CIDADANIA tica e moral tica O termo tica
- Slides: 11
CIDADANIA Ética e moral
Ética O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
Ética x Moral Como dissemos, ética vem do grego ethos e significa “modo de ser” ou “caráter”. Já moral tem sua origem no latim, vem de mores, significando costumes. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ou seja, a moral é algo mais individual, portanto, a sua pode ser diferente do seu colega da escola ou faculdade. A Ética é algo mais universal. É algo estabelecido de como o homem deve se comportar no seu meio social.
Valores ü Os valores morais são relativos e variam de acordo com a história de cada cultura. ü Todos os valores morais das diversas culturas devem ser igualmente respeitados. ü A variação dos valores leva em conta tempo, condições geográficas, religião, desenvolvimento do conhecimento, mistura de etnias e mais uma série de elementos. ü Ética e moral, embora se relacionem, são temas diferentes, já que ter valores (moral) é diferente de refletir como agir em relação a esses valores (ética). ü A moral é a matéria prima com a qual a ética trabalha. ü A moral surge antes da ética, por meio do estabelecimento de normas que promovem o bem para determinada comunidade humana.
Querer é Poder? As perguntas filosóficas que permeiam a existência humana e a angústia de nossas escolhas, resumem -se em três principais perguntas: QUERO? DEVO? POSSO? QUERER: é o anseio de possuir ou realizar algo, é desejar tornar algo pertencente a você, porém nem sempre o queremos é o que devemos e o que devemos nós queremos. DEVER: é a responsabilidade em cumprir ou realizar algo que só cabe a você, porém nem sempre o que devemos é o queremos ou o queremos nós devemos. PODER: é a capacidade de realizar as coisas, torná-las possível, porém nem sempre o que podemos nós queremos, ou o queremos nós devemos. Viver a ética é saber que tem coisa que eu QUERO, mas não DEVO, tem coisa que eu DEVO, mas não POSSO e tem coisa que eu POSSO, mas não QUERO.
Igualdade “Temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e de uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades. ” Boaventura de Sousa Santos, doutor em sociologia do direito pela Universidade de Yale, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.
Para refletir ü Todos os dias, no noticiário, leem-se denúncias de corrupção e atos criminosos por parte de políticos e governantes. Essa situação torna desculpáveis as pequenas transgressões que os cidadãos cometem no dia -a-dia? ü Pedir ao avô ou a uma amiga grávida que compre ingressos na fila preferencial é passar os outros para trás? ü Consumir produtos importados de países que comprovadamente usam mão-de-obra escrava equivale a aprovar essa prática?
Para refletir ü Quem consome drogas ocasionalmente está ajudando o crime organizado e financiando, sem querer ou saber, latrocínios, sequestros e chacinas? ü "Eu apanhei dos meus pais e me tornei um adulto psicologicamente normal, um bom marido e um profissional correto. Isso me diz tudo o que preciso saber sobre dar umas palmadas nos meus próprios filhos. " Certo? ü Na dúvida sobre quem roubou uma prova, o professor decide punir igualmente toda a classe. Para a maioria, a punição terá efeitos superficiais. Para dois alunos pobres, porém, ela significará a perda da bolsa de estudos e a expulsão do colégio. O professor deveria relevar o erro coletivo para salvar os dois alunos pobres?
Para refletir ü Estacionar em fila dupla é proibido, mas dar uma paradinha rápida em fila dupla ou em local proibido para comprar um remédio ou entregar uma encomenda é um delito menor? ü Um médico tem na mesa de cirurgia uma criança que só pode ser salva com uma transfusão de sangue. Os pais proíbem a intervenção sob o argumento de que isso vai contra a religião deles. O médico deve fazer a transfusão de sangue e salvar a criança? ü Muitas pessoas jogam o toco de cigarro, latas ou papel no chão ou pela janela de ônibus ou carro. Isso é aceitável?
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A Declaração Universal dos Diretos Humanos, como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.
Sindicalismo e Cidadania O movimento sindical e seus representantes tem o dever de propagar o exercício da cidadania de forma efetiva na sociedade brasileira. Não temos o direito de nos omitir em temas de interesse da sociedade e nem de agir com preconceitos e intolerância. Só assim estaremos mais perto dos trabalhadores e estes se sentirão mais representados por nós. Operários – Tarsila do Amaral