Catstrofes naturais Tipos de catstrofes naturais Inundaes Como

  • Slides: 29
Download presentation
Catástrofes naturais

Catástrofes naturais

Tipos de catástrofes naturais

Tipos de catástrofes naturais

Inundações

Inundações

 Como as podemos prevenir/proteger As primeiras chuvas no fim do verão e durante

Como as podemos prevenir/proteger As primeiras chuvas no fim do verão e durante o outono tendem a provocar inundações com maior frequência, devido ao facto dos escoadouros entupirem com facilidade, por existirem muitos resíduos soltos como folhas, papéis e plásticos, que são facilmente arrastados pelas águas. Também os sistemas de bombagem que se encontram instalados nas edificações estiveram durante muito tempo sem funcionar e podem falhar devido à falta de manutenção. Para prevenir eventuais inundações é muito importante que as pessoas adotem alguns procedimentos relativamente simples que podem evitar problemas desta natureza neste período do ano, nomeadamente: - Dar atenção à informação meteorológica diária e aos avisos da proteção civil; - Desobstruir as linhas de água que passam junto das habitações; - Desentupir os sumidouros e outros escoadouros existentes nos terraços, quintais e varandas, assim como nas imediações das habitações situadas nas zonas baixas; - Limpar os resíduos acumulados nas caldeiras dos telhados e nos algerozes; - Verificar o funcionamento dos sistemas de bombagem.

Cheias

Cheias

Como as podemos prevenir/proteger Para prevenir eventuais inundações durante o período de chuvas intensas,

Como as podemos prevenir/proteger Para prevenir eventuais inundações durante o período de chuvas intensas, que decorre normalmente durante o outono e o inverno, é muito importante a adoção de alguns procedimentos e comportamentos que podem ajudar a evitar possíveis problemas. As primeiras chamadas de atenção remetem para a informação meteorológica diária e os avisos da proteção civil. Outras indicações a ter em conta passam pela desobstrução das linhas de água, que passam junto das habitações, bem como os sumidouros e outros escoadouros existentes nos terraços, quintais e varandas, assim como nas imediações das habitações situadas nas zonas baixas. Deve-se dar também atenção à limpeza dos resíduos acumulados nas caldeiras dos telhados e nos algerozes e verificar o funcionamento dos sistemas de bombagem. O Sistema Municipal de Proteção Civil alerta ainda para a necessidade de ser dada especial atenção a todos os fatores urbanos que possam colocar em risco a população ou o seu património, no caso de ocorrerem situações meteorológicas adversas. Outras medidas importantes - Limpeza dos telhados, algerozes e chaminés, assim como a obtenção de um anteparo de madeira ou metal para a porta da rua, de modo a evitar cheias nas habitações; - Calafetar as portas e janelas, limpar e substituir os filtros de exaustores e verificar os prazos de validade das mangueiras de gás; - Ter cuidados de saúde ao nível da prevenção contra a gripe, principalmente nos idosos e crianças; - Ter atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos e tendas), que possam ser afetadas por rajadas mais fortes de vento; -Ter em casa uma reserva de água potável e de alimentos, um rádio, uma lanterna, velas e fósforos ou isqueiro e medicamentos essenciais para toda a família; - Desligar os aparelhos elétricos e evitar o uso de telefones, a não ser em caso de emergência, quando se está em casa e começa a trovejar; - Em caso de trovoada, a conduzir, deve-se permanecer dentro do veículo. Na rua, nunca se abrigar debaixo de árvores altas e sempre longe de redes e tubos metálicos, de linhas ferroviárias ou de outra qualquer estrutura metálica. Não permanecer no topo de uma colina, em campo aberto ou na praia; - Ter sempre em casa agasalhos, reservas de roupa, alimentos e fotocópias de documentos de identificação dos membros da família e outros documentos importantes.

Desertificação

Desertificação

Como podemos prevenir/proteger O desmatamento desordenado, as queimadas, o extrativismo de madeira, o uso

Como podemos prevenir/proteger O desmatamento desordenado, as queimadas, o extrativismo de madeira, o uso intensivo do solo, o manejo e a utilização incorretos das terras agricultáveis são fatores essenciais para expandir a desertificação. Essas causas estão presentes nas áreas desérticas ou em processo de degradação no Ceará, como em Irauçuba, na Zona Norte; no Sertão Central e no Médio Jaguaribe. As áreas susceptíveis à desertificação, associadas a outras do semi-árido nordestino, especialmente da Bahia, Piauí, Pernambuco e Maranhão, serão expostas, em Madri, Espanha, durante a Conferência das Partes, promovida pela Organização das Nações Unidas. Mudanças climáticas, biocombustíveis, queimadas e o efeito estufa complementarão os painéis desse evento de grande magnitude. O ambiente de degradação, muitas vezes, resulta da falta de educação ambiental e das práticas conservacionistas do meio natural. No âmbito da agricultura familiar, a questão envolve hábitos herdados de gerações passadas, métodos arcaicos como as queimadas para limpar o pasto. Na agricultura moderna, a causa está na mecanização dos defensivos agrícolas em busca da produtividade.

Secas

Secas

Como as podemos prevenir/proteger Temos o país em seca severa. Sabemos que não mandamos

Como as podemos prevenir/proteger Temos o país em seca severa. Sabemos que não mandamos no tempo, mas é dever de quem governa prevenir. Prevenir não quer dizer que agora temos que poupar água. Prevenir quer dizer que temos ao nosso dispor várias hipóteses de garantir que ela não nos falta. Na Arábia Saudita os jardins são regados com água dos despejos sanitários, depois de reciclada é claro. Em Londres faz-se a mesma coisa recicla-se a água. Por último temos o exemplo de Espanha que já construiu cerca de 700 centrais de dessalinização da água do mar. A seca não é uma coisa que agora nos caiu do céu, os avisos são mais que muitos, e nós com tanto mar. com tanta água, só precisamos de alguém que (não seja à semelhança do Alqueva que demorou décadas até ser tomada uma decisão), tenha uma visão de futuro para o problema da água, porque já sabemos que os tempos vindouros não serão de fartura, mas de seca.

Aluimentos Um deslizamento de terra ou escorregamento de terra é um fenômeno de ordem

Aluimentos Um deslizamento de terra ou escorregamento de terra é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui vários tipos de movimento do solo, tais como quedas de rochas, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos. “O “deslizamento de terra é na verdade apenas uma categoria dos chamados” movimentos de massa “, processo que envolve o desprendimento e transporte de solo ou material rochoso encosta abaixo”. [1] Pode-se considerar três fatores de influência na ocorrência dos deslizamentos:

Como podemos prevenir/proteger Existem mais de duas maneiras porém as principais são: A primeira

Como podemos prevenir/proteger Existem mais de duas maneiras porém as principais são: A primeira é repondo a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo. • A segunda, mais segura , é não construir terraços em forma de degraus a fim de proteger o solo da ação das águas pluviais. • Evite plantar arvores grandes nas encostas como, bananeira, mangueira. . . • Evite corte e aterros nas encostas para não deixar o terreno fraco. • Nunca construa próximo a encostas e barrancos, quanto maior a distancia mais segurança para sua moradia. • Não jogar lixo nas encostas, isso produz acumulo de água escorrendo o lixo e assim arrastando o solo junto com ele. • Instalar canaletas ou tubos para o escoamento dessas águas usadas. [3]

Derrocadas

Derrocadas

Como podemos prevenir/proteger Não há muitas maneiras de prevenir uma derrocada. Mas no que

Como podemos prevenir/proteger Não há muitas maneiras de prevenir uma derrocada. Mas no que toca a proteger certas coisas de derrocadas , o ser-humano pode fazer algumas coisas. Essas coisas podem prevenir as derrocadas , mas nem sempre. O ser-humano pode colocar : Redes em cima das pedras onde vai ocorrer a derrocada , ou pode ocorrer. Também pode colocar barreiras para se houver uma derrocada, evitar feridos , e evitar destruir coisas. Estas são algumas maneiras de prevenir derrocadas mas há mais algumas.

Sismos

Sismos

Como podemos prevenir/proteger

Como podemos prevenir/proteger

Furacões

Furacões

Como podemos prevenir/proteger Portugal não é um habitual local de passagem de furacões. Talvez

Como podemos prevenir/proteger Portugal não é um habitual local de passagem de furacões. Talvez por isso não se verifique particular divulgação sobre o assunto, como em países como os EUA, onde os furacões tendem a ser frequentes na costa sudeste. No entanto, é importante estarmos devidamente informados e precavidos para estas demonstrações de força da Natureza. Há alguns conselhos básicos que pode seguir ainda antes de sequer se ver confrontado com a possível passagem de um furacão. Há medidas simples que fazem toda a diferença, como: Assegurar que não tem objetos soltos no jardim e/ou varanda; Confirmar que o seu carro tem combustível suficiente, pois o fornecimento do mesmo poder ser cortado durante e/ou depois da passagem do furacão; Ter uma lanterna em casa, comida e água.

 Avalanches

Avalanches

Como podemos prevenir/proteger A alta periculosidade das avalanchas faz com que em zonas de

Como podemos prevenir/proteger A alta periculosidade das avalanchas faz com que em zonas de risco criem-se específicas unidades de prevenção, que observam e analisam as condições meteorológicas e da neve para avaliar o risco. Nos locais mais expostos, é necessário provocar o deslizamento controlado das massas de neve instáveis por meio de cargas explosivas. O sistema mais vulgar para diminuir os efeitos da avalanches é a colocação de barras metálicas dispostas verticalmente ou os muros de desvio, para reduzir as massas de neve [. Para permitir a circulação do transito ferroviário e/ou automóvel, nas zonas de montanha utiliza-se as chamadas protecções para-avalanche se bem que a finalidade não seja a de as parar, mas sim as proteger da avalanche. São como que um "telhado", uma galeria aberta, que cobre a via e permite que a neve possa passar por cima sem portanto provocar a paragem do tráfego. Nas zonas onde as avalanches são frequentes fala-se de corredores de avalanche [10]. Medidas de prevenção Segundo informações dos Bombeiros da Catalunha, para aproveitar uma saída à neve com segurança é necessário prepará-la com antecipação, conhecer o percurso (buscando o caminho que seja mais seguro), [ conhecer a previsão meteorológica[ e o risco de avalanches, e levar o equipamento adequado. [Segundo as recomendações da Proteção Civil da Catalunha, há que se ter em conta que as vibrações produzidas por um berro, queda ou movimento no chão podem iniciar uma avalanche.

Vagas de calor

Vagas de calor

Como podemos prevenir/proteger

Como podemos prevenir/proteger

Vagas de frio

Vagas de frio

Como podemos prevenir/proteger

Como podemos prevenir/proteger

Vulcões

Vulcões

Como podemos prevenir/proteger

Como podemos prevenir/proteger

Incêndios florestais

Incêndios florestais

Como podemos prevenir/proteger Cuidados a ter para reduzir o número de incêndios: - Não

Como podemos prevenir/proteger Cuidados a ter para reduzir o número de incêndios: - Não faça fogueiras, queimas ou queimadas ou qualquer tipo de lume; - Não fume na floresta ou em locais densamente arborizados; - Não lance pontas de cigarro para fora da viatura quando circular de automóvel; - Limpe o mato e arvoredo, numa distância mínima de 50 metros em torno de habitações; - Guarde em local seguro, lenha, combustíveis e outros produtos inflamáveis que possua; - Não use máquinas sem proteção de faíscas de combustão; - Não deixe matos nem resíduos florestais cortados no interior das áreas florestais; - Não deite lixo no chão, guarde-o em sacos de plástico e transporte-o até ao contentor mais próximo; - Se for passear à Floresta leve a sua refeição preparada, para evitar acender fogueiras; - Se notar a presença de pessoas comportamentos estranhos, observe e informe sobre as características que possam conduzir à sua identificação. Em caso de incêndio florestal: - Alerte imediatamente os bombeiros ou através do número 112 (GRÁTIS) - Sem colocar a sua vida em perigo, procure extingui-lo ou limitá-lo, com a ajuda de extintores, pás, enxadas, pulverizadores dorsais ou ramos, colaborando na sua extinção até à chegada dos bombeiros; - Retire a sua viatura dos caminhos de acesso ao incêndio; - Não prejudique a ação dos Bombeiros, seguindo as suas instruções. Se o incêndio estiver perto da sua casa: - Avise os vizinhos; - Corte o gás e a eletricidade; - Molhe abundantemente as paredes e os arbustos que rodeiam a casa; - Solte os animais, eles tratam de si próprios; - Em caso de evacuação ajude a sair crianças, idosos e deficientes; - Não perca tempo a recolher objetos pessoais desnecessários; - Não volte atrás por motivo algum. Se ficar cercado por um incêndio: - Saia na direção contrária à do vento; - Refugie-se numa zona com água ou com pouca vegetação; - Cubra a cabeça e o resto do corpo com roupas molhadas; - Respire junto ao chão, através de roupa molhada, para evitar inalar o fumo. Depois de um incêndio: - Tome cuidado quando regressar a uma área recentemente ardida, podem haver reacendimentos. Verifique se existem zonas em combustão na sua casa ou à sua volta e extinga-os, caso existam; - Se a sua casa for evacuada, regresse só quando os bombeiros o aconselharem; - Assegure-se que a sua casa não está em risco de ruir. Tenha cuidado com os fios elétricos expostos e outros perigos.

Elaborado por: Gabriela Martins Teixeira 3º ano

Elaborado por: Gabriela Martins Teixeira 3º ano