CEI COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES CEI aspectos polticos

  • Slides: 31
Download presentation
CEI COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

CEI COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES

CEI: aspectos políticos A CEI reúne doze das quinze Repúblicas que formaram a extinta

CEI: aspectos políticos A CEI reúne doze das quinze Repúblicas que formaram a extinta União Soviética. Essas Repúblicas se distribuem por uma área imensa que se estende pelos continentes europeu e asiático. A maior parte de seu território encontras-se na Ásia. Observe o mapa político para conhecer os integrantes da CEI:

CEI: aspectos políticos As chamadas Repúblicas Bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) não integram essa

CEI: aspectos políticos As chamadas Repúblicas Bálticas (Estônia, Letônia e Lituânia) não integram essa Comunidade. A CEI procura manter os vínculos econômicos que já existiam entre as ex-Repúblicas Soviéticas, manter o uso do rublo como moeda e centralizar as forças armadas, além de compartilhar o uso de uma infraestrutura criada nos tempos da URSS.

Breve histórico Vamos fazer uma rápida recapitulação de alguns eventos importantes no histórico de

Breve histórico Vamos fazer uma rápida recapitulação de alguns eventos importantes no histórico de formação da ex-URSS e de sua dissolução. março de 1917 – o czar Nicolau II é derrubado do poder através de uma revolução conduzida pela ala moderada (mencheviques) do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR); novembro de 1917 – através de uma insurreição e liderados por Lênin, os bolcheviques (ala mais radical do POSDR) assumem o poder e instalam um governo revolucionário; 1917 -1921 – desenvolve-se uma guerra civil entre o grupo revolucionário bolchevique (através do recém criado Exército Vermelho) e os opositores desse regime (incluindo os mencheviques e os czaristas); 1922 – criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas; 1924 – morre Lênin e Josef Stálin assume o poder na URSS e inicia um processo de coletivização maciça dos meios de produção;

 1936 -1938 – Stálin exila e executa milhões de pessoas suspeitas de serem

1936 -1938 – Stálin exila e executa milhões de pessoas suspeitas de serem opositoras ao seu regime; 1939 -1945 – a URSS participa da Segunda Guerra Mundial. Ao final dessa guerra o número de mortos durante esse período se aproxima de 20 milhões, a União Soviética ocupa boa parte do leste europeu e emerge como potência mundial, líder do mundo socialista; Guerra Fria – a URSS disputa com os EUA a supremacia mundial e procura expandir sua influência e o próprio mundo socialista. Nesse período se realiza a corrida armamentista, inclusive nuclear, e a corrida espacial. São momentos críticos nesse período a Construção do Muro de Berlim e a crise dos mísseis nucleares soviéticos em Cuba. Ocorre ainda a repressão ao movimento antisoviético na Hungria (1956) e ao processo democratizante na Tchecoslováquia (1968); décadas de 1960 e 1970 – a URSS alcança seu auge político e econômico e de sua influência no mundo. Estamos na Era Bréjnev e ocorre a invasão soviética no Afeganistão (1979); final da década de 1970, início da década de 80 – a União Soviética passa a enfrentar uma crise econômica que se aprofunda rapidamente. Em 1980 a URSS interfere na Polônia para suprimir as liberdades do Sindicato Solidariedade. Em 1982 morre Leonid Bréjnev sucedido pelos curtos governos de Iúri Andrópov e Konstantín Tchernenko que também faleceram no exercício do poder. Em 1985 assume Mikhail Gorbatchov que dá início a reformas no país.

Motivos da crise soviética Ineficiência da economia planificada, excessivamente centralizada Baixa produtividade e qualidade

Motivos da crise soviética Ineficiência da economia planificada, excessivamente centralizada Baixa produtividade e qualidade dos setores produtivos Prioridade aos setores estratégicos comprometendo a oferta de mercadorias para a população (falta de produtos e qualidade duvidosa) Sistema de metas com resultados manipulados pelo Estado Elevados gastos com a corrida armamentista e espacial Sustentação aos aliados durante a Guerra Fria

Reformas implantadas por Gorbatchov Perestroika (reestruturação) procura maior eficiência na gestão da economia procura

Reformas implantadas por Gorbatchov Perestroika (reestruturação) procura maior eficiência na gestão da economia procura substituir o sistema de metas pelo de produtividade procura criar estímulos administradores e trabalhadores inovações no sistema produtivo entrada de multinacionais permissão para associação de multinacionais com empresas soviéticas

Reformas implantadas por Gorbatchov Glasnost (transparência) moderação na censura interna maior liberdade para manifestações,

Reformas implantadas por Gorbatchov Glasnost (transparência) moderação na censura interna maior liberdade para manifestações, denúncias, críticas e sugestões exposição dos problemas do país e da população busca melhorar as relações externas e o fim da Guerra Fria acordos com o Ocidente (limitação de arsenais, de gastos militares)

Reformas implantadas por Gorbatchov Agosto de 1991 – tentativa fracassada de golpe contra Gorbatchov.

Reformas implantadas por Gorbatchov Agosto de 1991 – tentativa fracassada de golpe contra Gorbatchov. Boris Iéltsin obtém projeção política e mais tarde torna-se o presidente russo; setembro de 1991 – com o fracasso das reformas e o enfraquecimento político de Gorbatchov inicia-se a fragmentação da União Soviética com a independência das Repúblicas Bálticas; dezembro de 1991 – a União Soviética é declarada extinta. Gorbatchov renuncia; janeiro de 1992 – passa a existir a CEI.

Problemas enfrentados pela CEI agravamento da crise econômica (falência e fechamento de empresas, redução

Problemas enfrentados pela CEI agravamento da crise econômica (falência e fechamento de empresas, redução da produção industrial, elevação da inflação, aumento da dívida externa) crescimento do desemprego e subemprego redução dos salários e da expectativa de vida crise financeira (dificuldades em se readaptar a economia de mercado e no desenvolvimento do sistema bancário e financeiro) insatisfação nas forças armadas (perda de prestígio internacional, dificuldades em controlar o arsenal nuclear, sucateamento da frota naval. . . ) dificuldades em manter o programa espacial (falta de recursos) ressurgimento e fortalecimento do crime organizado (máfia)

CEI: aspectos naturais Com uma área muito extensa o quadro natural da CEI é

CEI: aspectos naturais Com uma área muito extensa o quadro natural da CEI é muito diversificado. Estálocalizada acima do Trópico de Câncer e é cortada ao norte pelo Círculo Polar Ártico. Seu litoral é muito extenso. A CEI é banhada pelos oceanos Glacial Ártico e Pacífico e pelos mares Báltico, Negro, Cáspio e de Aral. O relevo da CEI alterna extensas planícies e grandes planaltos. Na porção européia de seu território destaca-se a Planície Russa e na porção asiática a Planície da Sibéria Ocidental. Entre elas encontram-se os Montes Urais. Avançando para o leste encontraremos o extenso Planalto Central Siberiano. No sul encontram-se cadeias de montanhas como o Cáucaso, o Pamir e o Altai.

CEI: aspectos naturais

CEI: aspectos naturais

CEI: hidrografia A CEI possui muitos rios, alguns de grande extensão. Sua rede hidrográfica

CEI: hidrografia A CEI possui muitos rios, alguns de grande extensão. Sua rede hidrográfica pode ser usada para navegação e produção de energia. Os rios na porção européia correm principalmente de norte para sul, desaguando nos mares Negro e Cáspio. Destacam-se o Volga, Dnieper e Dniester. Na porção asiática os rios correm principalmente de sul para o norte e terminam no Oceano Glacial Ártico ou no Mar de Aral. Destacam-se os rios Obi, Ienissei, Lena, Kolyma, Syr-Dária e Amu-Dária. Ao redor do Mar Cáspio encontramos a Depressão Caspiana e ao redor do Mar de Aral áreas em processo de desertificação. Trata-se de uma região de clima mais seco e a utilização e desvio dos rios Syr-Dária e Amu-Dária para projetos de irrigação agrícola tem levado à degradação ambiental dessa área, desertificada e contaminada por produtos químicos.

Mar Aral: problemas ambientais

Mar Aral: problemas ambientais

Mar Aral: problemas ambientais

Mar Aral: problemas ambientais

CEI: aspectos naturais Atravessando a CEI de norte para sul vamos observar a existência

CEI: aspectos naturais Atravessando a CEI de norte para sul vamos observar a existência de várias faixas climáticas. No extremo norte observamos a presença do clima polar com a vegetação de tundra (vegetação rasteira formada por musgos e liquens). Uma área muito extensa no centro-norte é dominada pelo clima temperado frio (ainda rigoroso) com a Taiga (floresta boreal de coníferas), a maior floresta do mundo. No centro-sul encontramos o clima temperado continental, mais seco, com as estepes e pradarias. No sul, áreas desérticas com xerófitas e estepes e nas cordilheiras o clima e vegetação de montanha. Observe o mapa com a distribuição dos climas e vegetações no imenso território da CEI:

CEI: aspectos humanos Federação Russa é a República com maior população na CEI com

CEI: aspectos humanos Federação Russa é a República com maior população na CEI com quase 145 milhões de habitantes. No entanto, devido à sua grande extensão territorial, apresenta baixa densidade demográfica. A distribuição da população também é muito irregular concentrando-se no lado europeu onde os climas são menos rigorosos, existem importantes áreas agrícolas, centros industriais, melhor infra-estrutura de transportes e proximidade do restante da Europa.

 O lado asiático apresenta desertos e áreas muito geladas, as distâncias são imensas,

O lado asiático apresenta desertos e áreas muito geladas, as distâncias são imensas, grandes áreas cobertas por florestas (Taiga) e um isolamento geográfico. Encontramos uma maior concentração no lado asiático acompanhando a Ferrovia Transiberiana. A CEI apresenta grande variedade étnica, com predomínio de eslavos, além de dezenas de outros grupos. Algumas minorias desejam o separatismo ou maior autonomia interna. A unidade política interna da CEI tem sido ameaçada pelas reivindicações e tentativas de separatismo de regiões como a Chechênia, o Daguestão, a Abkházia e a Ossétia, ou ainda a disputa entre a Armênia e o Azerbaijão pela região de Nagorno-Karabakh.

 O Stalinismo foi em parte responsável por esse quadro atual de conflitos ao

O Stalinismo foi em parte responsável por esse quadro atual de conflitos ao misturar forçadamente as etnias no território da ex. URSS, favorecendo alguns grupos, prejudicando outros. (Política do LIQUIDIFICADOR) Além de muitos ateus ou sem religião, na população da CEI registram-se muitos cristãos da Igreja Ortodoxa e, no sul, próximo ao Oriente Médio, o islamismo (muçulmanos).

 As grandes potências sentem especial preocupação com essa região pela tentativa de ampliação

As grandes potências sentem especial preocupação com essa região pela tentativa de ampliação de influência do Oriente Médio sobre essas populações, pois o contrabando de armas e/ou segredos nucleares poderia levar a uma proliferação de arsenais de destruição em massa no conturbado Oriente Médio. O padrão de vida caiu significativamente após a fragmentação e extinção da URSS.

 Nos últimos anos a economia de algumas Repúblicas da CEI mostra uma recuperação,

Nos últimos anos a economia de algumas Repúblicas da CEI mostra uma recuperação, mas as desigualdades regionais são grandes. Repúblicas como Turcomenistão, Tadjiquistão são muito pobres. Observe o quadro comparativo abaixo:

CEI: economia A CEI é rica em matérias-primas. Possui grande riqueza em madeira e

CEI: economia A CEI é rica em matérias-primas. Possui grande riqueza em madeira e minérios, com exportação significativa. Em seu imenso território distribuem-se muitas jazidas minerais na Ucrânia, nos Montes Urais, na região do Cáucaso, Mar Cáspio e na Sibéria. A agropecuária é limitada pelo clima rigoroso. Na porção asiática, especialmente, os desertos e os longos invernos, além das áreas geladas, comprometem a produção.

 Como a CEI possui um quadro clímato-botânico semelhante ao europeu, encontramos praticamente os

Como a CEI possui um quadro clímato-botânico semelhante ao europeu, encontramos praticamente os mesmos produtos na agropecuária: cereais, batata, beterraba, algodão, rebanhos bovino, ovino e aves. A produção concentra-se no lado europeu onde, além dos climas menos rigorosos, encontra-se o fértil solo de tchernozion, rico em matéria orgânica.

CEI: industrialização A indústria desenvolveu-se mais no setor de base ou pesada (química, mecânica,

CEI: industrialização A indústria desenvolveu-se mais no setor de base ou pesada (química, mecânica, siderúrgica, naval, material ferroviário, bélica e nuclear) por interesses do Estado Soviético. Essa indústria está distribuída pelo território concentrando-se especialmente junto às fontes de matéria-prima e de energia. O setor de bens de consumo nunca mereceu prioridade permanecendo com baixa qualidade e produtividade e não é um setor competitivo no mercado mundial. Após a fragmentação soviética e reformas para a volta ao capitalismo a CEI tem recebido investimentos estrangeiros com a entrada e atuação de multinacionais em seu território, além de ter realizado amplo programa de privatização de estatais. Mas o fortalecimento do setor de bens de consumo ainda levará tempo, além de ser necessário elevar o padrão de consumo do cidadão da CEI que tem um baixo poder aquisitivo devido aos baixos salários.

 A produção energética é grande. Além de um substancial potencial hidrelétrico com algumas

A produção energética é grande. Além de um substancial potencial hidrelétrico com algumas das maiores usinas do mundo, a CEI pode contar com muito carvão, petróleo e gás natural, além da utilização da energia nucleoelétrica. A rede de transportes está concentrada no lado europeu com maior utilização das ferrovias e hidrovias. O transporte rodoviário não é de grande destaque. A Federação Russa é, sem dúvida, a de maior destaque econômico na CEI concentrando a maior parte dos recursos naturais, uma significativa produção agropecuária, uma das maiores produções pesqueiras do mundo e procura fortalecer novamente seu parque

 A Rússia não é membro da OPEP, mas é uma grande exportadora de

A Rússia não é membro da OPEP, mas é uma grande exportadora de petróleo e gás. Participa do G 8 que reúne os sete países mais ricos do mundo e a própria Rússia, aceita no bloco em troca da concordância para que outras Repúblicas do antigo bloco soviético pudessem participar da OTAN. Mas, apesar de ainda ser uma grande força militar, de possuir muitas potencialidades naturais e humanas, a Rússia não é mais uma grande potência econômica nesse momento.

 Verifique o quadro e o gráfico com mais informações sobre a Federação Russa:

Verifique o quadro e o gráfico com mais informações sobre a Federação Russa:

Referências: *Extinção da URSS: http: //www. estadao. com. br/ext/diariodopassado/out/000057666. htm http: //www. estadao. com.

Referências: *Extinção da URSS: http: //www. estadao. com. br/ext/diariodopassado/out/000057666. htm http: //www. estadao. com. br/ext/diariodopassado/out/000029780. htm http: //www. estadao. com. br/ext/diariodopassado/out/000021587. htm *Federação Russa: http: //users. linkexpress. com. br/embrus/ *Ferrovia Transiberiana: http: //atipico. net/historia/1904 a. htm *Programa espacial russo: http: //atipico. net/historia/1904 a. htm http: //www. estado. estadao. com. br/edicao/encarte/luaahis. html