AULA 1 REVISO PA AP RX de trax

  • Slides: 15
Download presentation
AULA 1 - REVISÃO

AULA 1 - REVISÃO

PA AP RX de tórax da mesma pessoa; AP: fica mais longe do chassi,

PA AP RX de tórax da mesma pessoa; AP: fica mais longe do chassi, feito em paciente acamado não consegue fazer inspiração profunda, feito tb em kid.

EED e hérnia hiatal por deslizamento

EED e hérnia hiatal por deslizamento

JANELA PULMONAR JANELA ÓSSEA

JANELA PULMONAR JANELA ÓSSEA

JANELA MEDIASTINAL (partes moles)

JANELA MEDIASTINAL (partes moles)

Broncograma aéreo Consolidação

Broncograma aéreo Consolidação

RM T 2 pois o LCR é hiperintenso

RM T 2 pois o LCR é hiperintenso

Alvéolos repletos de líquido róseo em lugar do ar que devia permear esse espaço

Alvéolos repletos de líquido róseo em lugar do ar que devia permear esse espaço para promoção das trocas gasosas entre sangue e ar respirado. O paciente tendo seus alvéolos encharcados de líquido seroso, a depender da intensidade deste edema pode sofrer um verdadeiro "afogamento em seco". Já a paciente do edema de membros inferiores pode não ser muito sintomática e decerto não trará repercussão clínica tão significativa.

Ulcera péptica duodenal é uma exemplificação onde a inflamação aguda e a crônica coexistem.

Ulcera péptica duodenal é uma exemplificação onde a inflamação aguda e a crônica coexistem. No estágio agudo: infiltração polimorfonuclear e dilatação vascular nas margens da lesão. Cronicidade: margens e bases da úlcera tem proliferação fibroblástica, cicatrização e acúmulo de linfócitos, macrófagos e células do plasma. Complicações: perfuração da parede do órgão, formar fístulas, provocar hemorragias e, eventualmente, estabelecer deformidades orgânicas devido a fibrose (ex. Distorção do bulbo duodenal devido a úlcera péptica cicatrizada).

Paciente do sexo feminino, 24 anos, chega na emergência com dor abdominal baixa há

Paciente do sexo feminino, 24 anos, chega na emergência com dor abdominal baixa há 20 dias, com piora recente. Realizou ultrassonografia que foi complementada por tomografia de abdome.

Teratoma : tumor de células germinativas, com áreas que, quando visualizadas sob o microscópio,

Teratoma : tumor de células germinativas, com áreas que, quando visualizadas sob o microscópio, se parecem com cada uma das 3 camadas de um embrião em desenvolvimento: a endoderme (camada mais profunda), mesoderme (camada média) e ectoderme (camada externa). Tumor de forma benigna e outra cancerosa, denominadas teratoma maduro e teratoma imaturo, respectivamente. Teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais comum. Tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva, muitas vezes chamado de cisto dermoide.

Lesão isquêmica que lesionou o cérebro, provocou um processo de atrofia nos corpos celulares(

Lesão isquêmica que lesionou o cérebro, provocou um processo de atrofia nos corpos celulares( cabeças de seta); NEURÔNIOS ESTRELADOS

TUMOR ANAPLÁSICO: alterações morfológicas, dentre elas o pleomorfismo nuclear e celular, núcleos hipercromáticos e

TUMOR ANAPLÁSICO: alterações morfológicas, dentre elas o pleomorfismo nuclear e celular, núcleos hipercromáticos e desproporcionalmente grandes, alto índice de mitoses atípicas, perda da polaridade celular e, em alguns casos, células tumorais gigantes.

Embolia pulmonar (EP): conseqüência de trombo, formado no sistema venoso profundo, que se desprende

Embolia pulmonar (EP): conseqüência de trombo, formado no sistema venoso profundo, que se desprende e, atravessando as cavidades direitas do coração, obstrui a artéria pulmonar ou um de seus ramos, daí o termo adotado por muitos grupos de doença venosa tromboembólica. Fatores de risco para o tromboembolismo venoso é a condição inicial para o estabelecimento de elevada suspeita clínica e, também, para realização de adequada profilaxia. Fatores de risco: trauma não cirúrgico e cirúrgico, idade maior que 40 anos, tromboembolismo venoso prévio, imobilização, doença maligna, insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio, paralisia de membros inferiores, obesidade, veias varicosas, estrogênio, parto e doença pulmonar obstrutiva crônica.

EMBOLO A CAVALEIRO

EMBOLO A CAVALEIRO