis fósseis pelas energias renováveis.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO A camada de ozono

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO A camada de ozono filtra a maioria das radiações UV, que são nocivas aos seres vivos

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO O aumento de CFC

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZONO O aumento de CFC na atmosfera destrói a camada de ozono (as radiações UV quebram os CFC, libertando átomos de Cloro, que vão destruir o Ozono).

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir? Com a REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO ocorre entrada

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – como prevenir? Com a REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO ocorre entrada de mais RADIAÇÕES ULTRAVIOLETA (UV), que provocam: - Danificação de culturas agrícolas e alguns materiais (ex. : plásticos); - Queimaduras solares; - Cancro de pele; - Cegueira; - Extinção de algumas espécies. COMO PREVENIR A REDUÇÃO DA CAMADA DE OZONO? ! EVITAR A UTILIZAÇÃO DOS PRODUTOS QUE CONTÊM CFC (sprays, alguns frigoríficos, ar condicionado, …)!

Efeito Estufa Causas Consequências • Acúmulo de gás carbônico no ar, devido ao aumento

Efeito Estufa Causas Consequências • Acúmulo de gás carbônico no ar, devido ao aumento das combustões industriais. • Em relação à saúde, muitos indivíduos estão sofrendo por problemas (doenças) provenientes do aquecimento global. São cerca de 160 mil pessoas que morrem todo ano. As doenças variam, desde a malária à desnutrição e esses números podem dobrar até 2020. Estudos dizem que as crianças em nações em desenvolvimento são as mais vulneráveis. A maioria das mortes estaria ocorrendo em países como a África, América Latina e Ásia, devido a maior incidência de desnutrição, diarreia e malária, com temperaturas altas, enchentes e secas. • http: //pt. wikipedia. org/wiki/Efeito_estufa

Buraco na camada de ozônio Causas Consequências • liberação de CFC’s por aerosóis; •

Buraco na camada de ozônio Causas Consequências • liberação de CFC’s por aerosóis; • liberação de óxido Nítrico (NO) pelos aviões na estratosfera, também contribuem para a destruição da camada do ozônio. • aumento da incidência do cancro de pele, podem gerar o desaparecimento de espécies animais e vegetais e causar mutações genéticas; • deformações, atrofias e cegueira (cataratas) assim como a diminuição das defesas imunológicas, favorecendo o aparecimento de doenças infecciosas e em casos extremos, pode levar à morte; • a radiação ultravioleta excessiva pode também diminuir a taxa de crescimento de plantas e aumentar a degradação de plásticos, tal como aumentar a produção de ozono troposférico e afetar ecossistemas terrestres e aquáticos, alterando o crescimento, cadeias alimentares e ciclos bioquímicos. Em particular, a vida aquática junto à superfície da água, onde as espécies de plantas que formam as bases da cadeia alimentar são mais abundantes, é adversamente afetada por elevados níveis de radiação ultravioleta.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? CHUVAS ÁCIDAS Os compostos de enxofre e azoto reagem

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? CHUVAS ÁCIDAS Os compostos de enxofre e azoto reagem com o vapor de água da atmosfera formando ácidos (ácido sulfúrico e nítrico), nítrico formando as CHUVAS ÁCIDAS.

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? As CHUVAS ÁCIDAS provocam: - destruição de plantas e

POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA – que consequências? As CHUVAS ÁCIDAS provocam: - destruição de plantas e florestas; - atrasam o crescimento das plantas; - tornam o solo, rios e lagos mais ácidos; - aumentam as doenças respiratórias (asma); - danificam monumentos. COMO PREVENIR AS CHUVAS ÁCIDAS? ! - diminuir a utilização dos combustíveis fósseis; - substituir os combustíveis fósseis pelas energias renováveis; - instalar filtros nas indústrias e transportes;

CURIOSIDADES • O Programa das Nações Unidas para o Ambiente previu que, perto do

CURIOSIDADES • O Programa das Nações Unidas para o Ambiente previu que, perto do ano 2025, a temperatura média do planeta terá subido cerca de 1, 5ºC. Este aumento de temperatura provocará, consequentemente, uma subida do nível médio da água do mar em cerca de 20 cm pelo derretimento das calotes polares. • Um automóvel desafinado emite o dobro de substâncias poluentes (nomeadamente dióxido de carbono). • Nos EUA, mil e duzentos lagos (1200) encontram-se completamente destruídos pelas chuvas ácidas e a Alemanha já perdeu metade das suas florestas à conta deste fenómeno. • O dióxido de enxofre (SO 2) é o principal componente da chuva ácida em quase todas as regiões e as centrais eléctricas são responsáveis por cerca de 65% das emissões totais dessa substância, nos Estados Unidos. Assim, é preciso fazer grandes reduções nas emissões de SO 2 lançadas pelas centrais eléctricas. A poupança da electricidade, entre outras poupanças, é um modo de o conseguirmos. • Calcula-se que o corte de 50% na produção de CFC's reduziria 95% dos danos na camada de ozono. • Milhões de europeus vivem em zonas onde a poluição do ar é suficientemente grave para causar a morte prematura de milhares de pessoas e desenvolver um número ainda mais elevado de doenças crónicas e incapacitantes.

Poluição do Ar * Gases de concentração variável.

Poluição do Ar * Gases de concentração variável.

Principais poluentes Poluente Origem Monitoramento Monóxido de carbono Combustão incompleta de materias carbonatdos. Os

Principais poluentes Poluente Origem Monitoramento Monóxido de carbono Combustão incompleta de materias carbonatdos. Os veículos automotores constituem a principal fonte Espectrofotometria de in fravermelho não-dispersivo Dióxido de carbono Ocorre naturalmente, mas também é produzido na combustão de materiais carbonados para produção de energia. Queimadas. Espectrofotometria de in fravermelho não-dispersivo Óxidos de nitrogênio Hidrocarbonetos Produzido naturalmente pelos vulcões. Queima de combustíveis fósseis. Queimadas. Método da quimioluminescência Evaporação e queima de combustíveis fósseis em veículos automotores e na indústria Método da ionização de chama

Poluente Origem Dióxido de enxofre Material particulado Monitoramento Produzido naturalmente pelos vulcões. Queima de

Poluente Origem Dióxido de enxofre Material particulado Monitoramento Produzido naturalmente pelos vulcões. Queima de combustíveis fósseis. Processos industriais Indústrias, mineração, veículos, queimadas e construção civil. Espectrofotometria de in fravermelho não-dispersivo

Efeitos sobre os seres vivos e materiais poluente consequências Nox - óxidos de nitrogênio

Efeitos sobre os seres vivos e materiais poluente consequências Nox - óxidos de nitrogênio Afecções respiratórias e alterações sanguíneas; destroem a clorofila; causam edemas pulmar; deterioram borracha, tecidos; favorecem ao envelhecimento precoce; contribuem para o fenômeno. MP - Material particulado Problemas estéticos; Suja com fuligem os prédios e a paisagem; produz bruma e reduz a visibilidade; irrita mucosas e brônquios; carreia poluentes tóxicos para os pulmões; reduz a produção de vitamina D em recém-nascidos; causa danos às plantas, modificações no clima terretres; distúrbios digestivos, anemia, nervosisvos, parasilia, câncer nas vias respiratórias. HC - Hidrocarboneto s Formam névoa escura e amarelada sobre as cidades; irritam olhos e mucosas; alguns são cancerígenos SOx - Óxidos de enxofre Irritam as vias respiratórias; destroem a clorofila; correm ferro, aço e mármore; causam danos irreversíveis aos pulmões quando combinados com partículas; provocam a acidez da chuva Níveis muito baixos – agrava o coração e compromete o funcionamento normal do cérebro. Cox - Óxidos de carbono Níveis elevados – causa a morte por asfixia e é o principal responsável do efeito estufa.

INVERSÃO TÉRMICA É um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta,

INVERSÃO TÉRMICA É um fenômeno natural que pode ocorrer em qualquer parte do planeta, no entanto, sua ocorrência é maior nos centros urbano-industriais. Costuma acontecer no inverno, nos dias frios. Em situações normais o ar, aquecido pela irradiação da superfície, por ficar menos denso (mais leve), eleva-se dando lugar ao ar frio, dessa maneira formam-se correntes de convecção do ar, que estabelecem uma dinâmica favorável à dispersão de poluentes.

INVERSÃO TÉRMICA Durante a noite, o ar frio, mais denso, desce ao chão. De

INVERSÃO TÉRMICA Durante a noite, o ar frio, mais denso, desce ao chão. De dia, a medida que o solo se aquece, o ar mais baixo se aquece por ele. O ar frio é empurrado para cima, lentamente. Os gases liberados pelas chaminés e veículos, concentramse nas camadas mais baixas, sendo impedidos de dispersar-se em virtude da camada de ar frio, mais densa. Nas cidades de São Paulo e Porto Alegre é muito comum acontecer o chamado “efeito tampão”. A massa de ar mais quente e com mais poluentes é “tampada” por uma camada de ar frio, formando-se assim um verdadeiro tampão sobre a cidade, impedindo os poluentes de circularem, criando uma névoa sobre a cidade.

A Inversão Térmica

A Inversão Térmica

O que podemos fazer para minimizar os problemas da poluição atmosférica?

O que podemos fazer para minimizar os problemas da poluição atmosférica?

 Ser sustentável (sustentabilidade); Conferências mundiais; Diversificação das matrizes energéticas; Meios de transporte alternativos;

Ser sustentável (sustentabilidade); Conferências mundiais; Diversificação das matrizes energéticas; Meios de transporte alternativos; Diminuir desmatamentos; Conservar e aumentar as áreas verdes; Evitar o consumo desnecessário; Cobrar dos governantes a fiscalização; Investimentos na proteção do meio ambiente.

Soluções Poluição do ar • • • diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina,

Soluções Poluição do ar • • • diminuir o uso de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, querosene) e aumentar o uso de biocombustíveis (exemplo: biodiesel) e etanol; instalação de sistemas de controle de emissão de gases poluentes nas indústrias; sempre que possível usar o sistema de transporte coletivo (ônibus, metrô, trens ou bicicleta); não desmatar florestas. Pelo contrário, deve-se efetuar o plantio de mais árvores como forma de diminuir a poluição do ar; uso de técnicas limpas e avançadas na agricultura para evitar a emissão de carbono. construção de prédios com implantação de sistemas que visem economizar energia (uso da energia solar para aquecimento da água e refrigeração). Efeito estufa • • • os automóveis devem ser regulados constantemente para evitar a queima de combustíveis de forma desregulada; ampliar a geração de energia através de fontes limpas e renováveis: hidrelétrica, eólica e solar. Evitar ao máximo a geração de energia através de termoelétricas, que usam combustíveis fósseis; - recuperação do gás metano nos aterros sanitários.

Pesquisa de campo • Elaborar um folder, relacionando os problemas ambientais mais comum no

Pesquisa de campo • Elaborar um folder, relacionando os problemas ambientais mais comum no seu bairro, apontando suas causas, consequências e soluções e, em seguida, conscientizar os moradores do seu bairro e seus representantes políticos. • Pesquisa em grupo ( 5 grupos) – valor 1, 5 ponto – entrega na próxima aula.

Atividade extraclasse • Relacionar todas as conferências que houve, e diagnosticar quais foram as

Atividade extraclasse • Relacionar todas as conferências que houve, e diagnosticar quais foram as metas alcançadas e aquelas em que ficaram só no papel. • Pesquisa individual (1, 5 ponto) entrega na próxima aula.

Dúvidas!!!!! Atividades: páginas 24, 25, 27, 28, 29, 30, 32, 35, 36, 37. Leitura

Dúvidas!!!!! Atividades: páginas 24, 25, 27, 28, 29, 30, 32, 35, 36, 37. Leitura do texto complementar da página 38.