ASSOCIAO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS AICE COMO SURGIU

  • Slides: 24
Download presentation
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS - AICE

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS - AICE

COMO SURGIU E O QUE É A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS - AICE?

COMO SURGIU E O QUE É A ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CIDADES EDUCADORAS - AICE?

OBJETIVOS DA AICE: Promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras; Impulsionar

OBJETIVOS DA AICE: Promover o cumprimento dos princípios da Carta das Cidades Educadoras; Impulsionar colaborações e ações concretas entre as cidades; Participar e cooperar ativamente em projetos e intercâmbios de experiências com grupos e instituições com interesses comuns; Aprofundar o discurso das Cidades Educadoras e promover a sua concretização; Influenciar no processo de tomada de decisões dos governos e das instituições internacionais em questões de interesse para as Cidades Educadoras; Dialogar e colaborar com diferentes organismos nacionais e internacionais.

QUE CIDADES PODEM FAZER PARTE DA AICE? As cidades que se identifiquem com os

QUE CIDADES PODEM FAZER PARTE DA AICE? As cidades que se identifiquem com os princípios da Carta de Cidades Educadoras e se comprometam a cumpri-los; o que significa:

FORMAÇÃO DE ADESÃO

FORMAÇÃO DE ADESÃO

MOVIMENTO DAS CIDADES EDUCADORAS

MOVIMENTO DAS CIDADES EDUCADORAS

AS CIDADES BRASILEIRAS MENBROS DA AICE SÃO: Mauá, Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis,

AS CIDADES BRASILEIRAS MENBROS DA AICE SÃO: Mauá, Belo Horizonte, Campo Novo do Parecis, Caxias do Sul, Cuiabá, Dourados, Gravataí, Jequié, Montes Claros, Piracicaba, Porto Alegre, Santo André, Santiago, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São Paulo, Sorocaba.

CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS As cidades representadas no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras,

CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS As cidades representadas no 1º Congresso Internacional das Cidades Educadoras, que teve lugar em Barcelona em Novembro de 1990, reuniram na Carta inicial, os princípios essenciais ao impulso educador da cidade. Elas partiam do princípio que o desenvolvimento dos seus habitantes no podia ser deixado ao acaso. Esta Carta foi revista no III Congresso Internacional (Bolonha, 1994) e no de Gênova (2004), a fim de adaptar as suas abordagens aos novos desafios e necessidades sociais. A presente Carta baseia-se na Declaração Universal dos Direitos do Homem (1948), no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (1966), na Declaração Mundial da Educação para Todos (1990), na Convenção nascida da Cimeira Mundial para a Infância (1990) e na Declaração Universal sobre Diversidade Cultural (2001). A UMA CIDADE EDUCADORA:

AS 5 CIDADES QUE TRANSFORMAM SUAS REALIDADES LOCAIS PELO APRENDIZADO: Para ilustrar essas dinâmicas,

AS 5 CIDADES QUE TRANSFORMAM SUAS REALIDADES LOCAIS PELO APRENDIZADO: Para ilustrar essas dinâmicas, e talvez, inspirar novos rumos para nossos espaços urbanos, o Portal Aprendiz listou cinco cidades, que pararam para pensar sobre si, sobre sua história e caminhos, e afirmar suas vocações e características como potencial educativo. Rosário, na Argentina, Santos, Sorocaba e Maranguape, no Brasil, e Barcelona, na Espanha, são apenas alguns exemplos do que é possível fazer de nossos municípios.

1)Rosário, Argentina A terceira maior cidade da Argentina, Rosário, decidiu em 1996 tornar-se uma

1)Rosário, Argentina A terceira maior cidade da Argentina, Rosário, decidiu em 1996 tornar-se uma cidade educadora. A decisão – que partiu do poder público – acompanhou um redesenho profundo na maneira como as políticas públicas da cidade passaram a ser desenvolvidas. “Começamos com uma descentralização institucional, com a ideia de que era necessário ter um governo mais próximo e amigável. Também se desenvolveram muito as políticas sociais, de maneira integrada com transportes e lazer, sempre tendo em mente a necessidade de oferecer aos mais vulneráveis oportunidades iguais”, explica Laura Alfonso, diretora do Escritório Regional da América Latina para a AICE.

2) Santos (SP) Com o maior porto da América Latina, Santos, no litoral paulistano,

2) Santos (SP) Com o maior porto da América Latina, Santos, no litoral paulistano, teve – e tem – uma importância enorme para o Brasil. Ponto de chegada de milhões de pessoas no país, assim como importante local para escoamento de mercadorias, a cidade – uma das mais antigas do país e com um dos maiores percentuais de idosos – resolveu assumir sua vocação de cidade educadora, reforçando a ideia de se aprende ao longo de toda a vida.

3) Sorocaba (SP) Há 90 km da capital paulista e com, aproximadamente, meio milhão

3) Sorocaba (SP) Há 90 km da capital paulista e com, aproximadamente, meio milhão de habitantes, Sorocaba decidiu aliar saúde e educação para repensar seu espaço e desenvolvimento. Reconhecida pela Unesco desde 2010 como uma Cidade Educadora, o município de Sorocaba (SP) criou em 2005 o programa “Cidade Educadora, Cidade Saudável”, congregando esforços da Secretaria de Educação com as de Saúde, Esporte, Lazer, Cultura e Cidadania, além da pasta de Segurança, para transformar a localidade em um vetor de qualidade de vida.

4) Barcelona, Espanha Barcelona é conhecida por ser a primeira cidade do mundo a

4) Barcelona, Espanha Barcelona é conhecida por ser a primeira cidade do mundo a se declarar uma “Cidade Educadora”, apostando nos espaços públicos e na articulação de diferentes setores para garantir a educação integral de suas crianças e adolescentes. Um dos exemplos mais claros dentro da capital Catalunha, se dá na formação dos Território Educativo de Ciutat Vella, distrito histórico e lar de 122 nacionalidades, mais de mil organizações sociais, 49 escolas e de uma cultura de participação social enraizada na comunidade.

5) Cachoeira – Maranguape (CE) Perto de Fortaleza, o município de Cachoeira abriga o

5) Cachoeira – Maranguape (CE) Perto de Fortaleza, o município de Cachoeira abriga o distrito de Maranguape, e nele, seu Eco museu comunitário, sediado num antigo casarão que hoje faz parte de uma terra coletiva. A comunidade rural tem cerca de 1500 habitantes, dos quais 400 têm até 18 anos e, desde 2010, eles vêm experimentando como podem aprender juntos em diálogo com o território.

CIDADES EDUCADORAS DO ESTADO CEARÁ

CIDADES EDUCADORAS DO ESTADO CEARÁ

BREJO SANTO Localizada aos pés da Chapara do Araripe, a 521 quilômetros de Fortaleza,

BREJO SANTO Localizada aos pés da Chapara do Araripe, a 521 quilômetros de Fortaleza, Brejo Santo é uma cidade bem brasileira. A diferença é a educação que oferece para as suas crianças.

“Coloquei a educação no centro do meu projeto político, porque sei que isso terá

“Coloquei a educação no centro do meu projeto político, porque sei que isso terá impacto nos demais setores da vida local. ” Guilherme Sampaio Landim (PSB)

Sobral Fica na região norte do Ceará, sendo visível o espirito inovador dos professores,

Sobral Fica na região norte do Ceará, sendo visível o espirito inovador dos professores, divertindo os alunos e trazendo uma metodologia que rende bons

Groaíras Na região norte do Ceará, também se destaca com um bom índice em

Groaíras Na região norte do Ceará, também se destaca com um bom índice em educação a nível brasileiro. Lá, os educadores têm nível superior e mais da metade tem especialização.

Porteiras Na região sul do estado, onde o trabalho dos educadores não fica só

Porteiras Na região sul do estado, onde o trabalho dos educadores não fica só na sala de aula.

Obrigada! Equipe: Danykelle Pereira Edicleia Oliveira Edivânia Bezerra Wagner Fernandes

Obrigada! Equipe: Danykelle Pereira Edicleia Oliveira Edivânia Bezerra Wagner Fernandes