caso no haja movimento e msica favor apertar

  • Slides: 9
Download presentation
(caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F 5)

(caso não haja movimento e música, favor apertar a tecla F 5)

1 – ENXERGANDO O POTENCIAL (leia 1 Samuel 16. 1 -13) Mateus 7. 1

1 – ENXERGANDO O POTENCIAL (leia 1 Samuel 16. 1 -13) Mateus 7. 1 – Não julgueis, para que não sejais julgados. A planta tinha apenas duas folhas insignificantes despontado de um vaso de barro sujo. Quando um dos trabalhadores do bazar me perguntou: Você vai levar isto? , a primeira coisa que me ocorreu foi: Outra planta? Esta coisinha? Mas então me lembrei de um pequeno espaço em minha janela da cozinha, do tamanho exato daquele vaso feio, e a trouxe para casa. Se essa planta morresse eu não perderia nada. Com o passar dos meses surgiu mais uma folha, e depois outra e outra. Com o sol quente e uma rega ocasional, a plantinha começou a se desenvolver. Toda vez que olho para ela, agora vicejante, me lembro de como é fácil eu fazer julgamentos sobre o potencial de tudo, desde plantas até pessoas. Eu penso: Ah, ela nunca vai ser nada na vida. Olha só todas as suas tatuagens!, ou Que chance ele terá, vindo de um lar assim? , ou Ela não deveria contratá-lo, já que cumpriu pena na prisão. Deus olha para o coração das pessoas, e não para sua aparência exterior ou suas circunstâncias. Jesus nos lembra, em Mateus 7. 1, a não condenar as pessoas. Antes, podemos ajudar os outros a experimentar o Amor do Senhor, o Cuidado e a Graça, e depois dar um passo para trás e observar as transformações. Ó Senhor, nos ajude hoje a nos refrearmos de julgar os outros e, ao invés disso, ver cada pessoa como alguém de valor, criado à Tua Imagem. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Hoje tentarei ver os outros pelos Olhos de Deus. Oremos por alguém a quem julgamos. Oração:

2 – CONFIANDO EM DEUS NA TRANSIÇÃO (leia Gênesis 28. 15 -16) Jeremias 23.

2 – CONFIANDO EM DEUS NA TRANSIÇÃO (leia Gênesis 28. 15 -16) Jeremias 23. 23 -24 – Acaso, sou Deus apenas de perto, diz o SENHOR, e não também de longe? Ocultar-se ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? – diz o SENHOR; porventura, não encho eu os céus e a terra? – diz o SENHOR. Mudanças importantes na vida podem nos deixar confusos ou perdidos. Quando as coisas familiares são substituídas pelo desconhecido, Deus pode parecer distante e indiferente. Era exatamente assim que eu me sentia há dois anos, depois de me mudar para Istambul, uma cidade com mais de 14 milhões de pessoas. Minha esposa, nossos dois filhos e eu tínhamos nos mudado para um apartamento pequeno em uma região superpovoada. O barulho do tráfego era diferente de tudo o que eu já tinha experimentado, e parecia ser constante durante todo o dia e toda a noite. O chamado muçulmano à oração soava de várias mesquitas diferentes em nosso bairro. Eu estava me sentindo um pouco perdido e distante de Deus. Estava a milhares de quilômetros de distância da casa espaçosa em que eu tinha vivido durante os últimos sete anos, com um grande jardim e árvores frutíferas. Confrontado com ambientes desconhecidos, me perguntei: Deus, será que O ouvi corretamente? O Senhor está realmente comigo nesta mudança? Me lembrei do que Ele perguntou em Jeremias 23. 24: “porventura, não encho eu os céus e a terra? ”. Compreendi que Ele estava me incentivando a confiar n. Aquele que é constante mesmo enquanto eu enfrento tantas mudanças e incertezas. Eu nunca poderia escapar do Cuidado e da Proximidade do Pai, mesmo naquele lugar distante e desconhecido. Na verdade, durante os dias que se seguiram a Presença de Deus se tornou mais real, para mim, do que jamais teria sido se eu tivesse escolhido ficar em meu ambiente confortável. Senhor amado, nos ajude a confiar em Ti durante as incertezas da transição. Em ambientes solitários e desconfortáveis, que possamos nos voltar para Ti, nosso Companheiro constante e Auxílio sempre presente. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Deus está perto, mesmo em lugares distantes. Oremos por quem esteja em momento de transição. Oração:

3 – CHAMANDO TODOS OS VOLUNTÁRIOS! (leia Êxodo 35. 4 -9) Isaías 6. 8

3 – CHAMANDO TODOS OS VOLUNTÁRIOS! (leia Êxodo 35. 4 -9) Isaías 6. 8 – Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me aqui, envia-me a mim. Este versículo de Isaías foi um dos que mais tocou o coração da minha mãe, lhe despertando o desejo de se tornar missionária. Muitas vezes ouvi a história de como ela se sentiu chamada, quando ainda menina, para ir pregar em terras estrangeiras. Mas ela era de uma família muito pobre e sem instrução. Na verdade, ela foi a primeira a se formar no ensino médio. No entanto ela se rendeu ao Chamado de Deus, foi para a escola de enfermagem e, lá, conheceu um jovem estudante de medicina que também se sentiu chamado para missões estrangeiras. Embora este versículo me seja bastante familiar, no domingo passado ganhei uma nova perspectiva do seu significado: Deus usa os voluntários! Seja uma pessoa rica ou pobre, instruída ou não, Ele recebe abertamente todas as pessoas que se oferecem para ajudar. O Senhor tem um trabalho que pode ser feito por qualquer um e por todos. Na leitura de hoje Moisés diz aos filhos de Israel que todos os que estiverem dispostos devem trazer ao Senhor uma oferta para um propósito especial. “De coração disposto” (Êxodo 35. 5). Deus usa os voluntários e lhes atribui obras maravilhosas! Gracioso Pai Celestial, nos dê corações dispostos a Te servir. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Se eu me voluntariar, Deus me dará um trabalho a fazer. Oremos por um espírito de serviço. Oração:

4 – RESPOSTAS DA ALMA (leia Romanos 8. 18 -39) Lamentações 3. 22 -23

4 – RESPOSTAS DA ALMA (leia Romanos 8. 18 -39) Lamentações 3. 22 -23 – As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se a cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Por quê? , solucei abraçada ao meu marido. Uma ocasião de alegria tinha se transformado em desespero. Depois de um trabalho de parto de 24 horas, nosso bebê estava morto. 50 anos depois ainda me lembro do frio do quarto do hospital, da voz frenética da enfermeira e das palavras do médico: Eu sinto muito. O bebê não sobreviveu. Não consegui entender suas palavras. Os fios da minha mente se emaranharam. Por dias, meses e anos me desesperei para resolver minha perda. Será que fiz algo de errado? Será que o médico fez? Deus fez? Como um Deus amoroso poderia permitir isso? A tristeza tomou conta de mim. O nascimento de bebês de amigos me trazia lágrimas em vez de alegria. As seções de bebê, nas lojas, me davam tristeza. As crianças me faziam lembrar daquele dia terrível. Continuei a lamentar o passado e a fazer perguntas, embora nenhuma resposta me satisfizesse. Somente a oração e as Escrituras davam Respostas da alma: eram profundas, não verbais, e me traziam alegria em meio à tristeza. A Benignidade e a Compaixão de Deus me sustentaram. As memórias ainda trazem uma lágrima mas confio que, na Sabedoria Divina, o Senhor toma as coisas boas e as ruins em nossa vida, as desembaraça e produz novos começos. Senhor amado, nos acompanhe em nossa tristeza. Nos ajude a ver a Tua Luz e a lembrar do Teu Amor. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Oração e leitura bíblica podem me sustentar em tempos de tristeza. Oremos por quem perdeu um filho. Oração:

5 – A IMPORT NCIA DE SE RECARREGAR (leia João 12. 27 a –

5 – A IMPORT NCIA DE SE RECARREGAR (leia João 12. 27 a – João 12. 20 -33) [Jesus disse: ] Agora, está angustiada a minha alma, Um amigo meu estava me mostrando as características do seu novo smartphone. De repente um bip estridente trouxe uma notificação, em seguida ouvimos um zumbido baixo e a tela ficou preta. A bateria acabou e eu estou sem o carregador, disse ele decepcionado. Mesmo com todas as suas capacidades, a parte mais importante do equipamento era um simples carregador de bateria. Na passagem bíblica acima Jesus Se disse angustiado, mas Ele estava ciente do Propósito daquela hora e do Sacrifício que faria por toda a humanidade. Deus proclamou a todos que Seu Filho seria glorificado. Diante de um Jesus angustiado, naquele momento os presentes precisavam das Palavras do Senhor. Eles precisavam de Força. Às vezes, como o telefone do meu amigo, nós precisamos ser recarregados. Mesmo o mais forte dos santos precisa de Encorajamento. Somos pegos em desafios e em estresses da vida, e nossa alma fica perturbada. É quando podemos nos voltar para Deus para receber Incentivo e Força. Talvez Ele nos fale por meio da palavra amável de um amigo. Pela oração e pelo estudo bíblico Ele recarrega nosso coração. Quando a vida estiver muito difícil e o próximo passo for um mistério, podemos buscar a Força recarregadora de um Pai que nos ama muito. Amado Deus, nos lembre de buscar Revitalização em Ti. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Quando a vida nos esgota, Deus pode recarregar nosso espírito. Oremos por quem busca revigoramento. Oração:

6 – FRESCO E VERDE (leia o Salmo 92. 6 -15) Salmo 92. 12

6 – FRESCO E VERDE (leia o Salmo 92. 6 -15) Salmo 92. 12 a, 14 -15 (NTLH)* – Os bons florescem como as palmeiras. (. . . ) Na velhice, eles ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheios de vida. Isso prova que o SENHOR Deus é justo, prova que ele, a minha rocha, não comete injustiça. Sempre que estou no Sequoia National Forest*, entre algumas das árvores mais antigas do mundo, preciso olhar para cima. Fico surpreso por estar diante de algo tão antigo e que ainda está crescendo; que ainda não morreu! Senti a mesma admiração quando entrei no Monte das Oliveiras e vi árvores sob as quais Jesus orou. Como poderia algo tão velho continuar vivo? Na última vez que visitei Sequoia me ocorreu que mesmo as coisas velhas podem refletir a Glória de Deus. Isso inclui aqueles, entre nós, que sentem que há muito tempo o apogeu já passou, especialmente aqueles que precisam de ajuda nas tarefas diárias. A sensação da velhice pode trazer um sentimento de impotência. Por que Deus está me mantendo aqui? , me pergunto. Por que ele não me leva para casa? E então penso nas árvores. Elas estão aqui para nos fazer olhar para cima, já que apontam para o céu. E Deus ainda age por meio daqueles que estão avançados em idade. Podemos estar velhos, mas também somos um lembrete de que o Senhor Se preocupa conosco e nos ama. Amado Deus, graças pela Dádiva da vida longa. Nos ajude a viver como uma forma de Te agradecer. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Jamais serei velho demais para proclamar a Bondade e o Amor de Deus. Oremos pelos idosos. Oração: (*) NTLH – Nova Tradução na Linguagem de Hoje * Floresta localizada nas montanhas da Califórnia, Estados Unidos, que tem árvores excepcionalmente antigas, grandes e muito altas.

7 – PROCURANDO A BELEZA (leia Mateus 25. 31 -40) O Rei, respondendo, lhes

7 – PROCURANDO A BELEZA (leia Mateus 25. 31 -40) O Rei, respondendo, lhes dirá: Em verdade vos afirmo que, sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Mateus 25. 40 – No início da nossa viagem à Austrália Ocidental, saí em busca de flores silvestres. Enquanto dirigia eu observava atentamente a beira da estrada, onde as tinha visto em uma visita anterior. Por estarmos viajando depois de um período de poucas chuvas, muitas das plantas não tinham florescido. Então alguém me disse: Procure nos montes de cascalho. Você precisa ir mais para dentro porque nem sempre se pode vê-las da estrada. Aceitei o conselho e encontramos flores silvestres em lugares mais improváveis. As encontramos por entre rochas e cascalho – flores minúsculas em fendas iluminando, com sua beleza, a paisagem por vezes árida. Nunca imaginamos encontrar tamanha beleza em locais tão quentes e secos. De forma semelhante nós, às vezes, não vemos a beleza das pessoas quando as encontramos uma primeira vez mas, quando nos dispomos a olhar mais profundamente, podemos encontrar o valor de cada uma delas. Por onde quer que viajasse, Jesus frequentemente Se associava aos excluídos da sociedade, aos não amados e aos considerados impuros – e Ele nos chama a fazer o mesmo. Amado Deus, nos ajude a nos dispormos a enxergar a beleza que Tu vês nos outros. Em nome de Jesus. Amém. Pensamento para o dia: Hoje mostrarei o Amor de Deus a alguém que pareça ser pouco atraente. Oremos pelos viajantes. Oração:

CRÉDITOS Fonte : Antiga revista No Cenáculo - Imagens : Internet Testemunhos: 1 –

CRÉDITOS Fonte : Antiga revista No Cenáculo - Imagens : Internet Testemunhos: 1 – Nancy Clark (Michigan, EUA) 2 – Timothy Austin (Turquia) 3 – Harriet Michael (Kentucky, EUA) 4 – Pamela J. Caldwell (Califórnia, EUA) 5 – Steve Burns (Arkansas, EUA) 6 – Alvin E. Trucano (Nebraska, EUA) 7 – Lenore Warton (Nova Gales do Sul, Austrália) Formatado por : Angelica Lepper – www. angelicaslides. com. br Angelica. Slides-subscribe@yahoogrupos. com. br Música : Autumn Rose – Ernesto Cortazar