Autonomia nas Atividades de Vida Diria avds A

  • Slides: 10
Download presentation
Autonomia nas Atividades de Vida Diária – avd’s

Autonomia nas Atividades de Vida Diária – avd’s

§ A autonomia deve ser incentivada desde a primeira infância e à medida que

§ A autonomia deve ser incentivada desde a primeira infância e à medida que cresce o sentido de responsabilidade da criança, ganha consciência de que as suas ações e decisões têm consequências para si e para os outros. § Mesmo com pouca idade, a criança já possui capacidade motora suficiente para desempenhar uma série de atividades. E isso é importante para ela, pois, quando é incluída em tarefas domésticas, passa a participar na dinâmica familiar.

§ Uma questão importante é não fazer pela criança o que ela pode fazer

§ Uma questão importante é não fazer pela criança o que ela pode fazer sozinha. O ganho da autonomia e responsabilidade são fundamentais. Assim como deve ter a possibilidade de escolher as tarefas que ficam à sua responsabilidade, também deve ter a oportunidade de as executar sozinha depois de as aprender a realizar. § Existem tarefas e atividades onde poderão utilizar conceitos matemáticos (ex. contar os talheres, os pratos e os copos necessários para colocar na mesa) e outras até que poderão facilmente envolver conteúdos de língua portuguesa ou de estudo do meio (ex. ser capaz de se vestir sozinho, saber os diferentes dias da semana, ser capaz de ler as tarefas que tem de fazer). § Antes de se planear as atividades que se podem solicitar aos filhos, é fundamental que se preveja o seu sucesso ou insucesso no desempenho dessa mesma tarefa, para que se antecipem as devidas estratégias facilitadoras dessa execução.

§ A família é o primeiro espaço de sociabilização da criança. É na família

§ A família é o primeiro espaço de sociabilização da criança. É na família que encontra os modelos de aprendizagem, que começa a desenvolver as suas competências sociais e que se estabelecem os vínculos sócio-emocionais que proporcionam bases seguras para o desenvolvimento das suas atitudes e aptidões interpessoais. § Como estamos numa fase em que temos uma maior proximidade familiar, seguem alguns exemplos de atividades ajustadas à idade, onde a família pode ter um papel ativo e participativo no processo, sendo ela própria que determina o grau e possibilidade de participação e envolvimento de cada um dos seus membros. § Uma forma simples de o fazer é atribuir pequenas tarefas domésticas adequadas à idade da criança e que se vão complexificando à medida que cresce.

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 2 a 3 anos

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 2 a 3 anos • Guardar os brinquedos; • Guardar os sapatos; • Colocar a roupa suja no cesto; • Ir buscar frutas à fruteira; • Por os guardanapos na mesa; • Tirar a própria roupa. . .

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 4 a 5 anos

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 4 a 5 anos § Limpar o pó; § Fazer a cama; § Plantar, semear, regar plantas; § Colocar roupa na máquina; § Separar o lixo; § Guardar roupas; § limpar o pó de algumas superfícies; § Guardar parte da louça; § Juntar pares de meias; § Ajudar a por a mesa; § Dar de comer aos animais de estimação. . .

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 6 a 8 anos

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 6 a 8 anos § Pôr e tirar a loiça e utensílios da § Separar a roupa por cor; mesa; § Ajudar a preparar alguns alimentos § Tirar o lixo de casa; § Varrer, usar o aspirador; § Tirar a louça da máquina; § Arrumar compras; § Ajudar a arrumar as compras do § Pendurar roupa no estendal de chão; para cozinhar; supermercado. . .

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 9 a 11 anos

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS De 9 a 11 anos § Preparar pequenos lanches; § Fazer a cama e arrumar o quarto; § Limpar o pó; § Aspirar. . . § Limpar espelhos; § Cuidar de animais de estimação; § Ajudar na preparação das refeições; § Arrumar a loiça; § Ajudar a fazer a lista das compras;

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS A partir dos 12 §

COMO O SEU FILHO PODE AUXILIAR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS A partir dos 12 § Aspirar e lavar o carro; § Cuidar do jardim; § Fazer compras com uma lista; § Cozinhar uma comida simples; § Fazer um bolo ou uma sobremesa; § Passar roupas; § Ajudar na limpeza e manutenção da casa; § Cuidar dos irmãos menores. . .

O mais importante na educação de uma criança é transmitir valores, que servem para

O mais importante na educação de uma criança é transmitir valores, que servem para toda a vida com carinho, compreensão e conhecendo, a cada passo, aquilo que a criança/jovem é capaz de fazer. Boas tarefas. . . Divirtam-se em família.