Catequese 7 Jesus s de Nazar Palestina Situao

  • Slides: 25
Download presentation
Catequese 7 Jesus (só? ) de Nazaré

Catequese 7 Jesus (só? ) de Nazaré

Palestina

Palestina

Situação Política Era governada pela dinastia Herodiana, mas estava sob o domínio de Roma.

Situação Política Era governada pela dinastia Herodiana, mas estava sob o domínio de Roma. Um dos maiores sinais de que eram os romanos quem mandavam, eram os exércitos que por lá estavam estacionados. E qualquer indício de rovolta era abafado pela violência.

Situação geográfica Situada entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão Estava dividida em

Situação geográfica Situada entre o mar Mediterrâneo e o rio Jordão Estava dividida em três províncias: Judeia, Samaria e Galileia Jerusalém, ficava na Judeia e era na altura a capital religiosa No templo, ofereciam-se sacrifícios, reunia-se o Sinédrio (tribunal com 70 membros), guardavam-se as riquezas, valores e impostos. As mulheres tinham um atrío atrás do dos homens e os homens nãojudeus ficavam mesmo na rua. A parte mais interior era para o clero, que era chefiado pelo Sumosacerdote.

Galileia ficava a norte. Era uma região onde os judeus viviam misturados com outras

Galileia ficava a norte. Era uma região onde os judeus viviam misturados com outras raças e culturas. Por isso, era olhada com desconfiança pelos chefes religiosos de Jerusalém. Entre a Galileia e a Judeia encontrava-se a Samaria. Esta província era habitada por um povo que estava incompatibiliado com os judeus, tanto da Judeia como da Galileia.

Organização social Ricos – grandes proprietários, comerciantes ou elemtos do alto clero; Classe média

Organização social Ricos – grandes proprietários, comerciantes ou elemtos do alto clero; Classe média – sacerdotes, médios e pequenos proprietários rurais e comerciantes; Pobres – trabalhadores em geral; Miseráveis – mendigos, escravos ou excluídos sociais, ladrões, doentes, mulheres, prostitutas, deficientes

Mas as diferenças sociais na Palestina não se prediam apenas à riqueza ou pobreza,

Mas as diferenças sociais na Palestina não se prediam apenas à riqueza ou pobreza, mas a outros crit´rios como: o sexo, instrução, função religiosa, pureza étnica, etc. . .

Lc 15, 1 -2 Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para

Lc 15, 1 -2 Aproximavam-se dele todos os cobradores de impostos e pecadores para o ouvirem. Mas os fariseus e os doutores da Lei murmuravam entre si, dizendo: «Este acolhe os pecadores e com eles. »

Lc 20, 27 Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no:

Lc 20, 27 Aproximaram-se alguns saduceus, que negam a ressurreição, e interrogaram-no:

Jo 11, 47 -50 Os sumos sacerdotes e os fariseus convocaram então o Conselho

Jo 11, 47 -50 Os sumos sacerdotes e os fariseus convocaram então o Conselho e diziam: «Que havemos nós de fazer, dado que este homem realiza muitos sinais miraculosos? Se o deixarmos assim, todos irão crer nele e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar santo e a nossa nação. » Mas um deles, Caifás, que era Sumo Sacerdote naquele ano, disse-lhes: «Vós não entendeis nada, nem vos dais conta de que vos convém que morra um só homem pelo povo, e não pereça a nação inteira. »

Mc 3, 6 Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes

Mc 3, 6 Assim que saíram, os fariseus reuniram-se com os partidários de Herodes para deliberar como haviam de matar Jesus.

Mt 10, 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu. Mt 26,

Mt 10, 4 Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que o traiu. Mt 26, 51 -52 Um dos que estavam com Jesus levou a mão à espada, desembainhou-a e feriu um servo do Sumo Sacerdote, cortando-lhe uma orelha. Jesus disse-lhe: «Mete a tua espada na bainha, pois todos quantos se servirem da espada morrerão à espada.

Mt 11, 16 -18 Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças

Mt 11, 16 -18 Com quem poderei comparar esta geração? É semelhante a crianças sentadas na praça, que se interpelam umas às outras, dizendo: 'Tocámos flauta para vós e não dançastes; entoámos lamentações e não batestes no peito!' Na verdade, veio João, que não come nem bebe, e dizem dele: 'Está possesso!'

Jo 4, 9 Disse-lhe então a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me

Jo 4, 9 Disse-lhe então a samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber a mim que sou samaritana? » É que os judeus não se dão bem com os samaritanos.

Grupo social marginalizado • Publicanos • Pecadores • Zelotas • Essénios • Samaritanos Grupo

Grupo social marginalizado • Publicanos • Pecadores • Zelotas • Essénios • Samaritanos Grupo social mais ou menos integrado • Escribas • Fariseus • Saduceus • Sacerdotes • Herodianos

Saduceus – grupo da elite judaica, principalmente dos sacerdotes com mais poder. Seguiam a

Saduceus – grupo da elite judaica, principalmente dos sacerdotes com mais poder. Seguiam a lei da Torah. Não acreditavam na vida depois da morte. Controlavam as actividades e riquezas do Templo e do Sinédrio. Jesus distancia-se deste grupo, voltando-se para os pobres e oprimidos.

Fariseus - grupo muito influente. Preocupavam-se com a interpretação, actualização e cumprimento da Lei.

Fariseus - grupo muito influente. Preocupavam-se com a interpretação, actualização e cumprimento da Lei. Defendiam a observância do Sábado, da pureza, do pagamento do imposto (dízimo) e o Jejum. Acreditavam na Ressurreição. Jesus confrontou-se muitas vezes com eles, criticando os que eram arrogantes e que se contentavam com o cumprimento apenas exterior da lei.

Essénios – eram uma espécie de monges, que excluiam radicalmente os Pecadores. Praticavam o

Essénios – eram uma espécie de monges, que excluiam radicalmente os Pecadores. Praticavam o Baptismo de Imersão como forma de purificação. João Baptista, provavelmente, teve encontros com eles. Jesus, ao contrário deles, ia ao encontro dos pecadores, pregando a misericórdia e o perdão de Deus.

Zelotas - eram radicais, que pretendiam expulsar os dominadores pagãos e cometiam atentados terroristas

Zelotas - eram radicais, que pretendiam expulsar os dominadores pagãos e cometiam atentados terroristas contra os representantes do Império Romano. Entre os 12 apóstolos, havia 2 Zelotas: Simão (o Cananeu) e Judas Iscariotes. Depositaram grande esperança em Jesus, como líder, mas Ele pregava a não-violência e a fraternidade.

Publicanos - não eram por si só um grupo social. Todavia, distinguiam-se por ser

Publicanos - não eram por si só um grupo social. Todavia, distinguiam-se por ser cobradores de impostos, entregues aos Romanos, estando, assim, ao serviço do seu poder e ocupação.

Herodianos – seguidores de Herodes Magno e de seus filhos. Colaboravam com os Romanos.

Herodianos – seguidores de Herodes Magno e de seus filhos. Colaboravam com os Romanos. Pecadores – os que levavam uma vida contrária à lei e que, por isso, eram excluídos. Jesus ia ao seu encontro, não para aprovar o que faziam, mas para que se convertessem, através do acolhimento.

1 - Jesus veio salvar os … 2 - Jesus condena o comportamento dos

1 - Jesus veio salvar os … 2 - Jesus condena o comportamento dos … 3 - A que grupo social pertencia Zaqueu? 4 - Quem socorreu o homem caído à beira da estrada? 5 - Jesus cura os … 6 - Jesus perdoa aos … 7 - Grupo que estudava as escrituras. 8 - Grupo responsável pela celebração dos que celebrava os sacrifícios no templo. 9 - Grupo excluído por doença humanamente incurável. 10 - Grupo que criticou Jesus por curar ao sábado.