Aspectos Naturais do Continente Europeu Acidentes Geogrficos So

  • Slides: 31
Download presentation
Aspectos Naturais do Continente Europeu

Aspectos Naturais do Continente Europeu

Acidentes Geográficos São variações no relevo terrestre, e podem ser divididos em duas categorias:

Acidentes Geográficos São variações no relevo terrestre, e podem ser divididos em duas categorias: Acidentes naturais: Lagos, rios, montanhas, vales, serras, etc. Acidentes artificiais: Casas, cidades, pontes, etc. Os acidentes geográficos geralmente são utilizados como ponto referencial para delimitar fronteiras.

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Península: Porção de terra cercada de água por

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Península: Porção de terra cercada de água por todos os lados, menos por um, que se liga ao continente ou a outra porção de terra maior. Penínsulas Europeias: Escandinava, da Jutlândia, Ibérica, Itálica, Balcânica.

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Ilhas: Qualquer porção de terras emersas cercada de

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Ilhas: Qualquer porção de terras emersas cercada de água por todos os lados e que não tenha dimensões continentais. Ilhas Europeias: Irlanda, Grã Bretanha (Oceano Atlântico) Baleares, Córsega, Sardenha, Sicília e Creta (Mar Mediterrâneo).

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Estreitos: Canal de água que separa duas massas

Principais Acidentes Geográficos do Continente Europeu. Estreitos: Canal de água que separa duas massas de terra. Os estreitos fazem por vezes parte de rotas comerciais importantes e por isso têm relevância estratégica, do ponto de vista econômico e militar. Estreitos Europeus: Gibraltar (Entre Espanha e Marrocos), Bósforo e Dardanelos (Entre a parte Europeia e Asiática da Turquia), Canal da Mancha (Entre Grã Bretanha e França. )

Estrutura Geológica Europeia É constituída basicamente por três grandes grupos: bacias sedimentares, maciços antigos

Estrutura Geológica Europeia É constituída basicamente por três grandes grupos: bacias sedimentares, maciços antigos e dobramentos modernos. Bacias sedimentares: São as grandes áreas de deposição de sedimentos, localizados em baixas altitudes, na maior parte das vezes são representadas pelas planícies.

Estrutura Geológica Europeia Maciços antigos (Escudo cristalino): São formações antigas naturalmente muito erodidas. Apesar

Estrutura Geológica Europeia Maciços antigos (Escudo cristalino): São formações antigas naturalmente muito erodidas. Apesar de serem relevos acidentados, os maciços antigos são mais baixos que os dobramentos modernos. Dobramentos Modernos: São grandes formações montanhosas originadas por choques de placas tectônicas (por isso formam os grandes dobramentos).

Hidrografia Os principais Rios Europeus são: - Rio Volga - Rio Reno - Rio

Hidrografia Os principais Rios Europeus são: - Rio Volga - Rio Reno - Rio Danúbio - Rio Ródano - Rio Sena - Rio Pó

Rio Volga

Rio Volga

Rio Reno

Rio Reno

Rio Danúbio

Rio Danúbio

Rio Ródano

Rio Ródano

Rio Sena

Rio Sena

Rio pó

Rio pó

Principais fatores que influenciam o clima no continente europeu. (caderno e apostila) Latitude Altitude

Principais fatores que influenciam o clima no continente europeu. (caderno e apostila) Latitude Altitude Maritimidade Continentalidade Correntes Marítimas Massas de ar

Principais climas europeus (caderno e apostila) Polar Temperado Oceânico Temperado continental Mediterrâneo Frio de

Principais climas europeus (caderno e apostila) Polar Temperado Oceânico Temperado continental Mediterrâneo Frio de Montanha

A vegetação no continente Europeu.

A vegetação no continente Europeu.

Tundra Extremo norte do continente europeu. Islândia e parte da Noruega, Suécia, Finlândia e

Tundra Extremo norte do continente europeu. Islândia e parte da Noruega, Suécia, Finlândia e Rússia. Esse tipo de vegetação é muito comum nas regiões polares , ela se desenvolve apenas quando ocorre o degelo(curto verão das regiões polares). Exemplos: Musgos, Liquens, gramíneas e pequenos arbustos.

Inverno curto verão

Inverno curto verão

Floresta Boreal (Taiga) Ao sul da Tundra, também na Noruega, Suécia e Finlândia. Conhecida

Floresta Boreal (Taiga) Ao sul da Tundra, também na Noruega, Suécia e Finlândia. Conhecida também como floresta de coníferas, pode ser observada em maior quantidade em partes da Europa cujo o frio predomina a maior parte do tempo. Exemplos: Principalmente pinheiros.

Floresta Temperada Ao sul da taiga, Polônia, Alemanha, Bélgica, Suíça, Romênia, Países baixos e

Floresta Temperada Ao sul da taiga, Polônia, Alemanha, Bélgica, Suíça, Romênia, Países baixos e outros. ( Maior parte do continente Europeu). Vegetação que se desenvolve na Europa nas áreas em que as estações do ano são bem definidas (inverno com muito frio, verão com muito calor, clima temperado). Nestas áreas é possível observar as árvores caducifólios. Nos últimos séculos sofreu bruscas mudanças por conta da exploração das áreas para o desenvolvimento da agricultura e também da urbanização. Exemplos: Carvalhos, pinheiros e outros.

Estepes Se encontra próximo aos Mares Negro e Cáspio (Ucrânia, Moldávia e Geórgia). Esse

Estepes Se encontra próximo aos Mares Negro e Cáspio (Ucrânia, Moldávia e Geórgia). Esse tipos de formação vegetal estão presentes no sudeste do continente europeu, onde dominam as gramíneas e as plantas herbáceas. A região foi intensamente transformada pela atividade agrícola por conter o solo de tchernozion, que tchernozion apresenta alta fertilidade. Exemplos: Gramíneas e herbáceas. (semelhante as pradarias).

Vegetação Mediterrânea Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Bósnia e outros poucos países. Desenvolve-se em regiões

Vegetação Mediterrânea Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Bósnia e outros poucos países. Desenvolve-se em regiões de clima mediterrâneo, mais quente que em outras partes da Europa e com uma longa estação seca. Caracteriza-se pelo predomínio de plantas adaptadas ao clima seco. Exemplos: garrigues e os maquis.