Ascenso do Senhor WWW APARECIDADASAGUAS COM Anunciai o

  • Slides: 19
Download presentation
Ascensão do Senhor WWW. APARECIDADASAGUAS. COM Anunciai o Evangelho! Ano Litúrgico B

Ascensão do Senhor WWW. APARECIDADASAGUAS. COM Anunciai o Evangelho! Ano Litúrgico B

Leituras da Liturgia Eucarística: At 1, 1 -11 Sl 46, 2 -3. 6 -9

Leituras da Liturgia Eucarística: At 1, 1 -11 Sl 46, 2 -3. 6 -9 Ef 1, 17 -23 Mc 16, 15 -20

Evangelho - Mc 16, 15 -20 Jesus se manifestou aos onze discípulos e disse-lhes:

Evangelho - Mc 16, 15 -20 Jesus se manifestou aos onze discípulos e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre doentes, eles ficarão curados!” Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao Céu e sentouse à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam!

Vivenciando. . . Ide! Antes de voltar ao Pai, o Senhor reuniu os discípulos

Vivenciando. . . Ide! Antes de voltar ao Pai, o Senhor reuniu os discípulos e lhes confiou a grande missão de evangelizar o mundo. Eles serão as testemunhas do Senhor na Judeia, na Galileia, na Samaria e por toda a Terra. Cumprida sua missão, o Senhor despede-se de seus amigos, partilha com eles o poder que recebera do Pai e os envia a pregar e a batizar em nome da Trindade Santa. Eles deviam ir sem temer, porque quem lhes dava a missão era Onipotente e dera provas disso, ressuscitando!

Anunciai o Evangelho! Jesus tinha já confiado a São Pedro o governo da Igreja

Anunciai o Evangelho! Jesus tinha já confiado a São Pedro o governo da Igreja (Jo 21, 15). Aqui estende a ordem a todos os apóstolos, confiando-lhes a ordem de ensinar a todos as verdades reveladas por Deus. E Jesus, nessas circunstâncias, não fala só aos apóstolos, que alguns anos depois morreriam, mas fala também aos seus sucessores, à hierarquia da Igreja e aos leigos. Ele dá, a seus discípulos e a seus sucessores o poder de ensinar os mistérios da Fé, administrar os sacramentos, publicar e fazer cumprir os preceitos do Evangelho.

Para que exerçam fielmente e com confiança a missão de anunciar, Jesus promete permanecer

Para que exerçam fielmente e com confiança a missão de anunciar, Jesus promete permanecer com seus discípulos e seus sucessores de maneira invisível, mas real e eficaz, até o fim dos tempos. É assim que surge a Igreja com seu magistério Vivo, Perpétuo e Infalível. A presença de Jesus foi e será sempre o apoio àqueles que assumirem a missão de levar a mensagem do Evangelho, a tarefa de serem seus discípulos missionários. Contando com o auxílio de Jesus, a Igreja realiza "até o fim do mundo" a missão que lhe foi confiada.

Quem crer e for batizado será salvo! Pelo sacramento do Batismo, nós nos tornamos

Quem crer e for batizado será salvo! Pelo sacramento do Batismo, nós nos tornamos membros da Igreja e participamos dos méritos alcançados por Jesus. O Batismo é o sacramento que nos torna cristãos, isto é, discípulos de Jesus, Filho de Deus! Batizar em nome de alguém quer dizer consagrar-lhe, submeter à sua obediência e autoridade. Aqui Jesus lembra claramente o mistério da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo. Jesus recorda a unidade da natureza divina. Batizar em nome da Santíssima Trindade significa que somos unidos espiritual e corporalmente a Jesus. Como Jesus está em união íntima e perfeita com o Pai e o Espírito Santo, pelo Batismo somos consagrados à Santíssima Trindade: vivemos sob a autoridade e o poder de Deus e participamos de sua graça!

Jesus manda que os Apóstolos ensinem a todos não só a crerem no que

Jesus manda que os Apóstolos ensinem a todos não só a crerem no que Ele revelou, mas a guardarem os preceitos que nos deixou. Não se trata de um ensinamento teórico, mas uma verdadeira norma de vida. Importa não só acreditar, mas consiste em observar tudo o que é necessário para se viver conforme Fé! Jesus ensinou que a Fé verdadeira, que se afirma pelas obras, é necessária para a salvação. Deus quer que todos se salvem e a todos oferece os meios.

E realizarão prodígios Jesus anima os discípulos a pregarem ao mundo o Evangelho, confirmando

E realizarão prodígios Jesus anima os discípulos a pregarem ao mundo o Evangelho, confirmando que, segundo prometeu, em seu nome farão milagres. Serão defendidos não só contra os perigos que possam vir de animais nocivos, mas dos ataques e ciladas que lhes armarem seus inimigos. Milagres sempre haverá na Igreja! Entretanto, nos primeiros tempos, eram mais frequentes do que hoje, por motivos muito especiais: a necessidade de propagação mais rápida da Fé e de contrariar as magias em voga entre os pagãos. Poderes extraordinários eram quase indispensáveis aos primeiros pregadores do Evangelho!

Jesus foi levado ao Céu! Quando rezamos o “Credo”, dizemos que Jesus “. .

Jesus foi levado ao Céu! Quando rezamos o “Credo”, dizemos que Jesus “. . . subiu aos Céus”. Cremos que Jesus Cristo, 40 dias depois de sua Ressurreição, por própria virtude, elevou-se ao Céu em corpo e alma. Este versículo 19, do Evangelho narrado por S. Marcos, descreve a Ascensão em breves palavras: “Deu-se no monte das Oliveiras” (At 1, 12). Aqui, e no livro dos Atos dos Apóstolos (1, 9), emprega-se a forma passiva do verbo (foi levado) para indicar a virtude de Deus Pai que elevou o Homem em Cristo. Em outras passagens, encontramos a forma ativa (elevou-se, subiu), assinalando que Cristo se elevou por cima da Terra por própria força, já

Cristo à direita do Pai! O evangelista registra que Jesus “sentou-se à direita de

Cristo à direita do Pai! O evangelista registra que Jesus “sentou-se à direita de Deus!” A expressão vem dos costumes das cortes reais, onde os filhos do rei ou os primeiros ministros estão sempre ao lado do trono real e permanecem de pé, ao passo que os outros se acham prostrados com o rosto por terra. O lado direito é lugar imediato depois do soberano! Estar sentado é maior honra ainda, reservada exclusivamente aos parentes mais próximos do rei. A Bíblia traz muitas alusões a este respeito. Os Anjos “estão de pé” diante de Deus (Lc 1, 19). A mãe de Salomão senta-se à direita de seu filho rei (3 Reis 2, 19). Honra semelhante é prometida aos apóstolos (Mt 19, 28) e eles mesmos pedem esta distinção (Mt 20, 21). Cristo sentou-se à direita do Pai! Quer dizer que Ele é Deus, está em lugar de honra, é figura importante, é o Filho de Deus, é o próprio Deus, a segunda pessoa da Santíssima

Os discípulos pregaram por toda parte! Subindo aos Céus, Jesus transmite seus poderes aos

Os discípulos pregaram por toda parte! Subindo aos Céus, Jesus transmite seus poderes aos Apóstolos e confia-lhes sua missão. Por sua própria natureza, a Igreja de Cristo é missionária. Ser cristão é participar desta missão! Não se pode admitir um cristão indiferente, apático, tranquilo, acomodado! A grandeza da tarefa de levar a mensagem a todos exige nossa participação!

O Evangelho foi proclamado na Terra! O evangelista termina sua narração dizendo que os

O Evangelho foi proclamado na Terra! O evangelista termina sua narração dizendo que os apóstolos, obedecendo a Jesus, pregaram o Evangelho a todos os povos. Em tudo foram assistidos pelo Divino Mestre e sustentados por um poder sobrenatural. Assim, triunfaram das perseguições e levaram muitos povos a adorar o humilde Jesus de Nazaré que os judeus crucificaram no Calvário. E o Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio de sinais!

Missão do apóstolo de Cristo! O apóstolo do Senhor é portador da mensagem de

Missão do apóstolo de Cristo! O apóstolo do Senhor é portador da mensagem de libertação para todos. Sua missão é servir! Sua pátria não se limita a um lugar apenas! Sua mensagem é o anúncio da Palavra do Senhor, Palavra de Conversão, de Amor, de Perdão! A mensagem de Amor é a realidade de Deus que é nosso Pai. Somos todos irmãos e temos de levar uma vida digna de filhos de Deus. O Senhor nos libertou do pecado, nos libertou da morte, nos tornou participantes de sua gloriosa Ressurreição!

Lições da Ascensão de Jesus! A Igreja Católica destina-se a todos, que foram conquistados

Lições da Ascensão de Jesus! A Igreja Católica destina-se a todos, que foram conquistados pelo sangue de Cristo derramado na Cruz! Jesus confere aos apóstolos o tríplice poder, do qual farão uso: Poder de ensinar: a Doutrina é a base e o fundamento das obras e nela se fundamentam os sacramentos e os mandamentos! A Igreja é a Mestra da Verdade na ordem religiosa. E nada poderá impedi-La de transmitir as verdades da Fé. Poder de santificar: Cristo instituiu os sacramentos para, por meio deles, conferirnos sua Graça. Os sacramentos são sinais sensíveis que dão a Graça e nos santificam. Poder de governar: a Igreja é uma sociedade organizada. São necessárias normas que regulem as ações dos fiéis em ordem à consecução de seu fim

Jesus está presente na Igreja: Com sua assistência, para que não erre em coisas

Jesus está presente na Igreja: Com sua assistência, para que não erre em coisas de Fé e costume; Com sua proteção para que possa vencer e se sobrepor aos poderes da Terra; Com sua presença real no Santíssimo Sacramento, para ser alimento espiritual, fortaleza e para derramar sobre todos a abundância de seus dons e suas graças! Esta presença de Jesus na Igreja é que explica sua sobrevivência ao longo dos séculos, enquanto foram caindo os impérios mais fortes e os reinos mais gloriosos!

Jesus subiu aos Céus! O fim de nossa vida é o Céu! Não nos

Jesus subiu aos Céus! O fim de nossa vida é o Céu! Não nos esqueçamos, porém, que o caminho da Ascensão é o Calvário! Se queremos acompanhar Cristo em sua Ascensão, é necessário que o acompanhemos também: em seus sofrimentos, em sua paixão e em sua morte. A Glória virá depois! A vida do discípulo missionário deve se ajustar em tudo à vida de Cristo: trabalhar com Ele, sofrer com Ele, com Ele morrer e ressuscitar, para com Ele subir aos Céus e reinar eternamente!

Testemunhando. . . - É altamente compensador anunciar o Evangelho. Por quê? - Os

Testemunhando. . . - É altamente compensador anunciar o Evangelho. Por quê? - Os anunciadores do Evangelho encontram sempre muito apoio? - Que lugar ocupam as Missões em minha vida? - Se eu fosse falar de alguém que tem uma nobre Missão, de quem falaria? - Faço uso de algum meio moderno de anunciar o Evangelho? Se não tenho condição, tenho como ajudar os que se dedicam a tais meios?

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Vídeo: Altiva

CRÉDITOS Coordenação geral e texto: P. José Geraldo Rodrigues Formatação: Ana Almada Vídeo: Altiva Helena Música: Gloria – Gregoriano Ilustrações: da Internet www. aparecidadasaguas. com vivencias@aparecidadasaguas. com © Direitos reservados ©