AUTORIDADE Autoridade direito que determina o poder para

  • Slides: 12
Download presentation
AUTORIDADE

AUTORIDADE

Autoridade direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que

Autoridade direito que determina o poder para ordenar; poder exercido para fazer com que (alguém) obedeça. É o legítimo poder de comando ou de ação. O líder é aquela pessoa que reúne as condições necessárias para conduzir o grupo ao objetivo comum. Do passado ele precisa trazer conhecimento, experiência e, como resultado, habilidade. Em relação ao presente, precisa ter ampla e clara percepção. Quanto ao futuro, o líder precisa ter visão. Estamos falando de conceitos ideais. Na prática, destaca-se a pessoa que consegue reunir a melhor combinação possível desses elementos. Hierarquia Ordem que existe de forma a priorizar um membro, poderes, categorias, patentes e/ou dignidades de suas organizações: a hierarquia eclesiástica. ”submissão”e “obediência” 1 Coríntios 11: 3 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC) 3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.

 … o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá

… o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer. ” (Daniel 4. 25 b) “Toda a alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus. ” (Romanos 13. 1) No feudalismo

 Tipos de autoridade e liderança Natural – ocorre a partir do notório conhecimento

Tipos de autoridade e liderança Natural – ocorre a partir do notório conhecimento ou habilidade em determinada área ou assunto. Eleita – é a liderança escolhida pelos liderados em razão do reconhecimento de suas características naturais. Delegada – é a autoridade transferida hierarquicamente. Seu exercício se estabelece por indicação superior. Imposta – é a autoridade exercida por meio da força. Na administração da igreja, por exemplo, nada se fará por meio da força e da violência, mas voluntariamente, por amor, e pela ação do Espírito Santo.

Maior autoridade a quem pertence? A Bíblia fala de autoridade espiritual primeiramente apontando para

Maior autoridade a quem pertence? A Bíblia fala de autoridade espiritual primeiramente apontando para o senhorio de Deus. Somente Deus é quem possui autoridade absoluta sobre todas as coisas. Ele é a própria fonte da autoridade, de modo que qualquer autoridade exercida por suas criaturas é derivada dele e subordinada a Ele. Gênesis 2: 15 E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. Então qualquer conceito de autoridade espiritual inerente à própria criatura é equivocado. No Novo Testamento a palavra básica para autoridade é o grego exousia que transmite o significado de poder, direito legítimo e liberdade para agir, controlar, possuir e usar. Há também a aplicação da palavra dynamis, mas seu significado denota especialmente habilidade ou força física. Nenhuma palavra hebraica semelhante ao grego exousia é usada no Antigo Testamento com relação à autoridade divina. Mas isso não significa que a autoridade de Deus não é anunciada no Antigo Testamento. Muito pelo contrário! A autoridade de Deus como Senhor Soberano de todo universo é claramente ensinada. Ele é o Juiz de toda a terra (Gênesis 18: 25; cf. Salmos 66: 7; Daniel 4: 17; etc. ).

A autoridade espiritual na Igreja Jesus declarou que lhe foi dado todo o poder

A autoridade espiritual na Igreja Jesus declarou que lhe foi dado todo o poder no céu e na terra e delegou autoridade para que seus discípulos pudessem cumprir a grande comissão. Então todo cristão verdadeiro possui autoridade espiritual dada por Cristo para anunciar o Evangelho e trabalhar eficazmente em prol do Reino de Deus (Mateus 28: 18 -20). Portanto, mediante a obra redentora de Cristo todos os crentes são sacerdotes reais que proclamam as grandezas de Deus (1 Pedro 2: 9; Apocalipse 5: 10).

Efésios 4: 10, 11 e 12 … 10 Aquele que desceu é o mesmo

Efésios 4: 10, 11 e 12 … 10 Aquele que desceu é o mesmo que semelhantemente subiu muito além de todos os céus, para preencher tudo o que existe. 11 Assim, Ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para PASTORES e mestres, 12 com o propósito de aperfeiçoar os santos para a obra do ministério, para que o Corpo de Cristo seja edificado, …

“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito vos

“Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”. Atos 20. 28

RESPONSABILIDADE DOS PASTORES Dentre as várias responsabilidades dos pastores, Paulo em sua carta aos

RESPONSABILIDADE DOS PASTORES Dentre as várias responsabilidades dos pastores, Paulo em sua carta aos hebreus 13: 17 destaca “Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil. ” Linguajem atualizada: “Obedeçam aos seus líderes e sigam as suas ordens, pois eles cuidam sempre das necessidades espirituais de vocês porque sabem que vão prestar CONTAS DISSO a DEUS. Se vocês obedecerem, eles farão o trabalho com alegria; mas, se vocês não obedecem, eles trabalharão com tristeza, e isso não ajudará vocês em nada. ” Veja como essa orientação se harmoniza com romanos 14: 12 ”De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. ”

POR QUE TANTOS CARGOS NA IGREJA? AI SE SE ENCAIXA A HIERARQUIA O sogro

POR QUE TANTOS CARGOS NA IGREJA? AI SE SE ENCAIXA A HIERARQUIA O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer. Êxodo 18: 17, 18 E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez; Êxodo 18: 21

 As palavras “lei” e “mandamento” parecem pesadas. Contudo, todos os mandamentos de Deus

As palavras “lei” e “mandamento” parecem pesadas. Contudo, todos os mandamentos de Deus foram estabelecidos para o nosso próprio bem e para que o objetivo da nossa existência seja atingido em plenitude. Portanto, devem ser obedecidos. (Não estamos advogando a favor da lei mosaica, mas da vontade de Deus, de modo geral). Muitas vezes queremos entender as ordens de Deus. É melhor obedecer do que ficar tentando compreender. Se o aluno desobedecer ao professor, estará prejudicando a si mesmo. E se o paciente desobedecer ao médico? Pode ser fatal. O soldado precisa obedecer ao capitão para que a tropa possa alcançar a vitória. Cada músico da orquestra precisa obedecer ao comando do maestro para que se consiga harmonia e beleza. Se um deles resolver tocar sua própria música ou no seu próprio tom, poderá ter uma sensação de liberdade e independência, mas todo o grupo ficará prejudicado. O maior exemplo – é o próprio Senhor Jesus. Em seu ministério terreno, Cristo demonstrou total obediência ao Pai. Portanto, além de ser o melhor exemplo de líder, ele é o melhor exemplo de filho e de servo (Hb. 5. 8; Fp. 2).