As Estrelas No Universo existem milhes e milhes

  • Slides: 27
Download presentation
As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e

As Estrelas No Universo existem milhões e milhões de estrelas, com diferentes brilhos e tamanhos. Eis alguns exemplos: Sol Betelgeuse Alnilam (Fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble) (Estrela da constelação Orion)

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias No Universo, as estrelas encontram-se

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias No Universo, as estrelas encontram-se organizadas em Galáxias. Uma galáxia é um enorme agrupamento de estrelas – cerca de milhares de milhões de estrelas -, gases e poeiras. As galáxias podem ter diferentes tamanhos e formas. Quanto à forma podem ser espirais, elípticas, irregulares, entre outras. Galáxia Espiral M 51 Galáxia Elíptica NGC 1316 Galáxia Irregular NGC 1705 (Fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble)

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias Ver no livro página 14

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias Ver no livro página 14 As Galáxias também se encontram organizadas em Enxames de Galáxias e os Enxames de Galáxias estão organizados em Superenxames de Galáxias. Estrelas Ordem cresecnte de tamanho Galáxias Enxames Superenxames Universo

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias A Via Láctea. Ver no

As Estrelas - Organização das Estrelas - As Galáxias A Via Láctea. Ver no livro página 15 A Via Láctea é o nome da Galáxia a que pertence o Sistema Solar. Esta galáxia tem forma espiral e é constituída por cerca de cem milhões de estrelas, gases e poeiras. A Via Láctea pertence ao enxame de galáxias chamado Grupo Local que, por sua vez pertence ao Superenxame Local.

As Estrelas - A Vida das Estrelas Mas de que são feitas as estrelas?

As Estrelas - A Vida das Estrelas Mas de que são feitas as estrelas? As estrelas são constituídas principalmente por um gás muito leve chamado Hidrogénio. O Hidrogénio é o “combustível” das estrelas. Nestas ocorre uma reacção nuclear na qual o hidrogénio é transformado noutro gás, o hélio, libertando-se muita energia. Hidrogénio Reacção Nuclear Hélio + Energia A energia produzida no núcleo das estrelas chega até à superfície e é irradiada para o espaço – por isso as estrelas brilham.

As Estrelas - A Vida das Estrelas Ver no livro página 19 Por que

As Estrelas - A Vida das Estrelas Ver no livro página 19 Por que razão as estrelas podem apresentar diferente brilho? O brilho de uma estrela depende do seu tamanho. Assim: Menor tamanho Maior tamanho Menor temperatura Maior temperatura Menor brilho Maior brilho Cor Laranja ou Avermelhada Cor Mais Azulada

As Estrelas - O Nascimento das Estrelas Como nasce uma estrela? As estrelas nascem

As Estrelas - O Nascimento das Estrelas Como nasce uma estrela? As estrelas nascem nas nebulosas difusas, a partir de grandes quantidades de hidrogénio e poeiras. Nebulosa Cabeça de Cavalo Nebulosa Olho de Gato (Fotografia tirada pelo telescópio espacial Hubble) As nebulosas difusas são consideradas o berço das estrelas. Nebulosa M 17

As Estrelas - O Nascimento das Estrelas Ver no livro página 18 Processo de

As Estrelas - O Nascimento das Estrelas Ver no livro página 18 Processo de Formação de uma Estrela: O nascimento ocorre quando uma nuvem escura de hidrogénio e poeiras começa a contrair-se, tornando-se cada vez mais quente e originando reacções nucleares que libertam muita energia. Forma-se assim uma densa bola rodopiante, da qual nasce uma estrela. A matéria do disco que envolve esta bola pode condensar-se, originando planetas, tal como aconteceu em volta do Sol, ou pode espalhar-se pelo espaço.

As Estrelas - Morte de uma Estrela O que será que acontece a uma

As Estrelas - Morte de uma Estrela O que será que acontece a uma estrela quando acaba o seu combustível, o Hidrogénio? Quando se acaba o combustível de uma estrela, então esta fica instável e começa a morrer. As estrelas de menor tamanho têm um maior tempo de vida estável, pois consomem menos combustível. As estrelas de maior tamanho têm um menor tempo de vida estável, pois consomem mais combustível. Menor tamanho Maior tempo de vida estável Menor tempo de vida estável O processo de morte de uma estrela varia consoante o tamanho da estrela.

As Estrelas - Morte de uma Estrela Morte de uma estrela de pequenas dimensões

As Estrelas - Morte de uma Estrela Morte de uma estrela de pequenas dimensões (como o nosso Sol)

As Estrelas - Morte de uma Estrela Ver no livro página 20/21 Morte de

As Estrelas - Morte de uma Estrela Ver no livro página 20/21 Morte de uma estrela de grandes dimensões (muito maiores que o nosso Sol)

As Estrelas Copiar para o caderno: Organização das Estrelas – As Galáxias – Página

As Estrelas Copiar para o caderno: Organização das Estrelas – As Galáxias – Página 14 do livro A Via Láctea – Página 15 do livro A Vida das Estrelas – Página 19 do livro O nascimento das estrelas – Página 18 do livro A Morte das Estrelas – Página 20 do livro

Enxame de Galáxias

Enxame de Galáxias

Superenxame de Galáxias

Superenxame de Galáxias

A Via Láctea Vista do exterior e de perfil Observada de cima Observada a

A Via Láctea Vista do exterior e de perfil Observada de cima Observada a partir da Terra

Gigante Vermelha

Gigante Vermelha

Nebulosa Planetária

Nebulosa Planetária

Estrela de Grandes Dimensões

Estrela de Grandes Dimensões

Supergigante

Supergigante

Supernova (Explosão da Estrela)

Supernova (Explosão da Estrela)

Supernova (Explosão da Estrela)

Supernova (Explosão da Estrela)

Supernova (Explosão da Estrela)

Supernova (Explosão da Estrela)

Pulsar ou Estrela de Neutrões

Pulsar ou Estrela de Neutrões

Buraco Negro

Buraco Negro

Buraco Negro

Buraco Negro

Buraco Negro

Buraco Negro

Localização da Via Láctea e do Sistema Solar

Localização da Via Láctea e do Sistema Solar