AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO CINCIA E CONHECIMENTO

  • Slides: 20
Download presentation
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO

AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO

CIÊNCIA E CONHECIMENTO O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre

CIÊNCIA E CONHECIMENTO O que é conhecer? É uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido (Cervo, 2005).

CIÊNCIA E CONHECIMENTO Ciência: É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas

CIÊNCIA E CONHECIMENTO Ciência: É todo um conjunto de atitudes e atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objeto limitado, capaz de ser submetido à verificação.

CIÊNCIA E CONHECIMENTO Ciência: . . . possuem: -Objetivo: leis gerais -Função: aperfeiçoamento -Objeto:

CIÊNCIA E CONHECIMENTO Ciência: . . . possuem: -Objetivo: leis gerais -Função: aperfeiçoamento -Objeto: material e formal

Tipos de Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Popular Conhecimento Religioso

Tipos de Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico Conhecimento Popular Conhecimento Religioso

Conhecimento Popular “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire

Conhecimento Popular “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos” (Cervo, 2005).

Características do Conhecimento Popular -Assistemático: a organização das experiências não visa a uma sistematização

Características do Conhecimento Popular -Assistemático: a organização das experiências não visa a uma sistematização das idéias, nem na forma de adquiri-las nem na tentativa de valida-las. -Acrítico: a pretensão de que esses conhecimentos sejam verdadeiros ou não, não se manifesta de uma forma crítica.

Características do Conhecimento Popular -Superficial: conforma-se com a aparência. “porque o vi”, “porque o

Características do Conhecimento Popular -Superficial: conforma-se com a aparência. “porque o vi”, “porque o senti”. -Sensitivo: referente a vivências, estados de ânimo, emoções da vida. -Subjetivo: O próprio sujeito organiza suas experiências e conhecimentos.

Conhecimento Científico (características) -Real: lida com “toda forma de existência que se manifesta de

Conhecimento Científico (características) -Real: lida com “toda forma de existência que se manifesta de algum modo”. -Contingente: proposições ou hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida através da experiência e não apenas pela razão. -Sistemático: saber ordenado logicamente.

Conhecimento Científico (características) -Verificável: as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao

Conhecimento Científico (características) -Verificável: as afirmações que não podem ser comprovadas não pertencem ao âmbito da ciência. -Falível: não é definitivo (aproximadamente exato).

Conhecimento Filosófico (características) “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da

Conhecimento Filosófico (características) “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência, portanto, este conhecimento emerge da experiência e não da experimentação” (Trujillo, 1974: 12)

Conhecimento Filosófico (características) -Valorativo: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência” -Não Verificável: os enunciados

Conhecimento Filosófico (características) -Valorativo: “as hipóteses filosóficas baseiam-se na experiência” -Não Verificável: os enunciados das hipóteses filosóficas, não podem ser confirmados nem refutados. -Racional: conjunto de enunciados logicamente correlacionados.

Conhecimento Filosófico (características) -Sistemático: seus enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada,

Conhecimento Filosófico (características) -Sistemático: seus enunciados visam a uma representação coerente da realidade estudada, numa tentativa de apreendê-la em sua totalidade. -Infalível e exato: seus postulados não submetidos ao decisivo teste da observação.

Conhecimento Religioso (características) -Valorativo: apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas. -Inspiracional: reveladas pelo

Conhecimento Religioso (características) -Valorativo: apóia-se em doutrinas que contém proposições sagradas. -Inspiracional: reveladas pelo sobrenatural -Infalíveis: pelo motivo anterior

Conhecimento Religioso (características) -Sistemático: origem, significado, finalidade e destino -Não verificável: implícita uma atitude

Conhecimento Religioso (características) -Sistemático: origem, significado, finalidade e destino -Não verificável: implícita uma atitude de fé perante o conhecimento revelado

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico -“Um mesmo objeto ou fenômeno – planta,

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico -“Um mesmo objeto ou fenômeno – planta, mineral, comunidade, etc. , pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum, o que diferencia os tipos de conhecimento é a forma de observação”.

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico -O “bom senso” quanto a ciência, almejam

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico -O “bom senso” quanto a ciência, almejam ser racionais. - Tanto o “bom senso” quanto a ciência aspiram a objetividade.

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico Todas as formas de conhecimento podem coexistir

Correlação entre conhecimento popular e conhecimento Científico Todas as formas de conhecimento podem coexistir na mesma pessoa: um cientista, voltado, por exemplo, ao estudo da física, pode ser crente praticante de determinada religião, estar filiado a um sistema filosófico e, em muito aspectos de sua vida cotidiana, agir segundo conhecimentos provenientes do senso comum.

Observações Uma forma de conhecimento não é superior a outra O que é Conhecimento

Observações Uma forma de conhecimento não é superior a outra O que é Conhecimento Científico Conhecimento produzido pelos cientistas (tautología) Cientísta, o que é? “indivíduo que busca gerar conhecimento novo por meio de um método específico: METODO CIENTÍFICO”