CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 A Paz fruto da

  • Slides: 94
Download presentation
CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2009 “A Paz é fruto da Justiça”

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - 2009 “A Paz é fruto da Justiça”

O ser humano recebe os influxos do meio em que vive. Assim, embora haja

O ser humano recebe os influxos do meio em que vive. Assim, embora haja necessidade de um aparato policial competente e de uma Justiça rigorosa para com crimes graves (latrocínio, corrupção etc), não se conseguirá a paz sem que haja justiça nas relações sociais.

A miséria, a desagregação da família e a ausência de políticas sociais competentes, além

A miséria, a desagregação da família e a ausência de políticas sociais competentes, além de constituírem, em si, grandes exemplos de violência, também são causa dela.

As crianças e os jovens que não recebem da sociedade um mínimo de formação,

As crianças e os jovens que não recebem da sociedade um mínimo de formação, apresentarão certamente maior propensão a atos antissociais do que aqueles que, na idade adequada, tiveram apropriado acesso à alimentação, à educação formal e à assistência à saúde, bem como uma vida familiar afetiva com noção de direitos e obrigações corretamente desenvolvidos.

Foi pensando sobre essas consequências que a CNBB, trouxe como tema da CF este

Foi pensando sobre essas consequências que a CNBB, trouxe como tema da CF este ano a “Fraternidade e segurança pública” e como lema: “A paz é fruto da Justiça”. Debater a segurança pública, com a finalidade de colaborar na criação de condições, para que a solidariedade seja mais bem vivida em nossa sociedade, por meio da promoção de uma cultura da paz fundamentada na justiça social é um dos maiores “desafios educacionais contemporâneos”.

Ações efetuadas: O Núcleo Regional da Educação de Apucarana, em parceria com a Secretaria

Ações efetuadas: O Núcleo Regional da Educação de Apucarana, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Diocese de Apucarana, promoveu o concurso de redação/desenho para estudantes dos CMEIs, Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Finais), Educação Especial e Ensino Médio, com o objetivo de incentivar os alunos a expressarem seus conhecimentos e opiniões sobre o lema “A Paz é fruto da Justiça”.

Alunos classificados na categoria: Ensino Fundamental (Anos Finais) Rede Estadual Gênero Textual: POESIA

Alunos classificados na categoria: Ensino Fundamental (Anos Finais) Rede Estadual Gênero Textual: POESIA

Menção Honrosa Aluna: Lorena Queiróz Bordim C. E. Alvorada da Infância – Kaloré 8ª

Menção Honrosa Aluna: Lorena Queiróz Bordim C. E. Alvorada da Infância – Kaloré 8ª série – 13 anos Profª. Leila Aparecida Keller Mei

A Justiça constrói a Paz Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas

A Justiça constrói a Paz Vamos celebrar a estupidez humana A estupidez de todas as nações Onde um tem pão na mesa E o outro irmão não. Quantas desigualdades no mundo Onde os políticos e os patrões São os mais privilegiados No nosso estado que não é nação. Por falta de justiça Muitos dos nossos irmãos Vivem em miséria E brigam por comida no lixão.

Em que mundo estamos? ! Onde os afrodescendentes lutam Com a vida e trabalham

Em que mundo estamos? ! Onde os afrodescendentes lutam Com a vida e trabalham dignamente E ainda são eles os ladrões! Muitos promovem a paz E outros a desunião Mas com tantas injustiças Só cresce o ódio e a ambição. Oh! Deus, quando será que Terão compaixão E amor pelo irmão?

3º Lugar Aluna: Patrícia Cardoso da Silva C. E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado

3º Lugar Aluna: Patrícia Cardoso da Silva C. E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado – Apucarana 8ª série – 13 anos Profª. Lourdes Alice França Antoniassi

A Paz é fruto da Justiça A Campanha da Fraternidade É um forte instrumento

A Paz é fruto da Justiça A Campanha da Fraternidade É um forte instrumento de conversão A justiça gera a paz E transforma o coração. Ilusão é só exigir sem antes dar, Não violência é o jeito novo de lutar. Ser fraterno você é capaz, Procure ser justo para viver em paz.

A violência e o ódio Geram medo e insegurança, É necessário que sejam criadas

A violência e o ódio Geram medo e insegurança, É necessário que sejam criadas condições Para que vivamos em segurança. Deus é o senhor da justiça que salva, E seu amor por nós não passa. Eis que o tempo da Graça chegou, sua páscoa entre nós começou.

2º Lugar Aluna: Maria Helena Carletti Sotti CEEBJA – Linda Eiko Miyadi – Apucarana

2º Lugar Aluna: Maria Helena Carletti Sotti CEEBJA – Linda Eiko Miyadi – Apucarana Ensino Fundamental/Fase II-52 anos Profª. Joelma Parra Medina

Sereno sentimento Quantos te desejam! És almejada por todos os povos, Angustiados e almas

Sereno sentimento Quantos te desejam! És almejada por todos os povos, Angustiados e almas aflitas. . . Penso e reflito: O que é a paz? Um estado de espírito, a brisa Calma e refrescante da manhã. Uma bandeira branca? A paz, saudações de tantos povos.

Talvez seja o maior desejo Da humanidade, senão por Que os homens buscam fazer

Talvez seja o maior desejo Da humanidade, senão por Que os homens buscam fazer Tantos acordos, tratados e tréguas? Mas tu, oh! paz, é um dos mais Nobres presentes de Deus para Com os homens, pois te sentindo Sinto-me mais perto do Criador E assim amo Criador e criaturas.

1º Lugar Aluno: Otávio Luiz Bocardo de Oliveira C. E. Prof. Izidoro Luiz Cerávolo

1º Lugar Aluno: Otávio Luiz Bocardo de Oliveira C. E. Prof. Izidoro Luiz Cerávolo – Apucarana 5ª série - 11 anos Profª. Odete Maria Caliman Ravaneda

Todos com a paz Vivemos hoje em um mundo Que não conseguimos reconhecer Pessoas

Todos com a paz Vivemos hoje em um mundo Que não conseguimos reconhecer Pessoas morrendo, sofrendo Isso não é o queremos viver. Pessoas desesperadas Quase sempre sem saber o que fazer. Mães em pranto, chorando a morte dos filhos Isso não é o queremos ver.

Podemos ver o medo Nos olhos, no rosto das pessoas Agonizada, sem ver uma

Podemos ver o medo Nos olhos, no rosto das pessoas Agonizada, sem ver uma escapatória Isso não é o queremos sentir. Queremos confiar mais nas pessoas Amar mais uns aos outros Sentir a paz que é fruto da Justiça No coração de cada um.

Alunos classificados na categoria: Ensino Médio Rede Estadual Gênero Textual: POESIA

Alunos classificados na categoria: Ensino Médio Rede Estadual Gênero Textual: POESIA

Menção Honrosa Aluna: Miriam Beatriz Marcos Vargas C. E. São Bartolomeu – Apucarana 3ª

Menção Honrosa Aluna: Miriam Beatriz Marcos Vargas C. E. São Bartolomeu – Apucarana 3ª ano - 17 anos Profª. Eloísa de Almeida Delgado

No mundo de hoje Paz e justiça onde estão? Porque só escutamos falar da

No mundo de hoje Paz e justiça onde estão? Porque só escutamos falar da violência? Aonde vai parar o mundo com tanta diferença? Vontade de ter mais poder, causando corrupção. Nesse mundo da violência Onde está o perdão e a compaixão? Muitos só querem saber da ambição E a sociedade como fica?

Diferenças, ódio, inimizades Causam mal à sociedade Morte de inocentes Porque não há segurança

Diferenças, ódio, inimizades Causam mal à sociedade Morte de inocentes Porque não há segurança para todos igualmente? Temos que ter atos conscientes Para que haja paz eternamente.

3º Lugar Aluna: Nilcilene da Conceição Bueno C. E. João Plath – Mauá da

3º Lugar Aluna: Nilcilene da Conceição Bueno C. E. João Plath – Mauá da Serra 3º ano - 17 anos Profª. Maria Helena dos Santos

Paz e Justiça Na rua eu quero segurança No olhar da criança esperança Dos

Paz e Justiça Na rua eu quero segurança No olhar da criança esperança Dos políticos eu desejo ação Para não acertarem meu coração. Vem de encontro aos inocentes Uma bala perdida dos agentes. O jovem morreu sem ter Uma chance de se defender.

Paz no barulho da multidão, Ou no silêncio da solidão. Paz é fruto da

Paz no barulho da multidão, Ou no silêncio da solidão. Paz é fruto da Justiça, Quando não há cobiça. Todos sonhamos um dia, Com paz e alegria. Quando a justiça acontecer, As pessoas conseguirão viver.

2º lugar Aluna: Luana Hidemi Maruiti Tatibana C. E. Prof. Izidoro Luiz Cerávolo –

2º lugar Aluna: Luana Hidemi Maruiti Tatibana C. E. Prof. Izidoro Luiz Cerávolo – Apucarana 2º ano – 16 anos Profª. Claudiomara Maria Klita

Liberdade A realidade pessoal e social, A gravidade dos nossos problemas. O bom é

Liberdade A realidade pessoal e social, A gravidade dos nossos problemas. O bom é ser igual, A paz é nosso lema. Ter paz é ter tranquilidade, É poder ter segurança É poder ter justiça É não deixar o que conquistamos, só na lembrança. Ter paz é estar bem, É não ser impedido do pensamento livre, É não ser sacrificado pela violência, Estar bem é ser livre da crueldade e da tortura.

Estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, Nem ser humilhado pela

Estar bem é não ser vitimado pela falta de trabalho, Nem ser humilhado pela falta de estudo. Muito menos da discriminação de qualquer tipo É não deixar que sufoquem os sonhos. O sonho de construir uma sociedade, Uma sociedade fraterna e justa. Ma, há milhões de pessoas que vivem à margem da sociedade, Em profundo estado de miséria.

Não Não há há horizonte à sua frente, futuro, liberdade, escolha. Penso e reflito,

Não Não há há horizonte à sua frente, futuro, liberdade, escolha. Penso e reflito, E chego a mesma pergunta, Se estar em paz é ser livre, Porque ainda estamos tão longe?

1º Lugar Aluna: Jenifer Rafaela Lopes C. E. Érico Veríssimo – Faxinal 2º ano

1º Lugar Aluna: Jenifer Rafaela Lopes C. E. Érico Veríssimo – Faxinal 2º ano - 15 anos Profª. Marilza Rios de Castro Turra

A minha reflexão Peguei-me refletindo Pensando no meu futuro O que nós vamos fazer

A minha reflexão Peguei-me refletindo Pensando no meu futuro O que nós vamos fazer Neste mundo tão impuro? Estão roubando nossas casas Assaltando nossos filhos Matando os inocentes Estão distribuindo tiros. Cadê a harmonia? Cadê o companheirismo? Cadê a esperança? Cadê o brilho vivo nos olhos da criança? O brilho se ofuscou O sorriso sumiu A lágrima rolou de um rosto juvenil.

A lágrima do desprezo A lágrima do desespero A lágrima do medo A lágrima

A lágrima do desprezo A lágrima do desespero A lágrima do medo A lágrima da solidão Só vejo pessoas correndo Em meio a multidão. Cadê a paz dessa gente? Cadê a nossa felicidade? Cadê a nossa justiça? E a nossa liberdade?

Estamos presos em um mundo Com tristes realidades Estão relatando os fatos ocorridos na

Estamos presos em um mundo Com tristes realidades Estão relatando os fatos ocorridos na cidade. Estamos aceitando tudo! Até mesmo que o dinheiro Cale a voz da verdade?

A comissão julgadora e de organização do Concurso agradece a participação dos Estabelecimentos de

A comissão julgadora e de organização do Concurso agradece a participação dos Estabelecimentos de Ensino: Apucarana: C. E. Prof. Izidoro Luiz Cerávolo C. E. São Bartolomeu C. E. Alberto Santos Dumont C. E. Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado C. E. Tadahi Enomoto C. E. Pe. José Canale CEEBJA – Linda Eiko Miyadi Arapongas: C. E. Francisco Ferreira Bastos Faxinal: C. E. Érico Veríssimo C. E. Olavo Bilac Jandaia do Sul: C. E. Unidade Polo E. E. Humberto de Alencar Castelo Branco Kaloré: C. E. Alvorada da Infância Mauá da Serra: C. E. João Plath Novo Itacolomi: - C. E. Tomé de Souza

Prefeitura Municipal de Apucarana Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano:

Prefeitura Municipal de Apucarana Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano Secretário Municipal de Desenvolvimento Humano: Cláudio Silva Coordenadora de Ensino Religioso: Maria Aparecida Oliveira Silva A Prefeitura Municipal de Apucarana, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano em parceria com NRE promoveu o Concurso de Desenhos/Redações, referente a Campanha da Fraternidade com o tema: Fraternidade e Segurança Pública e lema: “A Paz é Fruto da Justiça. ” Houve grande desempenho dos alunos dos Centros Educacionais e das Escolas Municipais, os quais puderam refletir sobre o tema exposto, demonstrando seus interesses, preocupações e sugestões sobre nossas ações no cotidiano. Vale lembrar que a nossa proposta não é trabalhar somente nesse momento, mas sim dar continuidade aos projetos oriundos das discussões sobre o tema.

RELAÇÃO DE ESCOLAS QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 1) E.

RELAÇÃO DE ESCOLAS QUE PARTICIPARAM DO CONCURSO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009 1) E. M. Albino Biacchi 1) CMEI Benedito Leugi 2) E. M. Antonieta da Silva Lautenschlager 2) CMEI Vila Nova 3) E. M. Augusto Weyand 3) CMEI Maria da Nazaré 4) E. M. Dinarte Pereira de Araújo 4) CMEI Luis Matiuzzi 5) E. M. Dr. Edson Giacomini 5) CMEI Irmã Dulce 6) E. M. Dr. Joaquim Vicente de Castro 6) CMEI Um Lugar ao Sol 7) E. M. Dr. Osvaldo dos Santos Lima 7) CMEI COSAP 8) E. M. Ébano Pereira 8) CMEI José Inácio Neto 9) E. M. Fábio Henrique da Silva 9) CMEI Olívio Fernandes 10) E. M. Gabriel de Lara 10) CMEI Antonio do Carmo Ribeiro 11) E. M. Humberto de Alencar Castelo Branco 11) CMEI Ana Luizão 12) E. M. João Antônio Braga Cortes 12) CMEI Josa Ribeiro 13) E. M. João Batista 13) CMEI Izabel Holak 14) E. M. José Brazil Camargo 14) CMEI Jandira Scarpelini 15) E. M. José de Alencar 15) CMEI Sol Nascente 16) E. M. José Idésio Brianezi 16) CMEI Domingues Mareze 17) E. M. Juiz Luiz Fernando de Araújo Pereira 18) E. M. Karel Kober 19) E. M. Luiz Carlos Prestes 20) E. M. Monsenhor Arnaldo Beltrami 21) E. M. Padre Antônio Vieira 22) E. M. Papa João XXIII 23) E. M. Plácido de Castro 24) E. M. Presidente Médici 25) E. M. Prof. Alcides Ramos 26) E. M. Prof. Cristóvão Nolli 27) E. M. Prof. Idalice Moreira Prates 28) E. M. Profª Maria Madalena Côco 29) E. M. Profª Marilda Noli 30) E. M. Profª Marta Pereira da Silva 31) E. M. Senador Marcos de Barros Freire 32) E. M. Vereador José Ramos de Oliveira 33) E. M. Vida Nova (CAIC) 34) E. M. Wilson de Azevedo Total de Escola que participaram do Concurso = 34 Total de CMEI’s = 16

RELAÇÃO DE ALUNOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO DE DESENHOS E REDAÇÕES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE

RELAÇÃO DE ALUNOS CLASSIFICADOS NO CONCURSO DE DESENHOS E REDAÇÕES DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2009: TEMA: “FRATERNIDADE E SEGURANÇA PÚBLICA” LEMA: “A PAZ É O FRUTO DA JUSTIÇA”

CATEGORIA: DESENHOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIS (CMEI’s)

CATEGORIA: DESENHOS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIS (CMEI’s)

1º Lugar Aluna: Jhéssica Kawane de Souza CMEI Josa Ribeiro Jardim III – 5

1º Lugar Aluna: Jhéssica Kawane de Souza CMEI Josa Ribeiro Jardim III – 5 anos Profª. Ednéia Delivio

2º Lugar Aluna: Daniela Ramos Volpato CMEI Ana Luizão Festi Jardim III – 5

2º Lugar Aluna: Daniela Ramos Volpato CMEI Ana Luizão Festi Jardim III – 5 anos Profª. Priscila Assolari de Camargo

3º Lugar Aluno: Eric Gustavo Rocha Durigon CMEI Jandira Scarpelini Jardim II – 4

3º Lugar Aluno: Eric Gustavo Rocha Durigon CMEI Jandira Scarpelini Jardim II – 4 anos Profª. Fátima Aparecida Baldino

CATEGORIA: DESENHOS 1ª. SÉRIE E 1º. ANO

CATEGORIA: DESENHOS 1ª. SÉRIE E 1º. ANO

1º Lugar Aluna: Camila Beatriz de Oliveira Passone E. M. Prof. Marilda Noli –

1º Lugar Aluna: Camila Beatriz de Oliveira Passone E. M. Prof. Marilda Noli – Apucarana 1º ano - 5 anos Profª. Edicléia Verginia Fernandes de Oliveira

2º Lugar Aluno: Eduardo de Carvalho da Luiz E. M. Fábio Henrique da Silva

2º Lugar Aluno: Eduardo de Carvalho da Luiz E. M. Fábio Henrique da Silva – Apucarana 1º ano - 6 anos Profª. Maria Hildete

3º Lugar Aluna: Thais Simão de Oliveira E. M. Prof. Alcides Ramos – Apucarana

3º Lugar Aluna: Thais Simão de Oliveira E. M. Prof. Alcides Ramos – Apucarana 1º ano - 5 anos Profª. Darcy Rodrigues Figueira

CATEGORIA: DESENHOS 2º. ANO DO 1º. CICLO

CATEGORIA: DESENHOS 2º. ANO DO 1º. CICLO

1º Lugar Aluno: Gabriel Felipe Luithle Barbosa E. M. Senador Marcos de Barros Freire

1º Lugar Aluno: Gabriel Felipe Luithle Barbosa E. M. Senador Marcos de Barros Freire – Apucarana 2º ano B - 6 anos Profª. Sandra de Castro Santana Vieira

2º Lugar Aluna: Grasiele Gleicy dos Santos E. M. Dr. Osvaldo dos Santos Lima

2º Lugar Aluna: Grasiele Gleicy dos Santos E. M. Dr. Osvaldo dos Santos Lima – Apucarana 2º ano - 7 anos Prof. Edivaldo Neves Correa

3º Lugar Aluno: Gustavo Henrique Asarias da Silva E. M. Dinarte Pereira de Araújo

3º Lugar Aluno: Gustavo Henrique Asarias da Silva E. M. Dinarte Pereira de Araújo – Apucarana 2º ano A - 6 anos Profª. Silvana Regiane Ribeiro

CATEGORIA: DESENHOS 2ª. SÉRIES

CATEGORIA: DESENHOS 2ª. SÉRIES

1º Lugar Aluna: Mariany B. Vidal dos Santos E. M. Pres. Médici – Apucarana

1º Lugar Aluna: Mariany B. Vidal dos Santos E. M. Pres. Médici – Apucarana 2ª série A - 7 anos Profª. Adriana V. Dubás

2º Lugar Aluna: Jéssica de Souza de Oliveira E. M. Humberto de Alencar Castelo

2º Lugar Aluna: Jéssica de Souza de Oliveira E. M. Humberto de Alencar Castelo Branco – Apucarana 2ª série A - 11 anos Profª. Kimie Hassumi

3º Lugar Aluno: George Lucas Pereira Lins E. M. Luiz Carlos Prestes – Apucarana

3º Lugar Aluno: George Lucas Pereira Lins E. M. Luiz Carlos Prestes – Apucarana 2º ano A - 9 anos Profª. Geni dos Santos Lemes

CATEGORIA: DESENHOS EDUCAÇÃO ESPECIAL

CATEGORIA: DESENHOS EDUCAÇÃO ESPECIAL

1º Lugar Aluno: Bruce Willis Lopes Pinto E. M. Pres. José de Alencar –

1º Lugar Aluno: Bruce Willis Lopes Pinto E. M. Pres. José de Alencar – Apucarana 2º CE - 9 anos Profª. Leoni dos Santos

2º Lugar Aluno: Lucas Eduardo Borges Lemes E. M. Ver. José Ramos de Oliveira

2º Lugar Aluno: Lucas Eduardo Borges Lemes E. M. Ver. José Ramos de Oliveira – Apucarana CE - 11 anos Profª. Siumara Rozana Fernandes Kuhn

CATEGORIA: REDAÇÃO 3ª. SÉRIES

CATEGORIA: REDAÇÃO 3ª. SÉRIES

1º Lugar Aluna: Gabryelle Kawane Moura E. M. José Idésio Brianezi – Apucarana 3ª

1º Lugar Aluna: Gabryelle Kawane Moura E. M. José Idésio Brianezi – Apucarana 3ª série B - 9 anos Profª. Lusmaréte Ferreira Barros Cardoso

Fraternidade e Segurança Pública Construir uma cultura de paz é o grande desafio do

Fraternidade e Segurança Pública Construir uma cultura de paz é o grande desafio do nosso tempo. Hoje em dia é muito difícil transmitir a paz e a harmonia para as pessoas. Elas estão cada vez mais frias, parecem não ter sentimentos e nem pensam no bem estar de seu próximo. Mas, se pararmos e olharmos para dentro de nós mesmos, poderemos sentir o verdadeiro motivo, de estarmos aqui na terra. Vamos ver que somos gente e que Deus está conosco, sempre pronto para nos ajudar. Sabemos que há muitas pessoas carentes, com situações financeiras ruins, sem teto e sem ter o que comer, algumas delas por viverem na miséria se revoltaram e partem para fazer coisa erradas.

O problema de violência está muitas vezes relacionado com a desigualdade social. Por isso

O problema de violência está muitas vezes relacionado com a desigualdade social. Por isso precisamos fazer a nossa parte, e ter amor para com os nossos semelhantes. Com respeito e humildade poderemos encontrar a paz.

2º Lugar Aluno: Bruno Zielinski de Medeiros E. M. Luiz Carlos Prestes – Apucarana

2º Lugar Aluno: Bruno Zielinski de Medeiros E. M. Luiz Carlos Prestes – Apucarana 3ª série A - 9 anos Profª. Rosângela Araújo

Paz interior em primeiro lugar A paz é algo que todas as pessoas desejam,

Paz interior em primeiro lugar A paz é algo que todas as pessoas desejam, principalmente a paz interior. É dentro de nós que tudo começa. Com toda essa modernidade e correria do dia-a-dia, as pessoas preocupam-se em ter e deixam em segundo plano aquilo que são ou que pelo menos deveriam ser. Sabem da necessidade de se ter paz, mas não a colocam como prioridade. Cada um deveria ser responsável por suas atitudes, pois assim a justiça existiria naturalmente, nosso mundo seria muito melhor e a justiça seria para todos e não para poucos. Não vivemos sozinhos, necessitamos do apoio um do outro e só teremos um mundo melhor quando todas as pessoas praticarem o amor fraterno e solidário. Cada um com sua liberdade, mas com muita responsabilidade.

3º Lugar Aluna: Geovana Carolina de C. Aparecido E. M. Profª. Maria Madalena Côco

3º Lugar Aluna: Geovana Carolina de C. Aparecido E. M. Profª. Maria Madalena Côco – Apucarana 3ª ano B - 8 anos Profª. Marilda Pires Galete

A paz é fruto da justiça O nosso mundo precisa de paz, pois hoje

A paz é fruto da justiça O nosso mundo precisa de paz, pois hoje só ouvimos falar de guerras e destruições, onde as famílias estão destruídas, onde os filhos não respeitam os pais e nem os pais respeitam os filhos. Estamos vivendo entre muitas violências e precisamos achar uma solução para isto. Sabe, é que está faltando nos aproximarmos mais de Deus e de seus ensinamentos, porque ele nos mostra quem tem amor ao próximo, é solidário e faz o bem, está escrevendo um futuro melhor para si e para o próximo. Cada um deveria lutar contra a violência e não aceitá-la em sua vida, pois quando todos tiverem consciência de que ela só prejudica, maltrata e faz mal é que a paz irá reinar. Devemos acreditar e lutar para que a felicidade e o amor estejam em nossos corações e que basta praticá-los para sermos felizes. Pratique o bem, seja humilde e deixe a paz morar em seu coração.

CATEGORIA: REDAÇÃO 4ª. SÉRIES

CATEGORIA: REDAÇÃO 4ª. SÉRIES

1º Lugar Aluna: Bruna Roberta de Lima Silva E. M. Prof. Cristóvão Nolli –

1º Lugar Aluna: Bruna Roberta de Lima Silva E. M. Prof. Cristóvão Nolli – Apucarana 4ª série - 9 anos Profª. Patrícia Bovo

Todos unidos para um mundo melhor Infelizmente hoje em dia muitas famílias não vivem

Todos unidos para um mundo melhor Infelizmente hoje em dia muitas famílias não vivem em paz, sem haver justiça. Está cada vez mais difícil viver nesse mundo tão injusto, onde pessoas roubam para manter seus vícios e até tiram a vida de outras pessoas sem a menor compaixão. Muitas crianças vivem nas ruas longe das escolas e de suas famílias. Acho isso muito injusto, pois que futuro terá elas sem infância? Sou uma criança feliz pois tenho paz, tenho o direito de brincar estudar e não sofro injustiça. Gostaria que fosse assim para todos. Será que algum dia alguém vai fazer justiça para essas crianças? Queria que houvesse paz e mais justiça para todos. Não posso mudar o mundo, mas posso fazer minha parte. Então teremos que ser firmes e fortes com a nossa palavra e dignos com os nossos atos que praticamos dia a dia.

2º Lugar Aluna: Isabella Caroline da Silva Gomes E. M. Gabriel de Lara –

2º Lugar Aluna: Isabella Caroline da Silva Gomes E. M. Gabriel de Lara – Apucarana 4ª série B - 9 anos Profª. Viviane Rosa Marçal

Com justiça social, encontramos a Paz Se a paz é fruto da justiça, vivemos

Com justiça social, encontramos a Paz Se a paz é fruto da justiça, vivemos em um mundo sem paz. . . A maior parte dos seres humanos estão tomados pelo egoísmo correndo atrás dos seus próprios interesses e se esquecendo do seu próximo. Um exemplo são os nossos governantes que poderiam amenizar ou até mudar esse mundo de desigualdades sociais em que vivemos, fazendo justiça em todos os aspectos. Trazendo assim para a realidade de muitas pessoas que sofrem todo o tipo de injustiça um pouco de paz no coração de cada um. Se cada um de nós buscar sempre o caminho justo, certamente alcançaremos a paz. Pois através da justiça, das melhorias nas condições de vida de cada brasileiro , das oportunidades, da chance de um emprego, de uma vida digna, tornaremos a nossa sociedade melhor e com menos desigualdade e mais humanidade e justiça.

3º Lugar Aluna: Mariana Regina de Seme E. M. Pres. Médici – Apucarana 4ª

3º Lugar Aluna: Mariana Regina de Seme E. M. Pres. Médici – Apucarana 4ª série - 9 anos Profª. Sandra Honorato

A paz é fruto da justiça Sou apenas uma criança e já tenho responsabilidade

A paz é fruto da justiça Sou apenas uma criança e já tenho responsabilidade de produzir a paz e a justiça, porque os adultos não sabem viver a paz e praticar a justiça. Até agora eu não sei quem é o culpado de não acontecer a paz. Só sei que tenho que ouvir palestra sobre assunto, participar de rodas para saber como fazer acontecer. Meus pais já me disseram que esse assunto de paz e justiça eu tenho que conhecer, quando eu ficar adulta vou saber ser uma pessoa de paz e com senso de justiça. Conversando com minha família compreendi, que o mundo está muito violento e com grandes injustiças. Entendi que recebendo educação e vivendo num ambiente feliz, a paz fará parte da minha vida e crescerá junto comigo a justiça. Já estou aprendendo com meus amigos da Escola a viver com muita paz e justiça. A verdadeira paz virá quando as pessoas valorizarem mais a fraternidade e quando isso acontecer viveremos num mundo melhor com mais fraternidade e justiça.

CATEGORIA: REDAÇÃO 5ª. SÉRIE À 8ª SÉRIE

CATEGORIA: REDAÇÃO 5ª. SÉRIE À 8ª SÉRIE

1º Lugar Aluna: Tânia Caroline Gomes Fernandes E. M. José de Alencar – Apucarana

1º Lugar Aluna: Tânia Caroline Gomes Fernandes E. M. José de Alencar – Apucarana 8ª série C - 13 anos Profª. Eliane G. S. Vicente

O que fazer para haver paz? As pessoas hoje em dia tem medo de

O que fazer para haver paz? As pessoas hoje em dia tem medo de ficar com portas e janelas abertas por causa da violência que há, as pessoas estão cada vez mais apreensivas, não saem de casa à noite com medo de serem assaltadas nas ruas ou outra coisa pior. A violência está por todo o lugar e não tem como fugir dela. No Brasil, por exemplo, existe um alto índice de violência, roubo, tráfico de drogas, assassinato, quase todos os dias em São Paulo e Rio de Janeiro há troca de tiros entre policiais e traficantes, na maior parte morrem pessoas inocentes. O tráfico está cada vez mais levando adolescentes entre nove e dezessete anos a consumirem drogas, roubando até dos pais. A violência está aumentando. Essas pessoas ficam presas e logo estão soltas aterrorizando a população. Para evitar a violência tem que ter mais segurança nas ruas, através da educação e apoio familiar conseguiremos ter paz e segurança.

2º Lugar Aluna: Caroline Ramos Francisco E. M. José de Alencar – Apucarana 5ª

2º Lugar Aluna: Caroline Ramos Francisco E. M. José de Alencar – Apucarana 5ª série - 11 anos Profª. Leoni dos Santos

A paz é fruto da justiça Paz uma palavra tão pequena, mas que nos

A paz é fruto da justiça Paz uma palavra tão pequena, mas que nos dá muita esperança de um mundo melhor. Um mundo sem violência, onde o fruto da justiça possa amadurecer e ser saboreado, principalmente pelos excluídos da sociedade. A paz e a justiça são muito importantes e começam na família, que é a base de tudo. Quando um filho é educado em um lar, onde reina a paz e a justiça, com certeza ele não vai se tornar um marginal, ou um bandido que semeia o medo, a discórdia e a violência, que traz tantas tristezas, angústias e desespero para as famílias. Por isso precisamos nos unirmos e plantar a justiça em terra firme, onde não impeçam os que chamam por ela e que ela possa levar a paz em todos os corações que tem sede de justiça. Eu tenho certeza que onde houver justiça haverá paz e onde houver paz haverá respeito, onde houver respeito haverá união e solidariedade. Eu tenho esperança! E você?

3º Lugar Aluna: Gabriela Rocha Clemente E. M. Wilson de Azevedo – Apucarana 6ª

3º Lugar Aluna: Gabriela Rocha Clemente E. M. Wilson de Azevedo – Apucarana 6ª série - 12 anos Profª. Roselena Guisro

“A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da nãoviolência”. “Não existe

“A humanidade não pode libertar-se da violência senão por meio da nãoviolência”. “Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho”. Mahatma Gandhi