Centro Esprita Vinhas do Senhor Grupo de Estudos

  • Slides: 26
Download presentation
Centro Espírita Vinhas do Senhor Grupo de Estudos http: //www. vinhasdosenhor. com/vinhas-wp/ “Caminhando com

Centro Espírita Vinhas do Senhor Grupo de Estudos http: //www. vinhasdosenhor. com/vinhas-wp/ “Caminhando com o Espiritismo” 7º. Caminhar: PENSAMENTO 30/08/2016

André Luiz Quando o PENSAMENTO está em alguma parte, a ALMA também aí está,

André Luiz Quando o PENSAMENTO está em alguma parte, a ALMA também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um

O PENSAMENTO é a grande oficina ou o laboratório da vida espiritual. O pensamento

O PENSAMENTO é a grande oficina ou o laboratório da vida espiritual. O pensamento e a vontade são para os Espíritos aquilo que a mão é para o homem. O PENSAMENTO, força viva e atuante, cuja velocidade supera a da luz. André Luiz. Ação e Reação. Allan Kardec. A Gênese. Cap. 14 VONTADE Significa desejo, aspiração, gosto, interesse, propósito.

O QUE É PENSAMENTO? Pensamento vem do latim pensare e significa pesar, isto é,

O QUE É PENSAMENTO? Pensamento vem do latim pensare e significa pesar, isto é, medir, avaliar e comparar. No sentido mais lato, pensamento é toda atividade psíquica. Podemos dizer, também, que o pensamento é a sequência de representações e conceitos. Não pertence ao tempo nem ao espaço. Para o Espiritismo, é o elemento nobre, modelador das ações dos Espíritos, através de fluídos etéreos.

PENETRAÇÃO DE NOSSO PENSAMENTO PELOS Livro dos Espíritos ESPÍRITOS 456. Os Espíritos veem tudo

PENETRAÇÃO DE NOSSO PENSAMENTO PELOS Livro dos Espíritos ESPÍRITOS 456. Os Espíritos veem tudo o que fazemos? - Podem vê-lo, pois estais incessantemente rodeados por eles. Mas cada um só vê aquelas coisas a que dirige a sua atenção, porque eles não se ocupam das que não lhes interessam. 457. Os Espíritos podem conhecer os nossos pensamentos mais secretos? - Conhecem, muitas vezes, aquilo que desejaríeis ocultar a vós mesmos; nem atos, nem pensamentos podem ser dissimulados para eles.

Livro dos Espíritos 457 a) Assim sendo, pareceria mais fácil ocultar-se uma coisa a

Livro dos Espíritos 457 a) Assim sendo, pareceria mais fácil ocultar-se uma coisa a uma pessoa viva, pois não o podemos fazer a essa mesma pessoa depois de morta? - Certamente, pois, quando vos julgais bem escondidos, tendes muitas vezes ao vosso lado uma multidão de Espíritos que vos veem. 458. Que pensam de nós os Espíritos que estão ao nosso redor e nos observam ? - Isso depende. Os Espíritos levianos riem das pequenas traquinices que vos fazem, e zombam das vossas impaciências. Os Espíritos sérios lamentam as vossas trapalhadas e tratam de vos ajudar.

Livro dos Espíritos 459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas

Livro dos Espíritos 459. Os Espíritos influem sobre os nossos pensamentos e as nossas ações? - Nesse sentido a sua influência é maior do que supondes, porque muito frequentemente são eles que vos dirigem. 460. Temos pensamentos próprios e outros que nos são sugeridos? -Vossa alma é um Espírito que pensa; não ignorais que muitos pensamentos vos ocorrem, a um só tempo, sobre o mesmo assunto, e frequentemente bastante contraditórios. Pois bem, nesse conjunto há sempre os vossos e os nossos, e é isso o que vos deixa na incerteza, porque tendes em vós duas ideias que se combatem.

Livro dos Espíritos 461. Como distinguir os nossos próprios pensamentos dos que nos são

Livro dos Espíritos 461. Como distinguir os nossos próprios pensamentos dos que nos são sugeridos? - Quando um pensamento vos é sugerido, é como uma voz que vos fala. Os pensamentos próprios são, em geral, os que vos ocorrem no primeiro impulso. - De resto, não há grande interesse para vós nessa distinção e é frequentemente útil não o saberdes: o homem age mais livremente; se decidir pelo bem, o fará de melhor vontade; se tomar o mau caminho, sua responsabilidade será maior.

Livro dos Espíritos 467. Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que

Livro dos Espíritos 467. Pode o homem se afastar da influência dos Espíritos que o incitam ao mal? - Sim, porque eles só se ligam aos que os solicitam por seus desejos ou os atraem por seus pensamentos. 468. Os Espíritos cuja influência é repelida pela vontade do homem renunciam às suas tentativas? - Que queres que eles façam? Quando nada têm afazer, abandonam o campo. Não obstante, espreitam o momento favorável, como o gato espreita o rato.

Livro dos Espíritos 833. Há no homem qualquer coisa que escape a todo o

Livro dos Espíritos 833. Há no homem qualquer coisa que escape a todo o constrangimento, e pela qual ele goze de uma liberdade absoluta? É pelo pensamento que o homem goza de uma liberdade sem limites, porque o pensamento não conhece entraves. Pode-se impedir a sua manifestação, mas não aniquilá-lo. 834. O homem é responsável pelo seu pensamento? - É responsável perante Deus. Só Deus, podendo conhecê-lo, condena-o ou absolve-o, segundo a sua justiça.

FLUIDOS Com os se us pe habit nsam uais, entos o Esp influi e

FLUIDOS Com os se us pe habit nsam uais, entos o Esp influi e sen írito sobre timen (enca os flu e lhe t r os n a i d d s dá o o ou nã carac s do seu Como o) t p e e e r r s ística i tá se fluido s pró spírito mpre s, ele prias eman s o e. ando nvolve em to esses m e o dos o s seu s mov acompanh am iment os.

Os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não que os manipulem como os homens

Os Espíritos agem sobre os fluidos espirituais, não que os manipulem como os homens manipulam os gases, mas com o auxílio do pensamento e da vontade. FLUIDOS (cont. ) A vontade é a força propulsora do fluido, como do choque é a causa vibrante do ar e propulsora das ondas sonoras. Todo e qualquer pensamento emite fluídos/vibrações. A extensão das ondas de pensamento está em razão da força e da vontade. Depende da VIBRAÇÃO.

FLUIDOS (cont. ) André Luiz define o meio sutil em que o Universo se

FLUIDOS (cont. ) André Luiz define o meio sutil em que o Universo se equilibra como sendo o Fluido Cósmico ou Hálito Divino, a força para nós inabordável que sustenta a Criação. O Universo equivaleria a um todo de forças dinâmicas, a expressar o Pensamento do Criador. O perispírito o corpo fluídico da alma. É o veículo de transmissão do pensamento. Os fluidos espirituais tem ação sobre a matéria. Eles constituem um dos estados do fluidos cósmico universal. São o veículo do pensamento, como o ar é o veículo do som.

ONDAS E PERCEPÇÕES Que são? Como se comportam? As ondas são OSCILAÇÕES eletromagnéticas. Diferenciam-se

ONDAS E PERCEPÇÕES Que são? Como se comportam? As ondas são OSCILAÇÕES eletromagnéticas. Diferenciam-se em comprimento e distância. Em vibrações mais rápidas ou menos rápidas. As ondas criam efeitos psíquicos de acordo com o estado mental de cada criatura.

EXEMPLO do SOM, dos RAIOS X, das ANTENAS. LUZ (campo magnético associado a um

EXEMPLO do SOM, dos RAIOS X, das ANTENAS. LUZ (campo magnético associado a um campo elétrico- ano de 1869, Maxwell, criador da Teoria eletromagnética) (1887 -Hetz-frequência). Percepção do som pelas pessoas: 15. 000 vibrações/segundo. Cães: 40. 000 vibrações/segundo. TECLADO CÓSMICO DE CAMILLE FLAMMARION (frequência-Hertz). http: //www. guia. heu. nom. br/vibracoes. htm

De conformidade com as leis transcendentais, que regem o mundo mental, a qualidade do

De conformidade com as leis transcendentais, que regem o mundo mental, a qualidade do pensamento determina-lhe a cor; a natureza do pensamento compõe-lhe a forma; e a precisão do pensamento determina-lhe a configuração exata. Ramatis

FOTOGRAFIA DO PENSAMENTO Os fluidos são o veículo do pensamento. Em tais fluidos há

FOTOGRAFIA DO PENSAMENTO Os fluidos são o veículo do pensamento. Em tais fluidos há ondas e raios de pensamentos, os quais se cruzam se confundir. O PENSAMENTO cria imagens fluídicas e se reflete no envoltório perispiritual como um espelho. O pensamento toma corpo e aí se fotografa de alguma forma. OS PENSAMENTOS SÃO MUITO VELOZES!!! E=mc² SÃO FREQUÊNCIAS DE ALTA VIBRAÇÃO Vespas e abelhas tropicais atingem em voo velocidades de até 72 quilômetros por hora. Uma borboleta monarca da América do Norte percorreu 3. 010 quilômetros em seu voo migratório. Velocidade da Luz: 300. 000 metros/segundo. Do som: 340 metros/segundo

FOTOGRAFIA DO PENSAMENTO (cont. ) Basta ao Espírito pensar tal ou tal coisa que

FOTOGRAFIA DO PENSAMENTO (cont. ) Basta ao Espírito pensar tal ou tal coisa que tal coisa se produzirá. Pelo pensamento e pela vontade os Espíritos modificam os fluidos em várias direções, ou os combinam ou os dispersam. Podem formar formas com diversas aparências. É um grande laboratório na vida espiritual. Pode apresentar-se com roupas de épocas em que viveram, ou outros sinais exteriores: membros amputados, cicatrizes, enfermidades etc. É seu pensamento que entra em contato com a época e seu perispírito toma aquela forma. Se o pensamento cessa, essas formas desaparecem. IMAGENS FLUÍDICAS A manutenção constante dos nossos pensamentos numa imagem ou num sentimento, acaba provocando atitudes condicionadas a que chamamos reflexos mentais. O Espírito pode criar, fluidicamente e pelo pensamento, os objetos dos quais tinha o hábito de se servir quando vivente: ouro, armas, cigarro, bebida.

No plano espiritual não há como criar máscaras ou esquivar‐se, somos reconhecidos pela nossa

No plano espiritual não há como criar máscaras ou esquivar‐se, somos reconhecidos pela nossa imagem fluídica irradiada pelo nosso perispírito. Tal imagem é decorrente de nossos atos e pensamentos durante a experiência corpórea.

CASO DE AMPUTAÇÃO DE UM MEMBRO O perispírito ficaria amputado ou se conservaria íntegro

CASO DE AMPUTAÇÃO DE UM MEMBRO O perispírito ficaria amputado ou se conservaria íntegro frente aos danos físicos? Quando o Espírito apresenta em seu perispírito uma perna decepada é porque sua mente assim o imagina. É suficiente que ele pense, vibre na forma mental de sua perna, para que ela se recomponha Impedimento: bloqueio mental. Tratamento: o Espírito é trazido às reuniões mediúnicas para o desbloqueio na mente do amputado. Exceções: lesões provocadas, suicídios. Quando o amputado aceita com resignação a modelagem é rápida. Não causa sequelas ao perispírito. A alma não pode ver aquilo que ainda não está no pensamento. O que ela vê é a preocupação habitual do indivíduo: seus desejos, seus projetos, seus desígnios bons ou maus.

MAU OLHADO O pensamento constrói e destrói. É possível a agressão através do simples

MAU OLHADO O pensamento constrói e destrói. É possível a agressão através do simples olhar, quando se canaliza com o ódio ou qualquer outro sentimento inferior. Muitas das chamadas “alucinações”, não passam de imagens mentais produzidas pelo indivíduo, e que passam a ter “vida” no seu foro íntimo. Muitas formas mentais são confundidas com entidades desencarnadas, quando não passam de imagens que tomaram forma pela intensidade e frequencia da mentalização. No entanto, as formas mentais não descartam a presença dos espíritos desencarnados e vice-versa. A manutenção constante dos nossos pensamentos numa imagem ou num sentimento, acaba provocando atitudes condicionadas a que chamamos reflexos mentais.

EXPERIÊNCIAS DE MASARU EMOTO (1943 -2014) Nossos pensamentos/sentimentos positivos e negativos, refletidos na água

EXPERIÊNCIAS DE MASARU EMOTO (1943 -2014) Nossos pensamentos/sentimentos positivos e negativos, refletidos na água e no arroz. https: //www. youtube. com/watch? v=ZTIr. BHFJODU https: //www. youtube. com/watch? v=16 amt. XUV_MY

Deficiências Morais

Deficiências Morais

VAMOS ENTÃO DESPERTAR NOSSA ATENÇÃO PARA ALTERAR NOSSOS HÁBITOS? QUE TAL INICIAR UMA REFORMA

VAMOS ENTÃO DESPERTAR NOSSA ATENÇÃO PARA ALTERAR NOSSOS HÁBITOS? QUE TAL INICIAR UMA REFORMA ÍNTIMA? EVANGELHO NO LAR PRECE MEDITAÇÃO EXERCÍCIOS DE RELAXAMENTO e RESPIRAÇÃO • ENERGIZAÇÃO DOS CHAKRAS • • (deve se escolher local próprio e horário)

BIBLIOGRAFIA • O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. • A Gênese. Allan Kardec. •

BIBLIOGRAFIA • O Livro dos Espíritos. Allan Kardec. • A Gênese. Allan Kardec. • Mecanismos da Mediunidade. Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira. André Luiz • Pensamento e Vida. Francisco Cândido Xavier. Emmanuel. • Ação e Reação. Francisco Cândido Xavier. André Luiz • Pão Nosso. Francisco Cândido Xavier. André Luiz

FIM

FIM