CINCIA CONHECIMENTO CIENTFICO A CINCIA E O CONHECIMENTO

  • Slides: 16
Download presentation
CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

CIÊNCIA & CONHECIMENTO CIENTÍFICO

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese → conjunto estruturado de argumentos que

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese → conjunto estruturado de argumentos que possivelmente justificam informações – à qual será confirmada (ou não) por meio da experimentação. 1. Hipótese afirmativa-positiva → O aquecimento global é resultado das inúmeras ações antrópicas sobre o planeta. # Existe uma relação entre variáveis (aquecimento global – ações antrópicas – planeta). # Diz-se que a hipótese é afirmativa-positiva em razão do enunciado: “O aquecimento. . . é resultado das inúmeras. . . ” # O autor da hipótese afirma que é, e não propõe um forma diferente de o resultado ser obtido.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2. Hipótese afirmativa-negativa → A biopirataria não representa

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 2. Hipótese afirmativa-negativa → A biopirataria não representa uma ameaça à manutenção das espécies. # Existe uma relação entre variáveis (biopirataria – ameaça – espécies). # Diz-se que a hipótese é afirmativa-negativa em razão do enunciado: “A biopirataria não representa. . . ” # O autor da hipótese afirma que não; de que não deve ocorrer determinado resultado em razão da presença de certa variável.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 3. Hipótese condicional → Se as calotas polares

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO 3. Hipótese condicional → Se as calotas polares derreterem, poderá ocorrer uma perda significativa da biodiversidade oceânica. # Existe uma relação entre variáveis (calotas polares – derreterem – biodiversidade oceânica). # Diz-se que a hipótese é condicional em razão do enunciado: “Se as. . . derreterem. . . , poderá ocorrer uma. . . ” # Esta hipótese é comumente utilizada em pesquisas que têm por finalidade responder a um questionamento. A idéia de condição (se for ou não for, se possuir ou não possuir) está diretamente relacionada a poderá ser ou poderá estar.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese de ocorrência → não encontram sustentação

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese de ocorrência → não encontram sustentação nas evidências experimentais dos fatos ou fenômenos (não possuem fundamentação nas teorias e leis existentes). “Acho que provavelmente o espírito deixou o corpo aproximadamente 8 minutos após a morte do indivíduo”. # Constituem-se de palpites ou especulações sem fundamentação qualquer. No cotidiano, é comum encontrar-se indivíduos que empregam hipóteses de ocorrência obtendo sucesso em autenticá-las pelo senso comum devido à elevada capacidade de persuasão com que as inferem em meios sociais desprovidos de capacidade crítica e analítica.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese empírica → possui evidências experimentais preliminares

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese empírica → possui evidências experimentais preliminares que justificam a formulação das suposições e correlações com as teorias e leis científicas existentes. “Se meu filho é igual a mim e Eu sou igual a meu pai, logo meu filho, Eu e meu pai pertencemos a uma mesma espécie”.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese convalidada → se fundamenta em um

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Hipótese convalidada → se fundamenta em um sistema de teorias e leis. “Os primeiros seres vivos surgiram a partir de moléculas orgânicas que teriam se formado na atmosfera primitiva e depois nos oceanos, a partir de substâncias inorgânicas”. # A hipótese possui consistência, coerência e é passível de testes (tanto os componentes (microprocessadores) quanto o gabinete existem). # É possível montar-se um ensaio com os elementos afim de comprovar-se a hipótese formulada.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Descoberta ou achado científico → descoberta inédita

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Descoberta ou achado científico → descoberta inédita de dados, materiais ou informações durante estudos científicos (produzindo repercussão mundial devido à importância da descoberta e ao conhecimento inédito resultante deste evento). # As descobertas arqueológicas e biológicas caracterizam este tipo de nível científico, pois são baseadas essencialmente em estudos exploratórios. # O acaso contribui em grande parte para o sucesso, mas, sem o conhecimento do pesquisador, de nada adiantariam tais achados, pois certamente passariam desapercebidos.

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Lei científica → surgem a partir da

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Lei científica → surgem a partir da necessidade de entendimento, explicação e registro dos fenômenos biológicos, sociais ou tecnológicos que ocorrem na natureza. # Um pesquisador, ao determinar as regularidades que descrevem o comportamento de um fenômeno estará, em síntese, estabelecendo uma lei. “A água ferve a 100°C, em recipientes abertos, no nível do mar quando aquecida” # Refere-se a fenômenos específicos (limitada ao enunciado proposto)

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Teoria científica → propõe uma explicação mais

A CIÊNCIA E O CONHECIMENTO CIENTÍFICO • Teoria científica → propõe uma explicação mais abrangente do que uma lei científica (refere-se à totalidade do universo). • Estabelece uma relação entre fenômenos aplicada a um macrosistema (formula-se com conteúdos de validade universal) # Teoria da seleção natural → características favoráveis que são hereditárias tornamse mais comuns em gerações sucessivas de uma população que se reproduz (características desfavoráveis hereditárias tornam-se menos comuns).

HIERARQUIA DOS NÍVEIS CIENTÍFICOS • Hipótese → mais baixo nível do conhecimento científico (diferencia-se

HIERARQUIA DOS NÍVEIS CIENTÍFICOS • Hipótese → mais baixo nível do conhecimento científico (diferencia-se da especulação filosófica pela produção de enunciados passíveis de experimentação ou testagem). • Achado ou descoberta científica → produzem resultados a partir de observações ou experimentações (possuem grande importância pela geração de expectativas quanto aos novos conhecimentos a serem validados). • Modelos científicos → compreendem os resultados obtidos por aplicabilidade de pesquisas (descrevem o conhecimento permitindo futuras reproduções).

COMO CONDUZIR OS ESTUDOS CIENTÍFICOS? NIVEL CIENTÍFICO NÍVEL FILOSÓFICO Primeiro plano Segundo plano Discurso

COMO CONDUZIR OS ESTUDOS CIENTÍFICOS? NIVEL CIENTÍFICO NÍVEL FILOSÓFICO Primeiro plano Segundo plano Discurso próprio Discurso conseqüente Tradução da realidade Reflexão do conhecimento Única verdade Veículo de aplicação # Jamais a filosofia pode impor-se sobre o conhecimento científico, subjugando-o ou eliminando-o (como fazem alguns esotéricos, místicos ou assemelhados). # A filosofia só tem sentido quando se transforma em procura orientar o uso dos conhecimentos científicos em benefício da humanidade (não dominando ou impedindo esforços na busca de novos conhecimentos ou em sua aplicação).

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Ater-se aos fatos → aceitando-os como

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Ater-se aos fatos → aceitando-os como são apontados pelas descobertas científicas e encarando a realidade da natureza, da vida e, sobretudo, do próprio indivíduo humano como aquilo que a ciência demonstra. # Abdicação de idealizações (não testáveis e, portanto, não comprováveis cientificamente). # Confronto (e abandono) de princípios religiosos milenares para a adoção do materialismo.

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Adaptar os anseio aos fatos →

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Adaptar os anseio aos fatos → adequação da filosofia religiosa, tanto quanto possível, à realidade apontada pela ciência (procurando compreender a natureza, a vida e o ser humano dentro desta perspectiva). # Esse posicionamento não implica necessariamente a uma abdicação total das concepções religiosas, pois tenta conciliar a religiosidade tradicional com os progressos científicos (não os sobrepondo). # Princípio adotado pela Igreja Católica Apostólica Romana.

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Tentar adaptar os fatos anseios pessoais

COMO NOS POSICIONARMOS DIANTE DOS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS? • Tentar adaptar os fatos anseios pessoais → orienta-se pela tentativa de ignorar (ou esconder) os conhecimentos obtidos pela ciência. # Tentativa de submissão da realidade científica àquilo que se deseja como realidade idealizada (mesmo que esta se mostre improvável, ilógica ou insustentável diante de qualquer experimento) # Concepções filosófico-religiosas são posicionadas acima dos progressos do conhecimento científico (tentando paralisá-lo – ignorando o que é comprovado de forma clara e absoluta).

A CIÊNCIA É NEUTRA OU NÃO? • A ciência deve ser interpretada, sempre e

A CIÊNCIA É NEUTRA OU NÃO? • A ciência deve ser interpretada, sempre e sem restrições, como intrinsecamente neutra pois corresponde à transcrição dos conhecimentos alcançados e explicados. • A ciência caracteriza-se pela compreensão e explicação de um fato natural (até então além do nosso saber, mas que existia independentemente de nosso conhecimento ou expectativas). # O cientista, o financiador da pesquisa e aquele que deterá o poder dos resultados da pesquisa não serão, jamais, neutros. # Esta situação de parcialidade pode conduzir a aplicação dos conhecimentos científicos de uma forma nem sempre apropriada.