Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros

  • Slides: 14
Download presentation
Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a

Cartaz para uma feira do livro Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem. Mário Quintana

Quino, Desenhando

Quino, Desenhando

Joan Miró, Cantor

Joan Miró, Cantor

O Trágico Dilema Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer,

O Trágico Dilema Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro. Mário Quintana

O texto é uma manifestação lingüística produzida em uma situação concreta (contexto), com um

O texto é uma manifestação lingüística produzida em uma situação concreta (contexto), com um determinado propósito (intenção).

Contexto Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui

Contexto Inter-relação de circunstâncias que acompanham um fato ou um acontecimento O que constitui o texto no seu todo; contextura

Interlocutor Aquele a quem o texto se dirige preferencialmente O leitor em quem pensa

Interlocutor Aquele a quem o texto se dirige preferencialmente O leitor em quem pensa o autor no momento da produção do texto

PUC-SP

PUC-SP

Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou

Segundo o dicionarista Antônio Houaiss, charge é desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, geralmente veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas. No caso da charge anterior, a crítica que ela comporta é dirigida a) à formalidade da mensagem veiculada na televisão: "Este programa é inadequado para menores de 12 anos". b) à rispidez do garoto que não usa palavras polidas para pedir o desligamento da televisão: "Não ouviu? Desliga essa TV". c) ao pouco domínio da norma padrão culta das crianças, pois o garoto usa "ouviu" (= 3ª pessoa do singular) ao lado de "Desliga!" (= 2ª pessoa do singular). d) à exposição gratuita da marca do charuto e do uísque as crianças consomem, facilmente perceptível pelo desenho. e) à falha na educação das crianças que, longe daqueles que podem educálas, precocemente jogam, bebem e fumam.

Unicamp-SP

Unicamp-SP

Para entender a tira acima, é necessário dar-se conta de que a pergunta de

Para entender a tira acima, é necessário dar-se conta de que a pergunta de Helga pode ter duas interpretações. a) No contexto, como deve ser interpretada a fala de Helga? b) Como Hagar interpretou a fala de Helga? c) Explique por que o comportamento lingüístico de Hagar não corresponde ao de um falante comum.