Cincia e Explicaes Formular Hipteses Formular Hipteses Formular

  • Slides: 18
Download presentation
Ciência e Explicações

Ciência e Explicações

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses

Formular Hipóteses Observação guiada por conhecimento prévio Começamos pela hipótese mais simples Testar, e

Formular Hipóteses Observação guiada por conhecimento prévio Começamos pela hipótese mais simples Testar, e reformular a hipótese Escolher a mais simples que explica o observado

Formular Hipóteses Testar uma hipótese requer hipóteses auxiliares: - As cordas não esticam -

Formular Hipóteses Testar uma hipótese requer hipóteses auxiliares: - As cordas não esticam - Ninguém altera a configuração. . . Podemos sempre proteger uma hipótese sacrificando as auxiliares.

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [. . . ] aplicou o método experimental (indutivo). Não

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [. . . ] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes

Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos

Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Premissa: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos

Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos

Método científico Premissa: Todos os corvos são pretos Observação: Os 100 pássaros são corvos Conclusão: Os 100 pássaros são pretos Dedução Premissa: Os 100 pássaros são corvos Observação: Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Todos os corvos são pretos Indução Premissa: Todos os corvos são pretos Observação : Os 100 pássaros são pretos Conclusão: Os 100 pássaros são corvos Abdução

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [. . . ] aplicou o método experimental (indutivo). Não

Espiritismo: Ciência? Allan Kardec [. . . ] aplicou o método experimental (indutivo). Não criou nenhuma teoria preconcebida e nem apresentou a priori como hipótese a existência e a intervenção dos espíritos, concluindo pela existência destes O método experimental é mais que indutivo A apresentação de hipóteses é essencial.

Espiritismo: Ciência? «Ele verificou, através da vidência, que o mundo espiritual, para onde vamos

Espiritismo: Ciência? «Ele verificou, através da vidência, que o mundo espiritual, para onde vamos após a morte, se compõe de várias esferas, representando graus de luminosidade e felicidade. Cada um de nós irá para aquela que se adapte à nossa condição espiritual. Somos julgados, automaticamente, por uma lei espiritual de similitudes. » (Caderno 1)

Espiritismo: Ciência? “Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. [.

Espiritismo: Ciência? “Há muitas coisas que não compreendeis, porque tendes limitada a inteligência. [. . . ]. O filho não compreende tudo o que a seu pai é compreensível, nem o ignorante tudo o que o sábio apreende. Dizemos que a existência dos Espíritos não tem fim. É tudo o que podemos, por agora, dizer. ” O Livro dos Espíritos, Pag 82 Método científico?

Espiritismo: Ciência? Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma

Espiritismo: Ciência? Onde se pode encontrar a prova da existência de Deus? “Num axioma que aplicais às vossas ciências. Não há efeito sem causa. Procurai a causa de tudo o que não é obra do homem e a vossa razão responderá. ” O Livro dos Espíritos, Pag 52

Espiritismo: Ciência? O método científico, como é ensinado nas escolas, decompõe-se em várias fases:

Espiritismo: Ciência? O método científico, como é ensinado nas escolas, decompõe-se em várias fases: 1. Observação; 2. Formulação de hipóteses explicativas do fenómeno; 3. Segue-se a fase em que se testa experimentalmente a hipótese tida como reveladora do mecanismo do fenómeno; 4. Enunciação da lei. (Curso Básico de Espiritismo, Caderno 2, p 35)

Ciência –Explicar o que se observa (abdução). –Hipóteses testáveis, porque têm que ser informativas.

Ciência –Explicar o que se observa (abdução). –Hipóteses testáveis, porque têm que ser informativas. –Começar pela mais simples e ir complicando (parcimónia) –Eliminar o que é desnecessário (Lâmina de Occam, entia non sunt multiplicanda praeter necessitatem) –Ser conservador. Mudanças radicais só se a evidência o exigir.

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance

Método Científico Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Método Científico Realidade Modelo Hipótese Observação Raciocínio Concorda? Dados Previsão

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance Qual o aspecto da realidade que cada

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance Qual o aspecto da realidade que cada um focou? Qual o modelo? Que previsões fez? Quais as observações? As previsões concordam com o que se observa?

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance O que é uma observação? Os relatos

Diferenças Espiritismo e Psychology of the Séance O que é uma observação? Os relatos dos videntes são observações? Os relatos dos participantes na sessão observações? De quê?