CARL ORFF Tramas e Fios p 159 165

  • Slides: 8
Download presentation
CARL ORFF Tramas e Fios – p. 159 -165

CARL ORFF Tramas e Fios – p. 159 -165

 Integração de linguagens artísticas e ensino baseado no ritmo, no movimento e na

Integração de linguagens artísticas e ensino baseado no ritmo, no movimento e na improvisação. Não deixou textos que explicassem sua filosofia e os princípios de sua abordagem.

PEQUENO HISTÓRICO 1924: Fundação da Gunter Schule juntamente com Dorothea Gunter - Aulas de

PEQUENO HISTÓRICO 1924: Fundação da Gunter Schule juntamente com Dorothea Gunter - Aulas de música e dança para professores de educação física. Com a ajuda de Karl Maendler construi uma série de instrumentos de percussão que utilizava na escola. Orff pensa que o tipo de trabalho que desenvolve seria mais efetivo se, além de trabalhar com professores, trabalhasse diretamente com crianças. Música elemental: música primordial que envolve fala, dança, movimento partindo do ritmo servindo de base à educação musical da primeira infância.

ABORDAGEM ORFF Ritmo é a base sobre a qual se assenta a melodia. O

ABORDAGEM ORFF Ritmo é a base sobre a qual se assenta a melodia. O ritmo deveria provir do movimento enquanto a melodia nasceria dos ritmos da fala. Baseado na evolução darwiniana acreditava que, para que o desenvolvimento músical acontecesse de forma profunda, as crianças deveriam percorrer os mesmo passos traçados pela espécie humana. Partia de ritmos e melodia simples e facilmente assimiláveis, assim como dos mais diversos jogos infantis. - Improvisação tem papel importante em todos os estágios de sua proposta. São utilizadas atividades de eco, pergunta e resposta, ostinatti, figurações ritmicas e melódicas repetidas sobre as quais se pode improvisar. Grande ênfase no movimento corporal e na expressão plástica. Parte da escala pentatônica, como Kodály, por este haver surgido, historicamente, antes da tonalidade. Adota a escala pentatônica maior ou "escala pentatônica chinesa" (dó, ré, mi, sol lá) As crianças se confrontam muito mais estreitamente com a expressão do que com o aprendizado de regras.

INSTRUMENTAL ORFF Planejado pelo próprio Orff, com auxílio de Curt Sachs e Karl Maendler.

INSTRUMENTAL ORFF Planejado pelo próprio Orff, com auxílio de Curt Sachs e Karl Maendler. Posteriormente desenvolvido e aperfeiçoado por Klauss Backe no Studio 49. Composto por uma família de xilofones, uma família de metalofones, tambores, pratos, platinelas, pandeiros, maracas e outros instrumentos de percussão pequenos, violas da gamba e flautas doces. Permite às crianças entrarem em contato com princípios básicos da combinação de timbres, a partir da experimentação.

 A ênfase da abordagem está na expressão e não no conhecimento técnico, que

A ênfase da abordagem está na expressão e não no conhecimento técnico, que surge em decorrência da primeira. No Brasil, a Associação Orff, em São Paulo, reúne educadores musicais com o objetivo de estudar e divulgar as práticas de som, movimento e expressão dessa abordagem