Centro Educacional Unificado PROPOSTA EDUCACIONAL Centro Educacional Unificado



















- Slides: 19

Centro Educacional Unificado PROPOSTA EDUCACIONAL

Centro Educacional Unificado CEU O CEU é um centro educacional, integrante da rede municipal de ensino, composto de núcleos, unidades e espaços de diferentes secretarias, implantado em zonas de exclusão social da cidade de São Paulo, para promover acesso a direitos básicos da população, previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Pressupostos Políticos: Enfrentamento da exclusão social na direção da igualdade; Inversão da lógica de concentração e polarização dos espaços culturais da cidade; Descentralização e desenvolvimento local;

Secretaria Municipal de Educação SP Eixos Políticos Intersetorialidade das políticas públicas municipais: Rede de Proteção Social Cidade Educadora

Rede de Proteção Social A rede de proteção social é o resultado da tessitura de vínculos, gerados pelas ações coletivas estabelecidas entre o Estado, a Sociedade Civil e a Família para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes; deve ser promovida e regulada pelo Estado.

Cidade Educadora Instituição de uma pedagogia para as cidades por meio da construção coletiva de estratégias, de forma que seus cidadãos: Tomem consciência da dimensão educadora das cidades, assumindo a tarefa de preservá-la para oferecê-la melhor às novas gerações; Considerem as cidades como espaços de aprendizagem que guardam relações e estruturas constituídas historicamente, as quais precisam ser desveladas;

Cidade Educadora Aprendam a ler criticamente o entorno físico e social, criando condições de pertencimento para todos; Valorizem o diálogo, o encontro e os laços de solidariedade, a justiça restaurativa, a cultura de paz; Partilhem dos espaços culturais, do lazer, dos recursos públicos, ampliando horizontes, construindo continuamente conhecimento; Mobilizem-se para a participação social e para o controle das políticas públicas.

Intersetorialidade Articulação entre as diferentes Secretarias Municipais para integrar ações, projetos e programas.

Objetivos do CEU 1 Desenvolvimento integral de crianças, de adolescentes, de jovens e de adultos. Promoção de diversidade de situações de aprendizagem e de convívio social: • Ampliação das possibilidades de expressão e comunicação na leitura do mundo; • Valorização da vida em todas as expressões; • Prática da cidadania pautada pela ética e solidariedade;

“que as gerações que vivenciem a experiência educacional, o façam buscando a humanização das relações sociais e se insiram no mundo, transformando-o a partir de valores de cooperação, o respeito, a solidariedade e a tolerância”. ”A EDUCAÇÃO QUEREMOS NA CIDADE DE SÃO PAULO“ Revista Educ. Ação 4, página 7

Objetivos do CEU 2 Pólo de desenvolvimento da comunidade • criação da identidade local territorializada e solidária, com eixo na formação comunitária; • organização e articulação de projetos sociais e ações de interesse local; • ponto de encontro da sociedade civil organizada.

“o sentimento de pertencimento é fundamental para garantir a participação da população; cada CEU deve construir democraticamente o seu projeto políticopedagógico, refletindo os sonhos de sua comunidade, nos quais ela se reconheça”.

Objetivos do CEU 3 Pólo de inovações de experiências educacionais: • intercâmbio de situações significativas para leitura da realidade, na perspectiva de transformação social; • acesso à produção e divulgação de conhecimentos produzidos para a construção da qualidade social da educação; • espaço de interlocução entre educadores das escolas vizinhas.

Objetivos do CEU 4 Protagonismo infanto-juvenil Formação para a cidadania: acesso aos direitos e compromisso com as responsabilidades como cidadão. • Reflexões sobre o mundo do trabalho, da cultura, da família, da educação, da sexualidade, . • Projeto de vida pessoal e comunitário; • Identidade, pertencimento e inserção social; • Responsabilidade pelo bem comum.

“. . . aprender a dar respostas no dia a dia das cidades que pedem ações dos indivíduos que nela vivem, tornando-se assim aprendizes e praticantes da cidadania”

GESTÃO: concepção A gestão do CEU deve ser democrática, entendida como um processo que combina participação direta e representativa na organização, planejamento e execução do projeto educacional do CEU.

GESTÃO: Instâncias de participação coletiva Conselho Gestor Assembléia Geral Assembléias Setoriais Comissões Temáticas

As Coordenadorias de Educação e o CEU Implementar a concepção política e pedagógica do CEU no âmbito da Coordenadoria. Promover a apropriação do CEU pelas escolas próximas. - Espaços, equipamentos e atividades; - Potencial de ampliação dos níveis de letramento dos alunos.

As Coordenadorias de Educação e o CEU Promover programas de formação para educadores e educandos, das escolas do entorno do CEU e da comunidade. Promover intercâmbio de experiências educacionais inovadoras no âmbito da coordenadoria.