CARTA DE 1 JOO A vida crist vitoriosa

  • Slides: 15
Download presentation
CARTA DE 1 JOÃO A vida cristã é vitoriosa

CARTA DE 1 JOÃO A vida cristã é vitoriosa

Objetivos Saber – Compreender que para ter uma vida cristã vitoriosa é necessário permanecer

Objetivos Saber – Compreender que para ter uma vida cristã vitoriosa é necessário permanecer firme na doutrina de Cristo Saber – Compreender que a experiência com a sã doutrina nos fará invencíveis diante de qualquer heresia Fazer – Praticar o amor em sua vida

Dinâmica: Verdadeiro ou falso? Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características Compromisso

Dinâmica: Verdadeiro ou falso? Diferenciar objeto falso do verdadeiro através de suas características Compromisso – Edição do Professor

Para identificar um objeto falso é necessário identificar as características dele Vida cristã Os

Para identificar um objeto falso é necessário identificar as características dele Vida cristã Os ensinamentos heréticos têm enganado muitas pessoas em nossos dias, seus ardis são sutis e aparentemente inofensivos

A presença de Cristo nos faz vencedores (1 Jo 4. 1 -6) Questão apresentada

A presença de Cristo nos faz vencedores (1 Jo 4. 1 -6) Questão apresentada por João: Não existe vida com Deus sem Jesus Cristo. Solução dada: Uma cristologia correta (4. 1). Significado do termo “provar”: Examinar por si só exige um conhecimento prévio, para que seja possível comparar e perceber o falso do verdadeiro. Tema do combate de João: O gnosticismo, filosofia que entendia que o corpo era mau, pregava que Jesus tinha apenas aparência de ser humano.

 Deus não apenas elaborou um plano de resgate da humanidade, mas ele fez

Deus não apenas elaborou um plano de resgate da humanidade, mas ele fez parte do mesmo, tornando-se homem; A presença divina foi e continua sendo suficiente para vencer o mundo e seus argumentos heréticos (4. 4); A experiência com a sã doutrina nos fará invencíveis diante de qualquer heresia.

A prática do amor cristão como bandeira arvorada sobre os que são de Deus

A prática do amor cristão como bandeira arvorada sobre os que são de Deus A vitória do amor (1 Jo 4. 7 -12) Vida cristã Significado de 1 João 4. 7: “qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” – Apenas uma natureza transformada pelo novo nascimento em Cristo pode experimentar e viver este tipo de amor.

 O amor divino tem a peculiaridade da graça; ele não é retributivo; O

O amor divino tem a peculiaridade da graça; ele não é retributivo; O amor de Deus é o molde para amarmos uns aos outros, sendo assim devemos amar o outro não por meritocracia.

O amor de Deus em ação nos faz vencedores (1 Jo 4. 13 -21)

O amor de Deus em ação nos faz vencedores (1 Jo 4. 13 -21) Vida Mandamento: Amem ao Senhor Deus, amem também seu irmão (4. 21)

 O amor de Deus é pragmático e perpassa sentimentos, canções, emoções; ele é

O amor de Deus é pragmático e perpassa sentimentos, canções, emoções; ele é visível pelos seus efeitos benfazejos na pessoa amada. Estamos prontos para copiar esse amor? A dupla poderá descrever algumas formas para colocar esse amor em prática.

O conhecimento que nos faz vencer (1 Jo 5. 1 -12) O que João

O conhecimento que nos faz vencer (1 Jo 5. 1 -12) O que João tem ensinado? Jesus é o Cristo (5. 1). Vida Quando podemos demonstrar que amamos a Deus? À medida que obedecemos a seus mandamentos (5. 2; 14. 15). Por que o amor de Deus não é pesado? Jesus oferece um estilo de vida que descansa na graça de Deus (1 Jo 5. 3; Mt 11. 30). Quem é aquele que vence? Aquele que nasceu de novo (5. 4, 5). De onde vem o testemunho que Jesus é o Cristo? Pelo testemunho da água, sangue, uma referência ao seu corpo, ao homem Jesus.

Nuances da vida eterna (1 Jo 5. 12 -21) Vida Neste texto, João apresenta

Nuances da vida eterna (1 Jo 5. 12 -21) Vida Neste texto, João apresenta algumas características sobre a vida eterna

 A vida eterna é concedida àqueles que têm Jesus, não por mérito pessoal

A vida eterna é concedida àqueles que têm Jesus, não por mérito pessoal (5. 12); A vida eterna não é uma mera possibilidade futura, mas uma realidade do presente” (5. 13); A vida eterna é um dom de Deus, por meio exclusivo de Cristo (Jo 1. 4); A vida eterna não abriga soberbos (5. 14, 15); A vida eterna nos faz sensíveis aos que caem em seus pecados (5. 16); A vida eterna é um dom de Deus, garantida por ele (5. 18).

Texto Áureo: 1 João 4. 7 “Amados, amemos uns aos outros, porque o amor

Texto Áureo: 1 João 4. 7 “Amados, amemos uns aos outros, porque o amor é de Deus, e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus”.

Atividade do suplemento: Princípio para a minha vida cristã na igreja e no mundo

Atividade do suplemento: Princípio para a minha vida cristã na igreja e no mundo Amar o meu próximo de forma incondicional