CINCIA ANTICINCIA E O DIA A DIA DE

  • Slides: 24
Download presentation
CIÊNCIA, ANTICIÊNCIA E O DIA A DIA DE TODOS NÓS Francisco M. Salzano Departamento

CIÊNCIA, ANTICIÊNCIA E O DIA A DIA DE TODOS NÓS Francisco M. Salzano Departamento de Genética, Instituto de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul Caixa Postal 15053, 91501 -970 Porto Alegre, RS (E-mail: francisco. salzano@ufrgs. br)

VISÕES DO MUNDO 1. Mágica: estabeleceu-se nos primórdios da humanidade, a partir de uma

VISÕES DO MUNDO 1. Mágica: estabeleceu-se nos primórdios da humanidade, a partir de uma mentalidade pré-lógica que não fazia distinção entre o mundo das volições (o querer) e o mundo externo. Crença na possibilidade de influir em eventos (através de rituais poder-se-ia fazer com que chovesse). 2. Metafísica: por volta do sétimo século antes de Cristo já procura-se explicar o mundo através de conhecimentos racionais e não de evidências reveladas ou empíricas. 3. Científica: pela metade do século 17 surge a ciência, conjunto de registros sistematizados que visam ao conhecimento de uma parcela da realidade através do método científico, que tem como princípio básico a relação causa e efeito.

CIÊNCIA BÁSICA, CIÊNCIA APLICADA E TÉCNICA 1. Ciência básica: é um bem em si,

CIÊNCIA BÁSICA, CIÊNCIA APLICADA E TÉCNICA 1. Ciência básica: é um bem em si, de beleza intrínseca. Seu principal produto é o desenvolvimento da capacidade de pensamento independente e do espírito criador. 2. Ciência aplicada: direciona-se a um aspecto específico da realidade, buscando a solução de um problema de interesse da humanidade. 3. Técnica: criação de métodos que resolvam os problemas identificados através dos enfoques anteriores.

CIÊNCIA E ÉTICA 1. A ciência em si não é nem boa nem má.

CIÊNCIA E ÉTICA 1. A ciência em si não é nem boa nem má. O que existe são aplicações benéficas ou maléficas do conhecimento científico. 2. Aplicações benéficas (éticas) 2. 1. O mundo atualmente seria inconcebível sem ciência. Procure imaginar-se em um ambiente no qual a busca por alimentação só dependeria de seu corpo, a sobrevivência física de abrigos naturais, e onde houvesse a ausência de proteção quanto a qualquer agente patogênico. Imaginou? Então agradeça à ciência por todos os benefícios que ela já lhe proporcionou.

CIÊNCIA E ÉTICA (Cont. ) 3. Aplicações maléficas (não-éticas) 3. 1. A degradação e

CIÊNCIA E ÉTICA (Cont. ) 3. Aplicações maléficas (não-éticas) 3. 1. A degradação e poluição do meio ambiente. 3. 2. A uniformização cultural. 3. 3. A indústria bélica. Calcula-se que o custo com a produção e aperfeiçoamento de armamentos em todo o mundo seja da ordem de 1, 5 milhão de dólares por minuto!

ANTICIÊNCIA 1. Paralelamente ao fantástico desenvolvimento da ciência houve sempre movimentos anticiência, de natureza

ANTICIÊNCIA 1. Paralelamente ao fantástico desenvolvimento da ciência houve sempre movimentos anticiência, de natureza ideológica, que se caracterizam pelo fanatismo e pela intolerência. 2. Atualmente uma das vanguardas da anticiência são as religiões fundamentalistas, que afirmam que toda a verdade foi revelada por Deus ou seus profetas. Como os textos religiosos refletem o conhecimento à época em que foram redigidos, muitos deles colidem com postulados científicos, criando o conflito. 3. Outra fonte de anticiência são os conservacionistas extremos, para os quais o mundo ideal seria aquele sem a espécie humana (e, portanto, sem eles!)

ANTICIÊNCIA (Cont. ) 4. Existem também políticos ingênuos que associam um desenvolvimento científico ou

ANTICIÊNCIA (Cont. ) 4. Existem também políticos ingênuos que associam um desenvolvimento científico ou uma ciência com um sistema sócio-econômico. O exemplo clássico foi o da associação da genética com o regime capitalista, na ex. União Soviética, que deve ter sido um dos fatores que determinaram o seu desaparecimento.

TRÊS CONCEITOS BÁSICOS 1. O que é a genética? Resposta: é a ciência que

TRÊS CONCEITOS BÁSICOS 1. O que é a genética? Resposta: é a ciência que trata da transmissão de características biológicas de uma geração a outra, bem como de sua variação. 2. Como ocorre essa transmissão? Resposta: através do ácido desoxirribonucléico (DNA), do ácido ribonucléico (RNA) e da proteína, a chamada santíssima trindade. A partir da interação entre elas e da combinação da proteína com outras substâncias é que se forma todo o mundo orgânico.

TRÊS CONCEITOS BÁSICOS (Cont. ) 3. O mundo orgânico é estático? Resposta: não, ele

TRÊS CONCEITOS BÁSICOS (Cont. ) 3. O mundo orgânico é estático? Resposta: não, ele evolui. Todos descendemos de um organismo ancestral, formado entre 3, 6 e 3, 9 bilhões de anos atrás. Os mecanismos principais que regem essa evolução são a mutação (alteração no material genético) e a seleção natural (que determina quais as mutações que serão mantidas e quais as que serão eliminadas).

PARA QUE SERVE A GENÉTICA? 1. Principalmente para o esclarecimento de nossa natureza. De

PARA QUE SERVE A GENÉTICA? 1. Principalmente para o esclarecimento de nossa natureza. De onde viemos? O que somos? Para onde vamos? A consciência de que a espécie humana é apenas uma de muitas outras e de que não somos o centro do universo serviu para destruir muitas vaidades e o obscurantismo religioso da Idade Média. 2. Áreas aplicadas 2. 1. O melhoramento genético vegetal e animal. 2. 2. A medicina humana e veterinária.

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – EVOLUÇÃO/CRIACIONISMO 1. O conceito de evolução orgânica está tão estabelecido quanto o

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – EVOLUÇÃO/CRIACIONISMO 1. O conceito de evolução orgânica está tão estabelecido quanto o pode ser qualquer conceito científico. Sua base foi elaborada há nada menos do que um século e meio atrás, através da obra seminal de Charles Darwin “A Origem das Espécies”. Posteriormente, a síntese dos princípios ali formulados e a genética proporcionou uma visão mais clara dos fenômenos considerados, que culminou com a chamada “revolução molecular”, a qual ratificou de maneira especial os conceitos darwinianos.

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – EVOLUÇÃO/CRIACIONISMO (Cont. ) 2. O criacionismo, movimento que prega uma aderência estrita

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – EVOLUÇÃO/CRIACIONISMO (Cont. ) 2. O criacionismo, movimento que prega uma aderência estrita ao texto bíblico, negando as avassaladoras evidências científicas relacionadas à evolução, sempre foi forte – paradoxalmente – na nação líder da área científica, os Estados Unidos. Uma vertente do mesmo é o Desígnio Inteligente – o mundo seria demasiadamente perfeito para não ter sido criado por Deus. Não há nada que os justifique. 3. Um princípio ético que em geral não é considerado é o de que todos têm o direito a uma visão do mundo proporcionada pela ciência. Este princípio deve ser enfaticamente implementado.

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – O CASO DA TRANSGENIA Como as técnicas de transgenia foram estabelecidas nos

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – O CASO DA TRANSGENIA Como as técnicas de transgenia foram estabelecidas nos Estados Unidos da América, tornou-se ela, automaticamente uma “tecnologia capitalista”, devendo portanto ser repudiada por extremistas de esquerda e conservacionistas ferozes. A esses juntaram-se elementos de companhias que não quiseram ou não puderam adaptar seus produtos às novas tecnologias, ou que visualizaram perdas possíveis na venda de seus produtos (como os fabricantes de agrotóxicos). Vamos examinar o processo com atenção.

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (1) 1. A transgenia consiste na transferência de material genético de

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (1) 1. A transgenia consiste na transferência de material genético de uma espécie para outra. 2. A transmissão horizontal de material genético é um fenômeno natural que ocorre com freqüência, auxiliado por agentes infectantes, não só entre espécies afins, como entre espécies biologicamente muito diferentes.

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (1) (Cont. ) 3. Para começar, todo o reino dos eucariotos,

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (1) (Cont. ) 3. Para começar, todo o reino dos eucariotos, que é constituído por todas as formas vivas com exceção das arqueobactérias e das bactérias propriamente ditas (eubactérias), originou-se a partir de dois eventos caracterizáveis por termos muito execrados: canibalismo e transgenia. O protoeucarioto teria surgido de uma quimera, isto é, de uma eubactéria que teria engolfado uma arqueobactéria (a qual teria originado o nosso núcleo celular). 4. Por outro lado, quase todos os eucariotos (inclusive a espécie humana) apresentam no seu citoplasma uma organela, a mitocondria, que é produto também de uma simbiose bem sucedida com um procarioto.

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (2) 1. Calcula-se que apenas um mililitro de água oceânica contenha

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (2) 1. Calcula-se que apenas um mililitro de água oceânica contenha 10 milhões de virus e que eventos de transdução (transferência de DNA de uma célula para outra por um virus) ocorram a uma taxa de 20 trilhões por segundo! 2. Qual é o conteúdo de elementos transponíveis (que se deslocaram através de transferência horizontal) nos genomas de diferentes organismos eucariotos?

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (2) (Cont. ) Organismo Saccharomyces cerevisae No. de bases No. aproximado

SOMOS TODOS TRANSGÊNICOS (2) (Cont. ) Organismo Saccharomyces cerevisae No. de bases No. aproximado de famílias 3 5 10 160 Caenorhabditis elegans 6 94 Drosophila melanogaster 3 90 44 166 Arabidopsis thaliana Homo sapiens

ASPECTOS DO PROCESSO TECNOLÓGICO 1. Antes do desenvolvimento da agricultura eram necessários 2. 500

ASPECTOS DO PROCESSO TECNOLÓGICO 1. Antes do desenvolvimento da agricultura eram necessários 2. 500 hectares para alimentar uma pessoa. Atualmente, com alta tecnologia, 250 hectares produzem alimentos suficientes para 3. 600 pessoas. 2. A transgenia não se propõe a eliminar as técnicas clássicas de melhoramento genético; um dos seus aspectos mais interessantes é o da produção de nova variabilidade. As mudanças ocorridas durante a domesticação geralmente envolveram a perda de funções, enquanto as mutações introduzidas pela transgenia relacionam-se a ganhos de função. 3. Outra vantagem da transgenia é a do conhecimento do gene que está sendo introduzido, enquanto no melhoramento clássico regiões genéticas inteiras são introduzidas na linhagem experimental.

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – O CASO DA CLONAGEM 1. A clonagem é o processo através do

CIÊNCIA/ANTICIÊNCIA – O CASO DA CLONAGEM 1. A clonagem é o processo através do qual, a partir de uma única célula, forma-se toda uma linhagem celular ou um organismo. É um processo de reprodução assexuada. 2. O termo, apesar de usado no laboratório há décadas, ganhou notoriedade com a clonagem da ovelha Dolly a partir de uma célula não-sexual de outra ovelha, em 1997. 3. Imediatamente criou-se toda uma celeuma a partir dessa técnica. Examinemos a questão ética.

CLONAGEM ASPECTOS ÉTICOS (1) 1. Os humanos em geral reagem negativamente a qualquer tipo

CLONAGEM ASPECTOS ÉTICOS (1) 1. Os humanos em geral reagem negativamente a qualquer tipo de novidade (exemplos: vacinação, bebês de proveta). 2. A reação à clonagem reprodutiva é outro exemplo. Por que? Devido ao fato de que devem existir por aí, circulando pelo Brasil, nada menos do que 800 mil clones! Como a freqüência de nascimento de gêmeos monozigóticos em nosso país é de cerca de cinco por mil, e temos uma população de 160 milhões de pessoas, é só fazer as contas.

CLONAGEM ASPECTOS ÉTICOS (1) (Cont. ) 3. Quanto ao transplante nuclear, a noção de

CLONAGEM ASPECTOS ÉTICOS (1) (Cont. ) 3. Quanto ao transplante nuclear, a noção de que os direitos da pessoa iniciam-se na fecundação, atual doutrina da igreja católica, não foi sempre adotada pela mesma; e não há consenso a respeito em outras religiões. Por outro lado, a proibição do desenvolvimento, através desta técnica, de tratamento para indivíduos já plenamente dotados desses direitos pode ser considerado como antiético.

APLICAÇÕES ÉTICAS DA CLONAGEM REPRODUTIVA 1. Ajuda para casais inférteis devido a problemas biológicos

APLICAÇÕES ÉTICAS DA CLONAGEM REPRODUTIVA 1. Ajuda para casais inférteis devido a problemas biológicos em um dos parceiros. Evitaria a necessidade do doador anônimo. 2. Impedimento da transmissão de uma doença hereditária que afete a apenas um dos cônjuges. 3. Substituição de um(a) filho(a) morto(a) ou que está agonizante. 4. Ajuda a uma criança com doença grave, através da formação de um doador compatível.

APLICAÇÕES ÉTICAS DO TRANSPLANTE NUCLEAR 1. O autotransplante através da clonagem abriria perspectivas fantásticas

APLICAÇÕES ÉTICAS DO TRANSPLANTE NUCLEAR 1. O autotransplante através da clonagem abriria perspectivas fantásticas para a medicina reparativa. 2. A técnica poderá também utilizar embriões precoces geralmente descartados nas técnicas de reprodução assistida.

CONCLUSÃO Os movimentos anticiência são perniciosos, baseando-se na ignorância das pessoas que vivem nos

CONCLUSÃO Os movimentos anticiência são perniciosos, baseando-se na ignorância das pessoas que vivem nos ambientes onde são veiculados. Portanto, devem ser vigorosamente combatidos, com uma campanha em prol da ciência e da educação científica. Só assim será possível alcançar a meta socialmente justo do máximo de felicidade para o maior número possível de pessoas.