AULA DE PTICA LUZ O que Luz afinal

  • Slides: 38
Download presentation
AULA DE ÓPTICA

AULA DE ÓPTICA

LUZ O que é Luz afinal? É uma Grandeza física (forma de energia radiante,

LUZ O que é Luz afinal? É uma Grandeza física (forma de energia radiante, que é um tipo de energia que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas, como: ondas de rádio, TV, micro-ondas, raios x, raios infra vermelho, radiações ultra violeta, etc. , e inclusive a luz ) emitida por certas substâncias e sob certas circunstâncias, que nos permite enxergar (atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão), fotografar, filmar, etc.

VELOCIDADE DA LUZ c = 3. 108 m/s

VELOCIDADE DA LUZ c = 3. 108 m/s

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da propagação retilínea dos raios de Luz

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da propagação retilínea dos raios de Luz

PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ O princípio da propagação retilínea da luz pode

PRINCÍPIO DA PROPAGAÇÃO RETILÍNEA DA LUZ O princípio da propagação retilínea da luz pode ser definido como: “raios de luz que se propagam em meios homogêneos e transparentes tem como características a propagação em linha reta”

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da Independência dos raios de Luz

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da Independência dos raios de Luz

PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS O princípio da independência dos raios luminosos afirma

PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS RAIOS LUMINOSOS O princípio da independência dos raios luminosos afirma que: “ Feixes de luz podem se cruzar se que um altere a propagação do outro”

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da Reversibilidade dos raios de Luz

ÓPTICA GEOMÉTRICA • Princípio da Reversibilidade dos raios de Luz

PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS LUMINOSOS O princípio da reversibilidade dos raios luminosos afirma

PRINCÍPIO DA REVERSIBILIDADE DOS RAIOS LUMINOSOS O princípio da reversibilidade dos raios luminosos afirma que: “A trajetória de um raio de luz permanece a mesma quando se inverte o seu sentido de propagação”

SOMBRA E PENUMBRA

SOMBRA E PENUMBRA

C MERA ESCURA

C MERA ESCURA

C MERA ESCURA

C MERA ESCURA

COR DE UM CORPO Figura 3: As sete cores (policromática branca) incidem sobre o

COR DE UM CORPO Figura 3: As sete cores (policromática branca) incidem sobre o corpo verde que reflete difusamente somente o verde e o observador enxergará verde. Figura 6: O observador verá vermelho, pois o corpo branco reflete difusamente todas as cores inclusive o vermelho.

REFLEXÃO Reflexão regular: A reflexão regular ocorre quando, após incidir em uma superfície, um

REFLEXÃO Reflexão regular: A reflexão regular ocorre quando, após incidir em uma superfície, um feixe de luz reflete de maneira regular.

REFLEXÃO Reflexão difusa: A difusão luminosa ocorre quando a luz incide sobre uma superfície

REFLEXÃO Reflexão difusa: A difusão luminosa ocorre quando a luz incide sobre uma superfície rugosa, como ocorre com a maioria dos objetos que nos cercam. Ao incidir sobre esses objetos, a luz volta ao meio de origem difundindo-se, ou seja, ela se espalha.

REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio

REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio transparente para outro meio transparente diferente.

REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio

REFRAÇÃO A refração ocorre quando a luz faz a sua passagem de um meio transparente para outro meio transparente diferente.

OUTROS FENÔMENOS • Difração: A difração é a propriedade que as ondas têm de

OUTROS FENÔMENOS • Difração: A difração é a propriedade que as ondas têm de contornar obstáculos ou passar por um orifício quando são parcialmente interrompidas por eles. • Absorção: A luz proveniente do meio qualquer atinge uma determinada superfície ou meio, porém não retorna ao meio de propagação inicial e passa a ter sua energia absorvida pele superfície. • Polarização: A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, passa a se propagar em um único plano.

ECLIPSE SOLAR E LUNAR

ECLIPSE SOLAR E LUNAR

SIMULADOR • http: //gruposputnik. com/paginas_com_flash/Eclipse%20 Shadow%20 Sim ulator. htm • https: //phet. colorado. edu/sims/html/gravity-and-orbits/latest/gravity-andorbits_pt_BR.

SIMULADOR • http: //gruposputnik. com/paginas_com_flash/Eclipse%20 Shadow%20 Sim ulator. htm • https: //phet. colorado. edu/sims/html/gravity-and-orbits/latest/gravity-andorbits_pt_BR. html • Recomendação: • http: //gruposputnik. com/paginas_com_flash/animacoes. htm

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 1) Considera os seguintes objetos: Espelho, bola de cor

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 1) Considera os seguintes objetos: Espelho, bola de cor clara, fio aquecido ao rubro, lâmpada desligada e um gato preto. Qual deles seria visível em uma sala totalmente escura. Resposta: Em uma sala totalmente escura, apenas fontes primárias de luz serão vistas. Dessa maneira o único objeto que se comporta com essa característica é o “fio aquecido rubro”.

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 Considere as seguintes afirmações: l. O motorista de um

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 Considere as seguintes afirmações: l. O motorista de um táxi, ao olhar no espelho retrovisor interno, vê os olhos de um passageiro sentado no banco de trás do carro. Se o passageiro olhar para o retrovisor verá o motorista. ll. Durante o dia, uma pessoa dentro de casa olha através do vidro de uma janela e enxerga o que está do lado de fora. A noite, uma pessoa olha através da mesma janela e enxerga sua imagem refletida pelo vidro, não enxergando o que está do lado de fora. lll. Quando se acendem duas lâmpadas simultaneamente em um mesmo ambiente, cada uma delas emite luz que se propaga sem que uma atrapalhe a propagação da outra.

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 Entre os tópicos seguintes, associe o que melhor explica

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 Entre os tópicos seguintes, associe o que melhor explica cada uma das afirmações anteriores. 1. Refração e reflexão da luz. 2. Princípio da reversibilidade dos raios luminosos. 3. Propagação da luz em um meio transparente. 4. Princípio da independência dos raios luminosos. I – 2 Princípio da reversibilidade dos raios luminosos. II – 1 Refração e reflexão da luz. III – 4 Princípio da independência dos raios luminosos.

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 3) Enem H 17 - Quando assistimos a um

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 3) Enem H 17 - Quando assistimos a um filme, num cinema, a luz proveniente do projetor incide na tela de projeção e, a seguir, atinge nossos olhos. O fenômeno óptico que esta acontecendo na tela é: a) reflexão regular da luz b) difusão da luz c) refração da luz d) absorção da luz e) decomposição da luz

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA) • A tela de projeção não é uma

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA) • A tela de projeção não é uma superfície completamente lis ou polida, de modo que a reflexão é feita de maneira irregular (Difusa).

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 4) (PUC-RJ) A uma certa hora da manhã, a

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 4) (PUC-RJ) A uma certa hora da manhã, a inclinação dos raios solares é tal que um muro de 4, 0 m de altura projeta, no chão horizontal, uma sombra de comprimento 6, 0 m. Uma senhora de 1, 6 m de altura, caminhando na direção do muro, é totalmente coberta pela sombra quando se encontra a quantos metros do muro? a) 2, 0 b) 2, 4 c) 1, 5 d) 3, 6 e) 1, 1

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 5) Uma bandeira do Brasil, que se encontra em

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 5) Uma bandeira do Brasil, que se encontra em uma sala escura, é iluminada com luz monocromática de cor azul. As cores apresentadas pelo retângulo, pelo losango, pelas letras da faixa central e pelo circulo são, respectivamente: a) verde, amarela, branca e azul. b) preta, azul e azul. c) preta, preta e azul. d) azul, preta, verde e azul. e) preta, preta e preta.

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 12 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 6) (U. E. Londrina - PR) Num instante t

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 6) (U. E. Londrina - PR) Num instante t 0, a Lua se interpõe entre a Terra e o Sol. Três observadores p, s e i se encontram na superfície da Terra, todos no hemisfério voltado para o Sol, respectivamente nas regiões de penumbra, de sombra e iluminada. Assim, no instante t 0: a) s observa eclipse total, p observa eclipse parcial e i não percebe eclipse do Sol; b) p e s observam eclipse total do Sol, enquanto i não; c) p observa eclipse parcial do Sol, s observa eclipse total da Lua e i não percebe eclipse; d) todos percebem eclipse total do Sol; e) p observa eclipse parcial do Sol, s observa eclipse total do Sol e i observa eclipse parcial da Lua.

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 7) (UFPA 2012) Em 29 de maio de 1919,

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 7) (UFPA 2012) Em 29 de maio de 1919, em Sobral (CE), a teoria da relatividade de Einstein foi testada medindo-se o desvio que a luz das estrelas sofre ao passar perto do Sol. Essa medição foi possível porque naquele dia, naquele local, foi visível um eclipse total do Sol. Assim que o disco lunar ocultou completamente o Sol foi possível observar a posição aparente das estrelas. Sabendo-se que o diâmetro do Sol é 400 vezes maior do que o da Lua e que durante o eclipse total de 1919 o centro do Sol estava a 151 600 000 km de Sobral, é correto afirmar que a distância do centro da Lua até Sobral era de a) no máximo 379 000 km b) no máximo 279 000 km c) no mínimo 379 000 km d) no mínimo 479 000 km e) exatamente 379 000 km

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 (RESPOSTA)

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 (RESPOSTA) Observe a figura a seguir:

EXERCÍCIOS APOSTILA - PAG 13 (RESPOSTA) Observe a figura a seguir: