Aulas 4 e 5 Exerccios Definio e propriedades















- Slides: 15
Aulas 4 e 5: Exercícios Definição e propriedades de fluidos: Fluido ideal, fluido incompressível, fluido indilatável, fluido dilatável. Prof. Klecius Celestino
Exercícios Conversões de unidades (no quadro) Escalas de temperatura (no quadro)
Fluido Substância que não oferece resistência finita à sua própria deformação, quando solicitada por forças tangenciais ou de corte.
Fluido & Sólido: diferenças! A definição dada de fluido, distingue-se do comportamento de sólido, que, quando solicitado tangencialmente, exibe, em geral, proporcionalidade entre a deformação e a tensão que lhe deu origem.
Fluido & Sólido: diferenças! Após cessar a solicitação responsável pela deformação de um sólido, as tensões internas assim geradas (proporcionais à deformação em si e não da velocidade de deformação) tendem a fazê-lo recuperar a sua forma de partida (comportamento elástico). Um pedaço de matéria sólida tem assim a sua forma própria, que tende a conservar; em contraste, um fluido é justamente caracterizado pela grande facilidade com que pode ser deformado, desde que tal deformação não implique variação do seu volume.
Fluido ideal Geralmente, idealizamos um fluido ideal, aquele constituído por moléculas que não exercem entre si nenhum tipo de força de atração ou repulsão. Podemos idealizar que a única interação que existe entre as moléculas são as de colisão que ocorrem entre elas e a parede do recipiente onde estão contidas. No fluido ideal, as colisões são do tipo elásticas. Estes tipos de fluidos as moléculas que compõem deslizam sem atrito sob as paredes do recipiente e nem atritos uma sobre as outras.
Fluido real Ao contrário de um fluido ideal, os fluidos reais apresentam forças de atração entre si. Essa característica permite que as moléculas de um fluido real mantenham-se juntas umas das outras. Assim, quando maiores as forças entre as moléculas, mais difícil se torna para o líquido fluir.
Fluido incompressíveis
Fluidos compressíveis
Fluidos Dilatável e Indilatáveis
Massa específica (ρ) Também conhecida como densidade, é a relação entre a massa e o volume de um fluido. densidade da água à 25°C é de 1, 0 g. cm-1 É importante observar que a densidade é variável com a temperatura.
É a relação entre o peso específico de um fluido e o peso específico de outro fluido qualquer. Geralmente para líquidos a referência é a água e para gases normalmente a referência é o ar. Este propriedade é de grande valia, pois é adimensional, isto é, o seu valor é o mesmo para qualquer sistema de unidade.
Viscosidade É a propriedade pela qual um fluido oferece resistência ao cisalhamento (escoar). Existem duas viscosidades: Viscosidade absoluta e cinemática