Captulo 19 O Lixo LIXO todo resduo slido

  • Slides: 32
Download presentation

Capítulo 19 O Lixo

Capítulo 19 O Lixo

LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais

LIXO É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais).

Tipos de lixos 1 - lixo orgânico: resíduos que tem origem animal ou vegetal.

Tipos de lixos 1 - lixo orgânico: resíduos que tem origem animal ou vegetal. Exemplos: cascas de frutas, cascas de ovos, sementes, restos de alimentos, folhas, flores, madeiras, etc. 2 - lixo comercial: produzido em ambientes comerciais como bares, supermercados, restaurantes, lojas, etc. Exemplos: lixo orgânico, embalagens, vidros, papéis, papelões, plásticos, etc. 3 - lixo proveniente da limpeza pública: é o resultante da varredura e catação de resíduos das vias públicas. Exemplos: restos de podas de árvores, folhas, entulhos e restos de embalagens. 4 - lixo hospitalar: são originados em hospitais, postos de saúde, laboratórios de análises clínicas, farmácias, clínicas veterinárias, etc. Exemplos: seringas, injeções, luvas, gazes, medicamentos vencidos, etc. 5 - lixo industrial: resíduos gerados nos processos produtivos e nas indústrias. Exemplos: óleos, ácidos, detergentes, metais e outros diversos produtos, etc. 6 - lixo radioativo: são rejeitos provenientes de qualquer atividade humana que envolva materiais radioativos. Exemplos: usinas nucleares, hospitais e centros de pesquisa, etc.

Destinação dos lixos

Destinação dos lixos

Biodigestor É um processo natural de decomposição da matéria orgânica, porem ocorre na ausência

Biodigestor É um processo natural de decomposição da matéria orgânica, porem ocorre na ausência de oxigênio. Com isso, os gases gerados são principalmente o gás carbônico e o metano, que possui um alto poder de combustão (queima) podendo ser utilizado combustível de automóveis, fonte de energia térmica (calor) em processos industriais (fabrica de farinha, industria cerâmica, fabrica de cimento, …) ou mesmo para “gerar” energia elétrica. (Energia não se gera, se transforma, porém em uma linguagem mais popular, vamos falar em geração de energia). Ver o esquema na página 48.

Incinerador A incineração consiste basicamente na queima dos resíduos. Na queima é possível fazer

Incinerador A incineração consiste basicamente na queima dos resíduos. Na queima é possível fazer o aproveitamento energético do processo. Para que isso seja economicamente viável, é necessário ter uma quantidade mínima de resíduos a serem incinerados.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO JORNAIS Duas a seis semanas EMBALAGENS DE PAPEL um a quatro

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO JORNAIS Duas a seis semanas EMBALAGENS DE PAPEL um a quatro meses Pneus Indeterminado

GUARDANAPOS DE PAPEL três meses PONTAS DE CIGARRO dois anos CHICLETES cinco anos

GUARDANAPOS DE PAPEL três meses PONTAS DE CIGARRO dois anos CHICLETES cinco anos

Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos Latas de alumínio 100 a 500

Sacos e copos plásticos 200 a 450 anos Latas de alumínio 100 a 500 anos Pilhas 100 a 500 anos

Medidas para reduzir o volume de lixo produzido • 5 R’s: - Repensar: atitudes

Medidas para reduzir o volume de lixo produzido • 5 R’s: - Repensar: atitudes diárias relacionadas ao consumo e descarte; - Reduzir: o consumo desnecessário e a produção de lixo. - Recusar: produtos que agridam a saúde ou o meio ambiente. - Reutilizar: produtos em vez de descartá-los. - Reciclar: materiais descartados, fazendo com que se transformem em novos produtos.

21

21

22

22

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :

 • Menor redução de florestas nativas. • Reduz a extração dos recursos naturais.

• Menor redução de florestas nativas. • Reduz a extração dos recursos naturais. • Diminui a poluição do solo, da água e do ar. • Economiza energia e água. • Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo. • Conserva o solo. • Diminui o lixo nos aterros e lixões. • Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.

Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias. Diminui o

Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias. Diminui o desperdício. Melhora a limpeza e higiene da cidade. Previne enchentes. Diminui os gastos com a limpeza urbana. Cria oportunidade de fortalecer cooperativas. Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.

 • O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais

• O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

CURIOSIDADES

CURIOSIDADES

 • Cinquenta quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de

• Cinquenta quilos de papel reciclado poupam o corte de uma árvore de eucalipto.

 • Reciclando metais e alumínio, evita-se a retirada de cinco toneladas de bauxita

• Reciclando metais e alumínio, evita-se a retirada de cinco toneladas de bauxita para fabricar uma tonelada de alumínio.

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos.

Cada brasileiro que viva até os 70 anos vai produzir 25 toneladas de detritos. 1. 000 Kg de vidro reciclado= 1300 Kg de areia extraída poupada 1. 000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados

 • Ver tabela da página 52. 31

• Ver tabela da página 52. 31

Dúvidas !!!!! • Atividades: páginas 42, 43, 45, 49, 53, 54, 56, 57, 58,

Dúvidas !!!!! • Atividades: páginas 42, 43, 45, 49, 53, 54, 56, 57, 58, 59 e 60. 32