ASSOCIAO CRUZ DE MALTA HISTRIA DA ORDEM DE

  • Slides: 19
Download presentation
ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA

ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA

HISTÓRIA DA ORDEM DE MALTA A Ordem de Malta foi fundada em Jerusalém, no

HISTÓRIA DA ORDEM DE MALTA A Ordem de Malta foi fundada em Jerusalém, no século XI, com a finalidade de prestar assistência aos peregrinos e doentes. Nesta época foi construído o seu primeiro hospital, dedicado a São João Baptista. Com a expulsão dos cristãos dos lugares Santos, os Cavaleiros de São João, transferiram-se para Rhodes e, mais tarde, para Malta. Em 1798, foram obrigados por Napoleão e abandonar a Ilha de Malta e, finalmente, estabeleceram sua sede em Roma. A Soberana Ordem de Malta, à semelhança do Vaticano, é um Estado Soberano. Mantém relações diplomáticas, possuindo Embaixadas em vários países, inclusive no Brasil. No Brasil, o Embaixador representa Sua Alteza Eminentíssima, o Príncipe e Grão-Mestre e o Governo da Ordem Soberana Militar de Malta perante o Presidente da República e o Governo Brasileiro.

A CRUZ DE MALTA Desde o século XI a Cruz, de oito pontas, simboliza

A CRUZ DE MALTA Desde o século XI a Cruz, de oito pontas, simboliza a Ordem de Malta. A Ordem atua em 130 países e a Cruz de Malta é reconhecida internacionalmente como símbolo da dedicação dos seus milhares de membros aos pobres, enfermos e à perpetuação da fé no mundo todo. Nos seus 900 anos de existência, a Ordem de Malta, através dos serviços caritativos de seus voluntários, tem assistido a milhões de necessitados e enfermos sem qualquer distinção de origem, raça ou religião, dedicando-se a prover assistência médica, social, psicológica e educacional. Todo o trabalho desenvolvido pelas Associações e Entidades ligadas à Ordem de Malta no Brasil tem como fonte principal de recursos as doações provenientes, em sua maioria, das Associações americanas e européias e outras Entidades estrangeiras.

A Ordem possui no Brasil, Três Associações regionais e uma Sociedade com atuação no

A Ordem possui no Brasil, Três Associações regionais e uma Sociedade com atuação no âmbito nacional: * Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de São Paulo e Brasil Meridional – Fundada em 1957. - São Paulo: Centro Assistencial Cruz de Malta desenvolve um vasto programa de promoção e assistência aos necessitados, prestando valiosos serviços nas áreas de saúde e educação. - Curitiba: Funcionam duas creches e um asilo e a Ordem administra um hospital para hansenianos. * Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta do Rio de Janeiro – Fundada em 1957. - Rio de Janeiro: na Baixada Fluminense mantém convênios com Universidades, Hospitais, Municípios e Estados para atendimento a crianças e jovens, oferecendo atendimento odontológico , clínica geral e prótese e psicológico. Presta serviços de transporte aos doentes das favelas para os hospitais. * Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de Brasília e Brasil Setentrional Na região Amazônica, em Picos, no Estado do Piauí. A Ordem apóia importante trabalho de atendimento e assistência aos hansenianos, objetivando o controle e a irradiação da doença e conta com a ajuda dos Serviços de Saúde do Estado, do Município e da Diocese de Picos. Mantém também o Projeto São João Batista, atendendo crianças carentes e oferecendo assistência médica, reforço escolar, alimentação, incentivo e formação religiosa, cívica, esportiva e disciplinar através de trabalhos comunitários. Para maiores informações ou inclusão da Ordem de Malta em seu programa de doações (dedutível de imposto de renda), contatar: Embaixada da Ordem Soberana Militar de Malta no Brasil Avenida W-3 Norte – Quadra 507 – Bloco C 70740 -535 – Brasília – DF – Brasil Tel: (61) 3273 -0291 – Fax: (61) 3274 -8015

ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA A Sociedade Cruz de Malta – fundada em 1976, é

ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA A Sociedade Cruz de Malta – fundada em 1976, é uma Sociedade Civil Brasileira de fins filantrópicos, com sede em Brasília-DF, integra o conjunto operativo assistencial da Ordem de Malta, de quem segue os preceitos, tendo como finalidade estatutária prestar assistência a crianças, jovens e idosos necessitados e colaborar com os poderes públicos em assuntos que interessem direta ou indiretamente os seus objetivos. Fundada há 33 anos pelo eminente Cavaleiro da Ordem, o saudoso Padre Otto Wilhelm Amann (+1991), cujo legado tem como espinha dorsal a criança e o adolescente, na concepção lógica do investimento social mais produtivo, sem jamais , no entanto, relegar enfermos e desassistidos. Em Brasília, mantém e administra três creches para crianças de até 7 anos de idade. Os recursos financeiros provem de benfeitores diversos e de convênios firmados com a Secretaria da Criança e Assistência Social. Com a Empresa de Correios e Telégrafos – ECT, o convênio firmado possibilita, através do Programa de Assistência ao Menor Carente atendimento a adolescentes de 14 a 17 anos, oferecendo aprendizado profissional remunerado e maior socialização. Devido a convênios firmados com entidades assistenciais e a ações administrativas racionalizando custos e ampliando fontes de recursos (doações), a Sociedade Cruz de Malta propicia o atendimento a crianças e pré-adolescentes, adquirindo padrão de destaque no campo da ação social. Em Belo Horizonte, mantém projetos voltados para crianças, adolescentes, jovens e idosos, todos moradores de áreas de grande risco social.

ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA – BH/MG A Sociedade Cruz de Malta em Belo Horizonte

ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA – BH/MG A Sociedade Cruz de Malta em Belo Horizonte atende Crianças e adolescentes com idade entre 06 a 14 anos, jovens de 15 a 18 anos comprovadamente matriculados e freqüentes em escolas públicas ou privadas, adultos a partir de 60 anos, vindos prioritariamente de famílias com baixa renda e/ou em situação de vulnerabilidade social da região do Morro das Pedras, Vila Antena, Vila Leonina, Vila São Jorge, Vila Pantanal, Conjunto Santa Maria , Nova Granada e Cidade Jardim. OBJETIVO GERAL: Prestar assistência a crianças, adolescentes, jovens e idosos necessitados, visando torná-los socialmente menos vulneráveis, ampliando sua formação integral, garantindo seu acesso à práticas esportivas, lúdicas pedagógicas, de promoção à saúde e complementação nutricional, buscando por soluções construtivas de socialização e resgate de comportamentos e valores conturbados em meio à violência e pobreza local. Principais Programas e Projetos: - Programa Sócio Educativo; - Programa Pro. Jovem Adolescente; -Programa Terceira Idade; -Programa Escola de Música; -Projeto Coletivo Coca Cola; -Projeto Banda de Musica; -Projeto Artista da Paz ;

Programa Sócio Educativo PRINCIPAIS ATIVIDADES: ESPORTES: Educador: Dulcinéia Sá Rodrigues Conjunto de práticas esportivas

Programa Sócio Educativo PRINCIPAIS ATIVIDADES: ESPORTES: Educador: Dulcinéia Sá Rodrigues Conjunto de práticas esportivas diversificadas que reafirmam junto aos educandos os valores do esporte: espírito de equipe, lealdade, cooperação, perseverança, autosuperação, iniciativa, disciplina, liderança, autonomia. Temas desenvolvidos: recreação, regras e fundamentos nas diversas modalidades esportivas, promoção de campeonatos, torneios, gincanas, intercâmbios, caminhadas, jogos amistosos e outros. Desenvolvemos no mínimo, três modalidades esportivas coletivas e uma modalidade individual.

PRINCIPAIS ATIVIDADES: PEDAGOGIA ARTES: Educadora: Isabel Cristina Pereira Lisboa Conjunto de práticas pedagógicas, artísticas,

PRINCIPAIS ATIVIDADES: PEDAGOGIA ARTES: Educadora: Isabel Cristina Pereira Lisboa Conjunto de práticas pedagógicas, artísticas, culturais e lúdicas, que incentivam os educandos a exercitarem as mais diferentes formas de expressão e comunicação e ainda o raciocínio lógico que contribui, dentre outros, para um melhor desempenho escolar. Temas desenvolvidos: escrita, leitura, música, teatro, dança, pintura, artesanato, jogos educativos, jogos matemáticos, de estratégia, espaciais, palestras com temas pontuais (datas comemorativas), oficinas e outros.

PRINCIPAIS ATIVIDADES: SAÚDE INTEGRAL / LITERATURA: Educadora: Clarice Marques Amaral Conjunto de práticas que

PRINCIPAIS ATIVIDADES: SAÚDE INTEGRAL / LITERATURA: Educadora: Clarice Marques Amaral Conjunto de práticas que incentivam os educandos a adotarem hábitos de vida saudáveis e comportamento preventivo em relação à sua saúde, alimentação, autocuidado e auto-estima. Temas desenvolvidos: Sexualidade, drogas, qualidade de vida, meio ambiente, alimentação saudável, higiene pessoal, adolescência, família e outros. Atualmente trabalhamos com o Projeto da Revista Planeta Azul, que proporciona aos educandos trabalhos de desenvolvimento educacional, onde as mesmas criam histórias que são publicadas na edição do mês, caso seja selecionada. Parceria com a Empresa Odebrescht e Fundação Mokiti Okada de São Paulo.

LITERATURA: Projeto de incentivo a leitura, visando melhor concentração, criatividade, transmissão de conhecimentos e

LITERATURA: Projeto de incentivo a leitura, visando melhor concentração, criatividade, transmissão de conhecimentos e valores humanos. REFEITÓRIO Com sistema de “self-service” na hora da alimentação. Tanto o turno da manhã quanto o da tarde recebem duas refeições ao dia, quando chegam lancham e quando vão embora tomam a refeição. Cardápio oferecido: arroz branco, risoto, macarrão, feijão e carne nas refeições, banana, laranja, melancia, maça, pãozinho com leite, bolo e sucos nos lanches.

HORÁRIO CÍVICO Toda segunda e sexta-feira realizamos horário cívico com o hasteamento das bandeiras

HORÁRIO CÍVICO Toda segunda e sexta-feira realizamos horário cívico com o hasteamento das bandeiras (Brasil, Minas Gerais e Cruz de Malta) e o Hino Nacional.

PROJETO ARTISTA DA PAZ “Cidadania e Segurança Também se Fazem com Música” Uma parceria

PROJETO ARTISTA DA PAZ “Cidadania e Segurança Também se Fazem com Música” Uma parceria com a Associação Cruz de Malta e Fundação Guimarães Rosa (FGR) Toda Terças e Quintas-feiras oficinas de: Musicalização; Canto Coral; Flauta; Violão e Percussão.

LABORATÓRIO INFORMÁTICA Educadora: Isabel Cristina Pereira Lisboa Através da parceria com a PRODABEL montamos

LABORATÓRIO INFORMÁTICA Educadora: Isabel Cristina Pereira Lisboa Através da parceria com a PRODABEL montamos o telecentro, onde desenvolvemos a oficina de informática para todos os nossos assistidos crianças, adolescentes, jovens e idosos.

TURNO MANHÃ TURNO TARDE “Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam

TURNO MANHÃ TURNO TARDE “Não existem pessoas sem conhecimento. Elas não chegam vazias. Chegam cheias de coisas, Na maioria dos casos trazem juntas consigo opiniões sobre o mundo , sobre a vida. ” Paulo Freire

PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE O Pro. Jovem Adolescente oferece um espaço de convivência social voltado

PROGRAMA PROJOVEM ADOLESCENTE O Pro. Jovem Adolescente oferece um espaço de convivência social voltado ao desenvolvimento de potencialidades dos jovens e aquisições para atuação crítica e pró-Ativa no seu meio social e no mundo do trabalho. Orienta-se para o incentivo à permanência do jovem na escola, o fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários, a ampliação do acesso às políticas, o fortalecimento de sua autonomia e o estímulo a seu protagonismo social. Educadores: ngela da Silva Juscelino Marcos Paulo de Jesus Horácio

PROGRAMA TERCEIRA IDADE GRUPO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE O Programa da Terceira Idade

PROGRAMA TERCEIRA IDADE GRUPO DE CONVIVÊNCIA DA TERCEIRA IDADE O Programa da Terceira Idade tem como objetivo ações de valorização da pessoa idosa que visem estimular as relações sociais permeadas pelos valores do respeito mútuo e da solidariedade. PRINCIPAIS ATIVIDADES: TERÇA-FEIRA – OFICINA DE CROCHÊ, TRICÔ E BORDADOS QUARTA-FEIRA - CANTO CORAL/OFICINA DE FLAUTA QUINTA-FEIRA – OFICINA DE TAPEÇARIA E BORDADOS TERÇA E QUINTA-FEIRA: OFICINA ALFABETIZAÇÃO Coordenadora: Maristela Dani Jacinto

NOSSOS PARCEIROS - MITRA – ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE = CONVÊNIO - PRÉDIO EM

NOSSOS PARCEIROS - MITRA – ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE = CONVÊNIO - PRÉDIO EM TERMO DE COMODATO PARA O ATENDIMENTO AOS PROGRAMAS; -PBH – PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE = CONVÊNIO - RECURSO PER CAPTA, BEM COMO ALIMENTOS; -PRODABEL / TELECENTRO -- FUNDAÇÃO GUIMARÃES ROSA = CONVÊNIO – PROFESSORES MÚSICOS E INSTRUMENTOS MUSICAIS; - IGREJA SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS = PARCEIRO = DOAÇÕES DIVERSAS; - PLANTAR – PARCERIA – PÃES, LEITE E MARGARINA, TODOS OS DIAS; - HOSPITAL MADRE TEREZA = PARCERIA – CESTAS BÁSICAS, ATENDIMENTO MÉDICO AOS ATENDIDOS PELA INSTITUIÇÃO, VERDURAS; - SERVAS = PARCERIA – DOAÇÃO DE CARRO, DOAÇÕES DIVERSAS; -FUNDAÇÃO PRADA SP = PARCERIA = DOAÇÕES DIVERSAS EM ESPÉCIE, SEMPRE QUE FOR SOLICITADO; -ODEBRESCHT – PINTURA DA FAIXADA DO PRÉDIO, INSTALAÇÃO DAS JANELAS EM VIDRO E PROJETO PLANETA AZUL. “VENHA FAZER PARTE DESTE QUADRO VOCÊ TAMBÉM, AJUDE-NOS A AJUDAR”.

EQUIPE CRUZ DE MALTA Márcio Ronaldo de Assis – Procurador -MG Beth, Neuzeli, Rosângela

EQUIPE CRUZ DE MALTA Márcio Ronaldo de Assis – Procurador -MG Beth, Neuzeli, Rosângela e Maristela Elizabeth Maria Dani de Assis – Coordenadora Administrativa Neuzeli Miranda de Oliveira – Coordenadora Pedagógica Rosângela Vicentina de Assis – Auxiliar Administrativo Maristela Maria Dani – Coordenadora Terceira Idade Educadores: ANGELA– Orientadora Programa Projovem Adolescente; CLARICE - Educadora Crianças/adolescentes; DULCINÉIA – Educadora Crianças/adolescentes; HELEN – Educadora Coletivo Coca Cola ISABEL - Educadora Crianças/adolescentes; MARCOS: -Orientador Programa Projovem Adolescentes; LÚCIA – Cozinheira Equipe Cozinha, Limpeza e Zelador VANIA – Auxiliar Cozinha ELAINE– Serv. Gerais GERALDO – Zelador SIMONE- Serv. Gerais

RAZÃO SOCIAL: ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA SOCIEDADE CRUZ DE MALTA RUA CACHOEIRA DE MINAS

RAZÃO SOCIAL: ASSOCIAÇÃO CRUZ DE MALTA SOCIEDADE CRUZ DE MALTA RUA CACHOEIRA DE MINAS , Nº 434 BAIRRO MORRO DAS PEDRAS CEP. : 30441 -190 - BELO HORIZONTE - MG FONE/FAX: (31) 3275 -4881 E-mail. : cruzdemalta. mg@hotmail. com Site: www. cruzdemalta. org REPRESENTANTE LEGAL EM MINAS GERAIS: MÁRCIO RONALDO DE ASSIS